Contextualização - Brasão
Plano de Aula
Plano de aula: Portugal dominando os mares: a chegada à Índia
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas brancas para os alunos usarem na Sistematização, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor), atividades impressas.
Material complementar:
Contextualização Brasão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rpcgfGDqRHWhg5eEnKTpEUcVZHag74AVMHh7Py9e9Cp9ChYGvMmtybGK4wyb/his7-06und03-contextualizacao-brasao.pdf
Contextualização Hino - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/avqXm4DmXdtCnBnV3hDW2X3AxKdrnwMCfj4W3MWjABD9snnrMnq7t9aTFGBa/his7-06und03-contextualizacao-hino.pdf
Problematização - Atividade “Partida Vasco da Gama” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MyHSraaQ7DmTFyY7zBpMctjFw4kKuj7JE5aDFNuQweWaevkAZRAfh6ZeM9MX/his7-06und03-partida-de-vasco-da-gama.pdf
Problematização - Atividade “Melinde - Navegador de nação” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SaBemVxV8HnpdUJaF7q7tpUtw2WP5QTsDvJDnxvnqQXAsbnce9nv5EB7AKk2/his7-06und03-melinde-navegador-de-nacao.pdf
Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mCeFgmMR9GxR4j29ZJxQqwQwvj4Ey5PJgxejxsKvv3M5YyDcq8bE93thZDVs/his7-06und03-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Aqui estão duas sugestões de reportagens e um livro sobre Vasco da Gama e sua expedição para que possa se inteirar melhor do assunto e facilitar a dinâmica da aula.
https://www.dw.com/pt-br/1498-vasco-da-gama-chegava-a-calecute/a-319550. Acesso em: 8/4/2019.
https://operamundi.uol.com.br/noticia/4146/hoje-na-historia-1498-vasco-de-gama-chega-a-india. Acesso em: 8/4/2019.
FONSECA, Luís Adão da. Vasco da Gama: o homem, a viagem, a época. 1997. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/20463/2/VascodaGamaadaodafonseca000085774.pdf. Acesso em: 8/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para esta aula será necessário que você divida a turma em trios. Deste modo os alunos poderão se ajudar durante as atividades (atente para que os trios sejam heterogêneos, assim você auxilia que os alunos se engajem nas atividades).
Para abrir a discussão da aula e realizar uma Contextualização você deve trabalhar com os símbolos do time de futebol Vasco da Gama. Por ser um clube muito popular, certamente alguns alunos reconheceram o brasão e o trecho do hino do clube.
Para iniciar esta etapa, pergunte para a turma se conhecem algum navegante europeu que conseguiu realizar algum feito histórico durante a expansão marítima. Indague se conhecem alguma cidade, avenida, escola etc. que leva o nome de algum navegante.
É esperado que os alunos citem Pedro Álvares Cabral como sendo o navegador que chegou ao Brasil e, também, que tenham dificuldade em lembrar de outros nomes.
Leia a estrofe do hino do clube Vasco da Gama e pergunte se os alunos reconhecem aquele trecho. Peça para que completem a lacuna com o nome do navegador.
Após lerem o trecho do hino (ou se sentirem dificuldade em descobrir o nome Vasco da Gama), mostre o brasão do clube. É esperado que, neste momento, os alunos que não conseguiram fazer a associação, faça-a.
Mostre a eles que, no brasão do clube, há a presença de uma caravela e pergunte se eles já tinham reparado neste detalhe e se imaginam o motivo disso.
Para finalizar esta etapa, diga para a turma quem foi Vasco da Gama: o primeiro navegador que conseguiu completar a rota entre a Europa até a Índia, na Idade Moderna.
Contexto
Orientações: Para abrir a discussão da aula e realizar uma Contextualização você deve trabalhar com os símbolos do time de futebol Vasco da Gama. Por ser um clube muito popular, certamente alguns alunos reconheceram o brasão e o trecho do hino do clube. Para iniciar esta etapa, pergunte para a turma se conhecem algum navegante europeu que conseguiu realizar algum feito histórico durante a expansão marítima. Indague se conhecem alguma cidade, avenida, escola etc., que leva o nome de algum navegante.
É esperado que os alunos citem Pedro Álvares Cabral como sendo o navegador que chegou ao Brasil e, também, que tenham dificuldade em lembrar de outros nomes.
Leia a estrofe do hino do clube Vasco da Gama e pergunte se os alunos reconhecem aquele trecho. Peça para que completem a lacuna com o nome do navegador.
Após lerem o trecho do hino (ou se sentirem dificuldade em descobrir o nome Vasco da Gama), mostre o brasão do clube. É esperado que, neste momento, os alunos que não conseguiram fazer a associação, faça-a.
Mostre a eles que, no brasão do clube, há a presença de uma caravela e pergunte se eles já tinham reparado neste detalhe e se imaginam o motivo disso.
Para finalizar esta etapa, diga para a turma quem foi Vasco da Gama: o primeiro navegador que conseguiu completar a rota entre a Europa até a Índia, na Idade Moderna.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa, ainda com a turma em trios, você deverá entregar os materiais para discussão. Esta etapa é dividida na análise de duas fichas pelos grupos. A sequência didática da atividade tem como objetivo apresentar aos trios alguns detalhes da viagem de Vasco da Gama até as Índias.
A primeira atividade é a análise da primeira ficha que se intitula Melinde - Navegador de nação. O documento, traz o relato realizado sobre a viagem de Vasco da Gama, o primeiro navegador que conseguiu contornar o sul da África e chegar à Índia. A atividade mostra a chegada da expedição a Melinde, na África, onde um nativo começou a acompanhar Vasco da Gama na rota. É interessante destacar com os alunos o conhecimento que o “mouro” tinha de tecnologias náuticas. Como é mostrado no documento, já era de seu conhecimento o astrolábio, e ele mostrou a Vasco da Gama um mapa da costa indiana com detalhes.
A segunda ficha, intitulada Partida Vasco da Gama, traz detalhes da partida de Lisboa e dá aos alunos a dimensão do evento. Nesta atividade serão trabalhadas questões sobre a rota da expedição. Discuta com os alunos a respeito da população presente na partida e da forte participação da Igreja
no processo.
Atividade “Partida Vasco da Gama” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MyHSraaQ7DmTFyY7zBpMctjFw4kKuj7JE5aDFNuQweWaevkAZRAfh6ZeM9MX/his7-06und03-partida-de-vasco-da-gama.pdf
Atividade “Melinde - Navegador de nação” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SaBemVxV8HnpdUJaF7q7tpUtw2WP5QTsDvJDnxvnqQXAsbnce9nv5EB7AKk2/his7-06und03-melinde-navegador-de-nacao.pdf
Peça para que leiam as atividades em seus trios (se achar conveniente, faça uma leitura comum) e discutam a temática dos textos e os principais pontos. Durante a atividade passe nos trios observando como estão construindo as respostas e se mostre aberto para sanar dúvidas, incentive-os a encontrar as respostas no próprio texto, consultando outros trios ou com o auxílio do livro didático, por exemplo. É importante trabalhar o protagonismo dos alunos durante a atividade.
Reserve 10 minutos para realizar a correção da atividade com os alunos, sempre orientando a participação de todos os grupos
Como adequar à sua realidade: Você pode sugerir aos alunos que consultem o livro didático, ou outro material, para realizar as atividades. Principalmente a atividade 1, que terão que traçar a rota da expedição de Vasco da Gama.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Como forma de sistematizar esta aula, você deve entregar esta fonte que diz sobre Vasco da Gama e mais dois capitães da expedição. Peça para que algum aluno leia para a turma. Você deverá pedir para que os alunos criem uma pequena história, com diálogos, entre os três capitães (Vasco e Paulo da Gama e Nicolau Coelho). Nestes diálogos eles deverão inserir elementos que foram trabalhados na aula, incentive-os a consultar as fontes disponíveis nas atividades (sobre a partida de Lisboa e a passagem por Melinde). Os alunos deverão usar a criatividade e criar estes diálogos.
Deixe reservado 7 minutos para mostrar alguns trabalhos para a turma, os trios que se sentirem à vontade para apresentar suas histórias deverão fazer isso neste momento.
Como adequar à sua realidade: Você pode deixar como opção aos alunos que encenem um diálogo entre os três navegadores. Nesta etapa, você pode juntar dois trios para que façam a Sistematização juntos.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Youtube.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar a expedição de Vasco da Gama como importante marco no processo expansionista português moderno.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você pode trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize o brasão do time de futebol Vasco da Gama e o trecho do hino “Vamos todos cantar de coração. A cruz de malta é o teu pendão! Tu tens o nome do heróico português(...)”. Os alunos devem analisá-los e refletir:
- O que há desenhado no brasão do time Vasco da Gama?
- Com base no hino e no desenho do brasão, quem foi Vasco da Gama?
Problematização
Esta etapa propõe dois momentos de análises de documentos. Planeje a disponibilização deles e o prazo para a realização e devolutivas. os alunos devem responder as questões no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula. Oriente-os a observar os pontos centrais nos textos:
- Texto “Melinde - Navegador de nação”: quais os conhecimentos e tecnologias necessários para as navegações de Vasco da Gama? Quem os detinha?
- Texto “Partida Vasco da Gama”: como foi a ação de religiosos e da população diante do embarque de Vasco da Gama? Qual foi o local de partida? Onde pararam? Até onde ele chegou naquela expedição?
Para que conheçam em mais detalhes sobre a rota de Vasco da Gama até a Índia, recomende que assistam: Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. CCM, 20/05/2020. Disponível aqui.
Incentive-os a compartilhar as percepções com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp, participação em videoconferência ou em enquetes, por exemplo:
- Quais tecnologias foram mais importantes para as navegações de Vasco da Gama?
- Quais lugares de passagem da expedição de Vasco da Gama?
Sistematização
Disponibilize o texto do documento “Sistematização”, que trata sobre Vasco da Gama e outros dois capitães da expedição. Desafie os alunos a um jogo de interpretação: oriente-os a se inspirar no texto e nos estudos realizados durante a aula, para realizar diálogos entre os três capitães. Para isso, poderão utilizar o Whatsapp, para realizar a troca de mensagens (textuais), sendo cada aluno o intérprete de um dos capitães. Separe a turma em grupos de 3 alunos. Peça para que tirem Print das conversas e compartilhem com você e os colegas.
Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre a rota de Vasco da Gama até a Índia, recomende que visitem o site do Museu da Marinha de Portugal. Disponível aqui.
É interessante que assistam, especialmente, ao seguinte vídeo, produzido pela instituição: “Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia”. Comissão Cultural da Marinha, 20/05/2020. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo.
Objeto(s) de conhecimento: As descobertas científicas e a expansão marítima.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI06 Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
Palavras-chave: Expansão marítima, Vasco da Gama, especiarias, expansionismo, tecnologia marítima.