Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O imaginário europeu no início das navegações
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas brancas, cartolinas, canetas hidrográficas, lápis de cor, lápis preto, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor), atividades impressas.
Material complementar:
Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gT6YhdwSvDrrypnQWQBMPp5S8U9bSt64dr8kPTZDsKkp8NgewVwYCwZF3evF/his7-06und01-contextualizacao.pdf
Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/97TC8k2BnrJswRaVcrAv52GbFPGF4YaWQeUGhvNwVQqtxJbQ49TZCn2HyyKx/his7-06und01-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Aqui estão duas sugestões de reportagens para que possa se inteirar melhor do assunto e facilitar a dinâmica da aula.
A história dos mapas e sua função social - https://novaescola.org.br/conteudo/347/a-historia-dos-mapas-e-sua-funcao-social. Acesso em: 16/3/2019.
Colombo acreditava que encontraria monstros pelo Novo Mundo - https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2018/10/colombo-acreditava-que-encontraria-monstros-pelo-novo-mundo.html.
Acesso em: 16/3/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Leve para os alunos o conceito de “Imaginário”.
Segundo o “Dicio”, imaginário é aquilo “que só existe na imaginação; quimérico: um bem imaginário”. Disponível em: https://www.dicio.com.br/imaginario/. Acesso em: 16/3/2019.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Você deve dividir a sala em grupos de quatro pessoas (dependendo do número de alunos de sua classe você pode aumentar ou diminuir o número de integrantes, atentando-se para que os grupos não fiquem muito grandes e sejam heterogêneos. Estes grupos permanecerão até o fim da aula). Com a sala em grupos, exiba o meme (caso sua escola não conte com equipamento multimídia, imprima a imagem) para os alunos e, para incentivar o protagonismo dos alunos, você não deve dar respostas que tragam as respostas claramente.
Pergunte aos grupos sobre o que a imagem está tratando. Peça para que os grupos discutam a imagem e anotem sua resposta para que, ao fim dessa etapa, possam compartilhar com a turma.
É esperado que os alunos respondam e discutam a respeito da esfericidade da Terra.
Algumas sugestões de perguntas que você pode fazer para incentivar o debate:
- A imagem faz referência ao “1º Campeonato de surf na Terra plana”, qual a relação disso com a expansão marítima?
- Como o homem comprovou a esfericidade da Terra?
- Os navegantes do século XIV e XV acreditavam que a Terra era plana?
Para finalizar, peça para que cada grupo comente o que foi discutido e faça um apanhado de todas as respostas.
Caso precise imprimir a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gT6YhdwSvDrrypnQWQBMPp5S8U9bSt64dr8kPTZDsKkp8NgewVwYCwZF3evF/his7-06und01-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Terra plana? Ajude os alunos a diferenciar o que é FAKE e o que é VERDADE - https://novaescola.org.br/conteudo/14923/terra-plana-ajude-os-alunos-a-diferenciar-o-que-e-fake-e-o-que-e-verdade. Acesso em: 16/3/2019.
Como explicar que a Terra é redonda? - https://novaescola.org.br/conteudo/10265/como-explicar-que-a-terra-e-redonda. Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Nesta etapa, ainda com os grupos divididos, você deverá entregar os materiais para discussão e exercícios para os grupos. A atividade 1 é baseada na cartografia, por meio da análise de três mapas, os alunos deverão responder as perguntas. Os dois primeiros mapas apresentam o mundo conhecido na época medieval (África, Ásia e Europa), ambos têm uma visão Cristocêntrica, com Jerusalém no meio do mapa, e aparece ainda a América em um canto, recém-“descoberta”. Atente-se para os monstros marinhos no oceano, dando a ideia dos perigos do mar.
Ambos os mapas seguem a característica “T” e “O”, onde é representada apenas a parte habitada conhecida naquela época; o “T” representa o Mediterrâneo, dividindo os continentes e o “O” seria um oceano que circunda todos eles, possuindo claras influências católicas.
O terceiro mapa é atual, com a divisão política do mundo.
A análise dos mapas auxilia os alunos a compreender as mudanças ocorridas na forma de se pensar e observar o globo terrestre e, também, no modo de pensar de sociedades anteriores às nossas.
Já a atividade 2 discute, por meio de ilustrações de seres imaginários, alguns mitos que os europeus acreditavam que poderiam encontrar em outras terras, ainda desconhecidas, fora da Europa. É importante salientar a ideia de uma superioridade europeia, visto que acreditavam que tudo que era diferente seria inferior. Traz também um fragmento da obra A vida de Galileu, de Bertolt Brecht
Link para a Atividade 1 - Mapas - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JquCPAFEQrdtKMBrQFT8PQ9Xy9VQ3Fsk76agUy33f5UZE6C3xdvRNPURaJKJ/his7-06und01-atividade-1.pdf
Link para a Atividade 2 - Os habitantes do além-mar - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZ9cRfeSnYVvhEec9pXUX4ExHQbDkm5ARrHHcdFjhndx8vyKm5eCAdTsU7cZ/his7-06und01-atividade-2.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações: Como forma de Sistematização, você deve pedir para que os grupos criem seus próprios mapas, mas devem inserir neles elementos do nosso imaginário atual. Peça para que os alunos listem lendas, “monstros” da nossa sociedade. Podem ser regionais, nacionais, mundiais (por exemplo, monstro do lago Ness, bicho papão, curupira, cobra gigante etc.).
Ao fim do desenho você deve pedir para que os grupos mostrem o desenho aos outros colegas e expliquem o que fizeram.
Como adequar à sua realidade: Você pode alterar o tipo de mapas que os alunos farão. Eles podem fazer um mapa-múndi, o mapa da cidade, o percurso da casa até a escola, o mapa da própria casa, do bairro etc. Enfim, a atividade pode ser alterada para um melhor aproveitamento da aula.
Forneça os materiais para os alunos, como folhas, cartolinas, canetas hidrográficas, lápis de cor etc. Se sua escola não contar com estes recursos,
peça para que os alunos façam os desenhos no próprio caderno utilizando de lápis preto e canetas de cores tradicionais (preto, vermelho e azul).
Para você saber mais:
Elaboração de mapas na escola - https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/elaboracao-mapas-na-escola.htm. Acesso em: 16/3/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Paintbrush, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é discutir o imaginário europeu durante a expansão marítima.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você pode trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize o meme sobre o “1o campeonato de surf da Terra Plana”. Os alunos devem refletir:
- O que está acontecendo na imagem?
- Você sabe quem defendia a teoria de que a Terra é plana?
- Qual é teoria mais comprovada pela ciência hoje em dia: Terra plana ou esférica?
Para promover a interação entre a turma, uma opção é organizar uma enquete virtual sobre as percepções atuais da ciência quanto ao formato da Terra. Veja como fazê-la utilizando o Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).
Problematização
Disponibilize aos alunos o documento “Atividades 1 - Mapas”. Explique que eles devem fazer a análise considerando como era o pensamento europeu no contexto próximo do preríodo que chegaram à América. Os alunos devem responder as questões no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula.
Disponibilize a “Atividade 2 - Os habitantes do além-mar”. Para fazer a análise, eles devem considerar que representam a mesma visão que os europeus tinham de povos e seres que viviam em outras terras e mares. Com base nisso, os estudantes devem responder as questões e registrá-las.
Para que conheçam mais sobre o tema, indique que acessem: “8 mapas medievais e renascentistas recheados de monstros marinhos”. Hypescience, 11/09/2013. Disponível aqui.
Incentive-os a compartilhar as percepções com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp, participação em videoconferência ou em enquetes, como:
- Como os europeus imaginavam os povos e regiões diferentes deles? Como nos sentimos diante do desconhecido ou diferente?
Sistematização
Oriente os alunos a produzirem os mapas que representem os próprios imaginários. Para isso, sugira que usem referências de lugares que conhecem e apontem outros que já ouviram falar, inserindo legendas com explicações de como imaginam que sejam. Dê opções de como produzi-los:
- Desenho manual ou digital (pode ser feito com o Paintbrush - veja como usá-lo aqui).
- Colagens sobre mapas já existentes, feitos manual ou digitalmente. Para isso, é possível usar o design Mapa do Padlet (veja aqui como usá-lo aqui).
Incentive o compartilhamento entre os colegas, para que analisem se também possuem visões em comum ou percepções diferentes sobre algum lugar. Poderão acrescentar ou modificar as informações do mapa, conforme novas informações e percepções são obtidas. Para promover essa interação entre os alunos, é interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo aqui), para que eles postem os trabalhos e comentem os demais.
Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre o imaginário dos europeus no contexto das expansões marítimas, indique a leitura da matéria: Colombo acreditava que encontraria monstros pelo Novo Mundo”. Galileu, 08/10/2018. Disponível aqui. Também é interessante que conheçam os mapas produzidos pelos alunos, conhecendo e dialogando a respeito das percepções de mundo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo.
Objeto(s) de conhecimento: As descobertas científicas e a expansão marítima.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI06 Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
Palavras-chave: Imaginário europeu, expansão marítima, cartografia, eurocentrismo.