Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Portugal em alto-mar
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas brancas, cartolinas, canetas hidrográficas, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor), atividades impressas.
Material complementar:
Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wpp8CEFDqJXCEvFCVkpey5wzFRZXbAabMEEy8SjKKNNrnMavVmvqCac6ptfu/his7-06und02-contextualizacao.pdf
Atividade “Busca pelas especiarias” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ARAphqCarqN3YZnUts8qjN8E8Ax7pd7mXRGdwBvCjeZHUFKTNbJUM4CUJP54/his7-06und02-atividade-busca-pelas-especiarias.pdf
Atividade “Tecnologia” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k9vq3ekHwHWAk7fq3ufrrafPstRYpCx5EhYHaBPVJb8n8t8Y8rpFbdma6A9n/his7-06und02-atividade-tecnologia.pdf
Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6VqVVUq6mTdgq3sTeRJtwUdMtpawzkMpgdtKXCnxdNYJ77mtA6w7EhPNmqrs/his7-06und01-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Sugestão de vídeo:
Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança: http://ensina.rtp.pt/artigo/bartolomeu-dias/. Acesso em: 28/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Nesta aula você deve dividir a sala em trios, deste modo os alunos poderão se ajudar nas atividades propostas. Neste primeiro momento, você deve ler a matéria de autoria de Ana Paula Pedrosa, publicada no jornal O Tempo em 24/5/2018 com o título “Vida na roça ficou mais fácil com a chegada da tecnologia”. Após realizar a leitura com os alunos, você deve pedir para que cada trio discuta as seguintes questões:
1 - O que é tecnologia?
É esperado que os alunos associem tecnologia a invenções, modernidades, como celulares, computadores, maquinários etc.
2 - Quais motivos tornam a vida na roça mais fácil com a tecnologia? Em qual aspecto ela ajuda?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos discutam a respeito da facilidade de comunicação (auxiliando no contato com familiares e amigos e no próprio mercado), o trabalho pode ficar mais leve com o acesso ao maquinário agrícola, conforto etc.
Após feito isso, peça para alguns grupos socializarem as discussões e as respostas. Diga aos alunos que as tecnologias podem auxiliar na forma de realizar comércio, tornando-se uma aliada. Retome ao objetivo da aula, fale que nos exercícios que serão propostos eles poderão observar estas relações durante a expansão marítima europeia da Idade Moderna.
Link para a matéria: “Vida na roça ficou mais fácil com a chegada da tecnologia”. Disponível em:
https://www.otempo.com.br/capa/economia/vida-na-ro%C3%A7a-ficou-mais-f%C3%A1cil-com-a-chegada-da-tecnologia-1.264037. Acesso em: 28/4/2019.
Como adequar à sua realidade: Dependendo do número de alunos de sua turma, você pode alterar a composição de trios para quartetos. No entanto, atente para que os grupos não fiquem com um número grande de alunos. O ideal é ter poucos alunos para facilitar a discussão.
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Nesta etapa, ainda com a turma em trios, você deverá entregar os materiais para discussão. Esta etapa é dividida na análise de três fichas pelos grupos. A sequência didática da atividade tem como objetivo apresentar aos trios os desafios, as tecnologias e o impulso que a chegada à Índia pelo oceano fez a Portugal, alimentado pelo comércio de especiarias o expansionismo marítimo.
Iniciam-se os trabalhos por meio da análise da primeira ficha que se intitula Contornando o Cabo das Tormentas. O documento traz o relato realizado sobre a viagem de Bartolomeu Dias, o primeiro navegador que cruzou o Cabo das Tormentas e abriu caminho para a rota marítima para as Índias. O objetivo da análise deste primeiro documento é que os alunos compreendam os desafios da empreitada nos mares e, por meio do relato da viagem, compreendam os aspectos e as percepções sobre o desafio.
A segunda ficha, intitulada Tecnologia náutica, discute, por meio dos avanços tecnológicos, mostrando o exemplo da bússola e do astrolábio, alguns fatores que impulsionaram o processo expansionista português. Trazendo a definição do astrolábio e da bússola, ambas de um período anterior à expansão, o aluno compreenderá melhor a importância destes elementos.
Por fim, a última ficha da sequência didática intitulada “Busca pelas especiarias” é baseada em dois documentos, datados de 1499 e 1508, que falam sobre a rota marítima portuguesa para o comércio de especiarias, que Portugal consegue comercializar os produtos por um preço mais baixo que o que era praticado, graças à nova rota. O documento ainda versa sobre o comércio de Veneza, que poderia diminuir suas vendas em virtude da concorrência exercida e o estabelecimento de uma rota mais rápida e rentável.
Atividade “Busca pelas especiarias” -https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ARAphqCarqN3YZnUts8qjN8E8Ax7pd7mXRGdwBvCjeZHUFKTNbJUM4CUJP54/his7-06und02-atividade-busca-pelas-especiarias.pdf
Atividade “Tecnologia” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k9vq3ekHwHWAk7fq3ufrrafPstRYpCx5EhYHaBPVJb8n8t8Y8rpFbdma6A9n/his7-06und02-atividade-tecnologia.pdf
Atividade “Contornando o Cabo das Tormentas” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RZ2zyrSdCK2V5x59Yny8CgnuEW7cJdRKGMcmq9gkyx9vDRZfSY2yCm6fMAr5/his7-06und02-atividade-contornando-o-cabo-das-tormentas.pdf
Peça para que leiam as atividades em seus trios (se achar conveniente, faça uma leitura comum) e discutam a temática dos textos e os principais pontos. Durante a atividade passe nos trios observando como estão construindo as respostas e se mostre aberto para sanar dúvidas.
Reserve 10 minutos para realizar a correção da atividade com os alunos, sempre orientando a participação de todos os grupos
Para você saber mais: Breve descrição do astrolábio: https://www.wdl.org/pt/item/13057/. Acesso em: 23/3/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Para finalizar a aula, projete o poema para os alunos. Fernando Pessoa em seu livro A mensagem, retoma alguns episódios de Portugal. Leia-o para os alunos.
O poeta compara o sal do mar com as lágrimas dos portugueses, para que conseguissem “dominar” os mares com seus seres fantásticos e gigantes, segundo o imaginário da época, foi necessário vencer o medo e o sofrimento. Por meio do poema, Pessoa retrata os perigos das viagens, antes de ter um aparato tecnológico que pudesse minimizar estes riscos, muitos dos navegantes partiam e não voltavam à sua terra. No entanto os portugueses foram os primeiros a se lançar ao mar, conquistando Ceuta e, mais tarde, o Cabo Bojador. O autor ainda diz que o esforço é recompensado por Deus, que concede a imensidão do céu aos portugueses, ou seja, um novo mundo com novas riquezas.
Peça para que os alunos, após sua leitura, façam um pequeno poema explorando pontos que foram discutidos nas atividades. Diga para eles que o poema remete à época do expansionismo português. Dê 7 minutos para que possam escrever e, após o tempo, peça para alguns falem sobre seus registros e interprete-os com os alunos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Canva, Movavi, Loom, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é apontar as tecnologias e o comércio de especiarias como um dos fatores de impulso para o expansionismo português.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você pode trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize a matéria sobre o uso de tecnologia na roça. Os alunos devem refletir:
- O que é tecnologia?
- Conforme o texto, como a tecnologia tornou a vida na roça mais fácil? Vocês conhecem outros exemplos que também podem ajudar neste caso?
Para promover a interação entre a turma, uma opção é organizar uma nuvem de palavras das percepções iniciais deles quanto ao conceito de tecnologia. Veja como fazê-la utilizando o Mentimeter (disponível aqui - ative a tradução).
Problematização
Esta etapa propõe três momentos de análises de documentos. Planeje a disponibilização dos documentos e o prazo para a realização e devolutivas. Os alunos devem responder as questões no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula. Oriente-os a observar os pontos centrais nos textos:
- “Contornando o Cabo das Tormentas”: quais eram os desafios de navegação pelos mares?
- “Tecnologia”: qual a importância das tecnologias para os navegadores?
- “Busca pelas especiarias”: como ocorria o comércio de especiarias?
Incentive-os a compartilhar as percepções com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp, participação em videoconferência ou em enquetes, por exemplo:
- Quais tecnologias foram mais importantes para os navegadores portugueses?
Sistematização
Disponibilize aos alunos o Poema de Fernando Pessoa e recomende que façam uma leitura atenta, até mesmo em voz alta (precisam praticá-la também em casa). Oriente-os a se inspirar no poema e nos estudos realizados durante a aula, para se expressar a respeito do expansionismo português. Dê opções de como podem realizar a atividade:
- Produção de texto: poesia, relato, carta ou notícia.
- Produção de imagem: quadrinhos, charges ou memes (podem ser feitos utilizando o Canva - disponível aqui).
- Produção de áudios ou vídeos curtos: reportagem ou vídeo educativo (caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi - veja como usá-lo aqui) ou em sites gratuitos (Loom - veja como usá-lo aqui).
Para promover a interação entre os alunos, é interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo), possibilitando que eles postem os trabalhos e comentem os demais.
Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre o expansionismo português no XVI, sugira que assistam ao documentário: "Caravelas e Naus um Choque Tecnológico no século XVI". Panavideo Produções, 06/09/2013. Disponível aqui. (Atenção a errata na descrição do vídeo sobre o Tratado de Tordesilhas).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo.
Objeto(s) de conhecimento: As descobertas científicas e a expansão marítima.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI06 - Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
Palavras-chave: Rota marítima, expansionismo, tecnologia náutica, Bartolomeu Dias