GEO7_10UND05 - Como organizar os alunos (Ação Propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: Gráfico das regiões brasileiras
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise comparativa de regiões do Brasil
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07G10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade apontada neste plano será desenvolvida por meio da construção de um gráfico de barras, valorizando a habilidade discutida da elaboração e interpretação de gráficos. Isso irá facilitar em aulas posteriores a rápida compreensão desse tipo de gráfico, bem como a análise de outros tipos de representação visual, tais como os gráficos de setores e histogramas.
Materiais necessários: Papel Kraft ou pardo, barbante, cola, post-Its e canetinhas.
Materiais complementares:
GEO7_10UND05 - Mapa: Distribuição espacial da indústria: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bPXMtCWDG2vwHq7myBMVAWfRTKtbEED8WFKSZGpHtunNdvG3VY9FVBauhmSU/geo7-10und05-mapa-distribuicao-espacial-da-industria.pdf
GEO7_10UND05 - Mapa: ocupação da terra pela agropecuária:
GEO7_10UND05 - Como organizar os alunos (Ação Propositiva):
GEO7_10UND05 - Resultado da atividade (Ação Propositiva):
Para você saber mais:
O gráfico de barras ou colunas é uma representação visual que demonstra, através de colunas dispostas horizontalmente ou verticalmente, o intervalo de dados apresentados num determinado contexto/problema. As colunas são excelentes ferramentas de iniciação didática na compreensão de gráficos, pois elas demonstram nos eixos X e Y dados claros de análise da informação construída pelos gráficos.
Confira maiores detalhes das partes de um gráfico acessando este site:
Como identificar as partes de um gráfico?. Disponível em: <https://edu.gcfglobal.org/pt/microsoft-excel-2010/como-identificar-as-partes-de-um-grafico/1/>. Acesso em: 10 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: Peça para os alunos colocarem todas as carteiras da sala de aula próximas das paredes, de tal modo que fique um grande espaço vago no centro do ambiente. Esse espaço será utilizado para desenvolver a atividade que será apresentada na ação propositiva.
Separe a sala de aula em dois grandes grupos e peça para os alunos sentarem no chão.
Ao separar os grupos, atente-se para que o número de alunos esteja distribuído de maneira proporcional.
Com os grupos e sala de aula organizados, projete, escreva no quadro ou fale para a turma que o propósito da aula será observar a distribuição das indústrias e das agropecuárias nas regiões do Brasil e que, ao final da aula, eles criarão gráficos de barras utilizando as diferentes estatura dos alunos da sala de aula.
Para você saber mais:
O gráfico de barras ou colunas é uma representação visual que demonstra, através de colunas dispostas horizontalmente ou verticalmente, o intervalo de dados apresentados num determinado contexto/problema. As colunas são excelentes ferramentas de iniciação didática na compreensão de gráficos, pois elas demonstram nos eixos X e Y dados claros de análise da informação construída pelos gráficos.
Confira maiores detalhes das partes de um gráfico acessando este site:
Como identificar as partes de um gráfico?. Disponível em: <https://edu.gcfglobal.org/pt/microsoft-excel-2010/como-identificar-as-partes-de-um-grafico/1/>. Acesso em: 10 jan 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO