Plano de Aula

Plano de aula: As regiões brasileiras

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise comparativa de regiões do Brasil

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07G10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade neste plano será contemplada por meio da realização de gráficos e análise textual de uma leitura antecipada, valorizando o desenvolvimento crítico por meio da síntese de aprendizagem apresentada pela habilidade.

Materiais necessários:

Post-Its

Cartolina

Folhas sulfites

Canetinhas

Fita crepe

Lápis de cor

Material complementar:

Ação propositiva (organização da atividade realizada pelos alunos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t76ecMnfxy6n2gX3qyXzfMfaHMQAg8Nb5742e78u3Pu6d4sSWBsJT6BMZCHu/geo7-10und03-2.pdf

Tema da aula (antecipação de estudos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cWgNwtgH7j2HaxzjgfmW2BunG2dv9h9Yw4FrVYq67JbwHMKHVyM5f4unk4Rs/geo7-10und03.pdf

Para você saber mais:

As regiões brasileiras apresentam características econômicas muito próprias e identitárias de seus contextos locais, o que as diferenciam uma das outras – resultado de inúmeros movimentos históricos que estruturaram cada região, em um processo econômico de organização social e urbana no território brasileiro. A espacialização econômica do Brasil tem suas origens no período colonial com o desenvolvimento extrativista, muito representado pelo ciclo do Pau Brasil e, posteriormente, com a produção da cana de açúcar, exploração do ouro, ciclo do café e desenvolvimento industrial, respectivamente. O desenvolvimento econômico das regiões brasileiras obedece a uma lógica de territorialização que se organizou do litoral para o interior. Motivo este pelo qual temos hoje, no Brasil, um desenvolvimento econômico bastante diverso e dinâmico ao comparamos as regiões litorâneas com as regiões interioranas, sobretudo, muito visto nas comparações entre as regiões Sudeste/Sul com as regiões Norte/Centro-Oeste, por exemplo.

A metodologia aplicada neste plano de aula corresponde ao método de aula invertida, um dos métodos utilizados pelo Ensino Híbrido. O link traz um curso gratuito de formação em Ensino Híbrido com todas as suas vertentes de aplicação.

https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido

Material didático

Material acadêmico

CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]

IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Para o cumprimento desta aula é necessário antecipar o conteúdo de estudo (aula invertida) para a casa, trabalhando com uma das ferramentas de metodologias ativas presentes no contexto educacional. Os alunos deverão realizar uma leitura atenta dos textos e mapas que constam nesse documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cWgNwtgH7j2HaxzjgfmW2BunG2dv9h9Yw4FrVYq67JbwHMKHVyM5f4unk4Rs/geo7-10und03.pdf

Os alunos deverão estar organizados em grupos de estudo para criar, a partir da leitura do material antecipado, um gráfico com a importância econômica de cada região brasileira. O resultado da atividade pode ser visto nesse documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t76ecMnfxy6n2gX3qyXzfMfaHMQAg8Nb5742e78u3Pu6d4sSWBsJT6BMZCHu/geo7-10und03-2.pdf

Inicie a aula perguntando se as regiões brasileiras apresentam as mesmas características econômicas. Incentive os alunos a interagir, pergunte se a região Nordeste tem as mesmas características econômicas da região Sudeste, por exemplo.

Como adequar à sua realidade:

Caso opte por desenvolver uma atividade com gráficos, utilizando as regiões de sua cidade, acesse algum site governamental de seu município para obter informações econômicas sobre as regiões e as utilize como antecipação de estudos (aula invertida) para seus alunos.

Para você saber mais:

As regiões brasileiras apresentam características econômicas muito próprias e identitárias de seus contextos locais, o que as diferenciam uma das outras – resultado de inúmeros movimentos históricos que estruturaram cada região, em um processo econômico de organização social e urbana no território brasileiro. A espacialização econômica do Brasil tem suas origens no período colonial com o desenvolvimento extrativista, muito representado pelo ciclo do Pau Brasil e, posteriormente, com a produção da cana de açúcar, exploração do ouro, ciclo do café e desenvolvimento industrial, respectivamente. O desenvolvimento econômico das regiões brasileiras obedece a uma lógica de territorialização que se organizou do litoral para o interior. Motivo este pelo qual temos hoje, no Brasil, um desenvolvimento econômico bastante diverso e dinâmico ao comparamos as regiões litorâneas com as regiões interioranas, sobretudo, muito visto nas comparações entre as regiões Sudeste/Sul com as regiões Norte/Centro-Oeste, por exemplo.

A metodologia aplicada neste plano de aula corresponde ao método de aula invertida, um dos métodos utilizados pelo Ensino Híbrido. O link traz um curso gratuito de formação em Ensino Híbrido com todas as suas vertentes de aplicação.

https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido

Material didático

Material acadêmico

CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]

IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO