Rainha Nzinga Mbandi
Plano de Aula
Plano de aula: Navegações: como a Europa chegou a outros continentes
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Expansão marítima europeia
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas, canetas, lápis, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor).
Material complementar:
Perguntas reflexão Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X9CfyQjEEAtkQF2ehMnuycMTnUqeXgAQ795temMkqMGHmShEg4fcfMcREGsg/his7-02und02-perguntas-problematizacao-reflexao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xyyfawXgA7TwCBPhFBx75Gm4VJTAzh8DnMMwnraJvHg97Ptxe9wy5u9kbJPJ/his7-02und02-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14032013-094719/publico/2012_MarianaBracksFonseca.pdf - Dissertação que estuda Nzinga Mbandi e as resistências na Angola. Acesso em: 27/2/2019.
https://super.abril.com.br/historia/rainha-nzinga-mbandi/ - Matéria sobre Nzinga. Acesso em: 27/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula. Deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Esta contextualização propõe que os alunos façam um paralelo entre a globalização e a expansão marítima europeia do período moderno. Você deve dividir a sala em seis grupos (atente para que os grupos não sejam grandes e sejam heterogêneos, para que os alunos consigam se auxiliar durante a aula); proponha as seguintes reflexões:
- O que foi a expansão marítima?
É esperado que os alunos associem a expansão marítima com o momento que Portugal e Espanha, principalmente se lançaram ao mar. Você pode, para auxiliar, pedir para que definam, primeiramente, a palavra “expansão” e, após, “marítima”. Após definirem ambas as palavras, separadamente, podem chegar ao conceito de forma mais orgânica.
- A expansão marítima europeia pode ter sido o início de um processo de conexões entre povos?
É esperado que os alunos consigam dar respostas que conectem a expansão marítima a um processo de globalização. Explore com os alunos as possibilidades que as conexões entre povos proporcionaram para aquelas sociedades
Por se tratar de alguns conceitos, os alunos podem sentir dificuldades em responder as perguntas. Se isso ocorrer, você deve ir facilitando a discussão, exemplificando: O que é a internet? Com ela conseguimos acessar apenas conteúdos do Brasil? Posso conversar com pessoas de outros países?, Quem está usando uma peça de roupa que foi feita em outro país? Alguma marca famosa?. Por meio destas perguntas os alunos começarão a compreender o conceito de globalização e a influência dela em nossas vida e cultura. Isso auxiliará no entendimento das conexões entre os povos.
Como adequar à sua realidade: Nossa sugestão de seis grupos pode ser alterada de acordo com a realidade de sua turma. A quantidade de grupos foi pensada para que os grupos ficassem com um número menor de alunos, facilitando a discussão e a interação entre os alunos
Para você saber mais:
Definição de globalização, segundo o dicionário online Dicio: Processo que ocasiona uma integração, ou ligação estreita, entre economias e mercados, em diferentes países, resultando na quebra das fronteiras entre eles. https://www.dicio.com.br/globalizacao/. Acesso em: 11/2/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações: Você deve manter a turma dividida em grupos. Distribua os materiais sobre a rainha Nzinga e sobre as rotas de tráfico de pessoas escravizadas para cada um dos grupos. Neste material estão presente informações para os grupos refletirem sobre a relação de Portugal com outras sociedades. Inicialmente, peça para que os grupos discutam, com base nas perguntas abaixo,se houve processos de ruptura e/ou continuidade com a chegada de Portugal aos continentes africano e americano.
- Vocês já viram algo na televisão, em revistas e na internet sobre a influência de Portugal nestes continentes?
- Qual marca Portugal pode ter deixado de mais forte em suas colônias?
Observe as respostas dos alunos, pode ser que eles levantem pontos do senso comum sobre os continentes. Você pode incentivá-los mencionando que existem vários países que têm como língua oficial o português.
Após 3 minutos, peça para que os grupos socializem suas respostas com a turma.
Distribua os materiais correspondentes a cada grupo e dê 15 minutos para que os grupos discutam e façam a leitura. Após este tempo, os grupos deverão compartilhar suas respostas e você deve guiar a discussão com a sala.
O material A rainha Nzinga Mbandi traz a figura de Nzinga e identifica alguns processos de adaptações culturais, os mapas os alunos podem identificar as rotas do tráfico e pensar sobre a influência africana no Brasil. No fim da discussão você deve deixar uma pergunta para que os alunos possam refletir e discutir para finalizar esta parte da aula:
- Qual o impacto que Portugal causou neste encontro de culturas?
Materiais para impressão:
Rainha Nzinga Mbandi
Link do material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XaenDwCEhScWD7WuwdSEpptd47smbwqbC8yMXueuwuQxRUAdrdH8xJZ3rZwH/his7-02und02-rainha-nzinga-mbandi.pdf
Mapas
Link do material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmyzcunesnTdCpJJgkpjC8bMjGx2sh2VcGv2q2V9vXQEx5UhR2hfXJzs3jZ7/his7-02und02-mapas-rotas-trafico-de-pessoas-escravizadas.pdf
Como adequar à sua realidade: Você pode optar por trabalhar individualmente e fazer uma discussão coletiva com a turma, se o número de alunos for pequeno.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Como proposta de culminância da aula, cada grupo deverá formular um conjunto de duas questões para outro grupo responder, como se fosse um quiz. É importante que todos os grupos formulem uma pergunta sobre cada material. Deste modo você consegue observar o modo que o que foi discutido em sala foi retido pelos alunos.
Estimule os alunos a ser criativos, esta etapa tem apenas 13 minutos. Reserve 5 minutos para que os grupos possam realizar as perguntas uns para os outros. Você deve selecionar quais grupos devem se juntar para responder/realizar as perguntas, junte grupos que apresentaram alguma dificuldade com outros que estão com mais facilidade na matéria. Deste modo, os alunos podem se ajudar neste processo.
Como adequar à sua realidade: Você pode optar por sortear algumas perguntas e fazê-las a sala toda.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Youtube.
Contexto
O objetivo desta aula é investigar o impacto da chegada do Europeu na África e América durante a Idade Moderna.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula estimulando os alunos a respeito do tema que será abordado. Para isso, é interessante direcionar perguntas, como:
- Você sabe o motivo de falarmos português no Brasil?
- Sabe de outros países que também falam essa língua?
- Como Portugal conseguiu levar a língua a estes lugares?
Caso ache necessário, indique aos estudantes a leitura da matéria “Um giro pelos 10 países que falam português no mundo”. Blog Momondo, 12/04/2017. Disponível aqui.
Neste primeiro momento, as perguntas servem para levantar algumas percepções a serem retomadas posteriormente. No plano, há mais questionamentos que você pode propor nesta etapa. Eles não precisam ser, necessariamente, respondidos no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.
Problematização
Deixe claro aos alunos que nesta etapa a ideia é refletirem sobre a relação de Portugal com outras sociedades.
Disponibilize os documentos com os trechos de texto a respeito da rainha africana Nzinga Mbandi, e os mapas sobre escravizados africanos. Oriente-os quanto às questões contidas no documento e que devem ser respondidas no caderno. O foco delas é analisar:
- O que mudou com a chegada de Portugal aos continentes africano e americano?
Sistematização
Os alunos podem elaborar pequenos textos no formato de “Você Sabia?” para tratar a respeito de Nzinga Mbandi, das rotas de tráfico de escravos e outras questões estudadas ao longo da aula, como os países falantes de língua portuguesa. Oriente-os quanto a possibilidade de inserir imagens aos textos elaborados, tornando-os mais interessantes. Os alunos poderão compartilhar entre os colegas, utilizando as redes sociais.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um vídeo educativo de uma rede de televisão Angolana, que trata a respeito da rainha Nzinga Mbandi. Além de conhecer a importante biografia de resistência frente a escravidão dela, poderão perceber a variação da língua portuguesa falada naquele país.
“Nzinga Mbande, a Rainha Guerreira e Símbolo da Resistência africana | Mwana Afrika”. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Objeto(s) de conhecimento: Aconstrução da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História. A ideia de Novo Mundo ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI02 Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
Palavras-chave: África, América, contatos culturais, Nzinga Mbandi.