Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O imaginário europeu no início das navegações
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas brancas, cartolinas, canetas hidrográficas, lápis de cor, lápis preto, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor), atividades impressas.
Material complementar:
Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gT6YhdwSvDrrypnQWQBMPp5S8U9bSt64dr8kPTZDsKkp8NgewVwYCwZF3evF/his7-06und01-contextualizacao.pdf
Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/97TC8k2BnrJswRaVcrAv52GbFPGF4YaWQeUGhvNwVQqtxJbQ49TZCn2HyyKx/his7-06und01-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Aqui estão duas sugestões de reportagens para que possa se inteirar melhor do assunto e facilitar a dinâmica da aula.
A história dos mapas e sua função social - https://novaescola.org.br/conteudo/347/a-historia-dos-mapas-e-sua-funcao-social. Acesso em: 16/3/2019.
Colombo acreditava que encontraria monstros pelo Novo Mundo - https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2018/10/colombo-acreditava-que-encontraria-monstros-pelo-novo-mundo.html.
Acesso em: 16/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Leve para os alunos o conceito de “Imaginário”.
Segundo o “Dicio”, imaginário é aquilo “que só existe na imaginação; quimérico: um bem imaginário”. Disponível em: https://www.dicio.com.br/imaginario/. Acesso em: 16/3/2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO