GEO7_10UND03
Plano de Aula
Plano de aula: As regiões brasileiras
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica e análise comparativa de regiões do Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07G10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade neste plano será contemplada por meio da realização de gráficos e análise textual de uma leitura antecipada, valorizando o desenvolvimento crítico por meio da síntese de aprendizagem apresentada pela habilidade.
Materiais necessários:
Post-Its
Cartolina
Folhas sulfites
Canetinhas
Fita crepe
Lápis de cor
Material complementar:
Ação propositiva (organização da atividade realizada pelos alunos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t76ecMnfxy6n2gX3qyXzfMfaHMQAg8Nb5742e78u3Pu6d4sSWBsJT6BMZCHu/geo7-10und03-2.pdf
Tema da aula (antecipação de estudos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cWgNwtgH7j2HaxzjgfmW2BunG2dv9h9Yw4FrVYq67JbwHMKHVyM5f4unk4Rs/geo7-10und03.pdf
Para você saber mais:
As regiões brasileiras apresentam características econômicas muito próprias e identitárias de seus contextos locais, o que as diferenciam uma das outras – resultado de inúmeros movimentos históricos que estruturaram cada região, em um processo econômico de organização social e urbana no território brasileiro. A espacialização econômica do Brasil tem suas origens no período colonial com o desenvolvimento extrativista, muito representado pelo ciclo do Pau Brasil e, posteriormente, com a produção da cana de açúcar, exploração do ouro, ciclo do café e desenvolvimento industrial, respectivamente. O desenvolvimento econômico das regiões brasileiras obedece a uma lógica de territorialização que se organizou do litoral para o interior. Motivo este pelo qual temos hoje, no Brasil, um desenvolvimento econômico bastante diverso e dinâmico ao comparamos as regiões litorâneas com as regiões interioranas, sobretudo, muito visto nas comparações entre as regiões Sudeste/Sul com as regiões Norte/Centro-Oeste, por exemplo.
A metodologia aplicada neste plano de aula corresponde ao método de aula invertida, um dos métodos utilizados pelo Ensino Híbrido. O link traz um curso gratuito de formação em Ensino Híbrido com todas as suas vertentes de aplicação.
https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido
Material didático
- GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/. Acesso em: 14/11/2018
- IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em: 15/11/2018
- IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 15/11/2018
Material acadêmico
CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]
IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Para o cumprimento desta aula é necessário antecipar o conteúdo de estudo (aula invertida) para a casa, trabalhando com uma das ferramentas de metodologias ativas presentes no contexto educacional. Os alunos deverão realizar uma leitura atenta dos textos e mapas que constam nesse documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cWgNwtgH7j2HaxzjgfmW2BunG2dv9h9Yw4FrVYq67JbwHMKHVyM5f4unk4Rs/geo7-10und03.pdf
Os alunos deverão estar organizados em grupos de estudo para criar, a partir da leitura do material antecipado, um gráfico com a importância econômica de cada região brasileira. O resultado da atividade pode ser visto nesse documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t76ecMnfxy6n2gX3qyXzfMfaHMQAg8Nb5742e78u3Pu6d4sSWBsJT6BMZCHu/geo7-10und03-2.pdf
Inicie a aula perguntando se as regiões brasileiras apresentam as mesmas características econômicas. Incentive os alunos a interagir, pergunte se a região Nordeste tem as mesmas características econômicas da região Sudeste, por exemplo.
Como adequar à sua realidade:
Caso opte por desenvolver uma atividade com gráficos, utilizando as regiões de sua cidade, acesse algum site governamental de seu município para obter informações econômicas sobre as regiões e as utilize como antecipação de estudos (aula invertida) para seus alunos.
Para você saber mais:
As regiões brasileiras apresentam características econômicas muito próprias e identitárias de seus contextos locais, o que as diferenciam uma das outras – resultado de inúmeros movimentos históricos que estruturaram cada região, em um processo econômico de organização social e urbana no território brasileiro. A espacialização econômica do Brasil tem suas origens no período colonial com o desenvolvimento extrativista, muito representado pelo ciclo do Pau Brasil e, posteriormente, com a produção da cana de açúcar, exploração do ouro, ciclo do café e desenvolvimento industrial, respectivamente. O desenvolvimento econômico das regiões brasileiras obedece a uma lógica de territorialização que se organizou do litoral para o interior. Motivo este pelo qual temos hoje, no Brasil, um desenvolvimento econômico bastante diverso e dinâmico ao comparamos as regiões litorâneas com as regiões interioranas, sobretudo, muito visto nas comparações entre as regiões Sudeste/Sul com as regiões Norte/Centro-Oeste, por exemplo.
A metodologia aplicada neste plano de aula corresponde ao método de aula invertida, um dos métodos utilizados pelo Ensino Híbrido. O link traz um curso gratuito de formação em Ensino Híbrido com todas as suas vertentes de aplicação.
https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido
Material didático
- GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/. Acesso em: 14/11/2018
- IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em: 15/11/2018
- IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 15/11/2018
Material acadêmico
CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]
IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf - acesso em: 15/11/2018
Contextualização
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
Projete as imagens e peça aos alunos que apresentem as características econômicas, a fim de relacioná-las com as regiões estudadas no texto da antecipação de estudos (aula invertida) e o que as imagens deduzem. Realize perguntas do tipo:
Quais são as características econômicas observadas nas imagens ?
Se vocês pudessem regionalizar o Brasil, em quais regiões do Brasil você colocaria as imagens? Por quê?
Lembre-se de sempre retomar com os alunos o conceito de região geográfica, um espaço que possui uma combinação específica da diversidade, uma paisagem que acaba conferindo singularidade àquela região (CORRÊA, 1989). Em outras palavras, apresente para os alunos a região como sendo algo que une dentro do mesmo espaço características sociais – no caso da aula, as mesmas características econômicas.
Caso você tenha dificuldade em projetar as imagens, escreva no quadro as palavras extrativismo, trabalho operário, latifúndios, produção industrial, mineração, pecuária e agricultura. Realize o mesmo procedimento de análise entre as regiões.
Para você saber mais:
As regiões brasileiras apresentam características econômicas muito próprias e identitárias de seus contextos locais, o que as diferenciam uma das outras – resultado de inúmeros movimentos históricos que estruturaram cada região, em um processo econômico de organização social e urbana no território brasileiro. A espacialização econômica do Brasil tem suas origens no período colonial, com o desenvolvimento extrativista, muito representado pelo ciclo do Pau Brasil e, posteriormente, com a produção da cana de açúcar, exploração do ouro, ciclo do café e desenvolvimento industrial, respectivamente. O desenvolvimento econômico das regiões brasileiras obedece a uma lógica de territorialização que se organizou do litoral para o interior. Motivo este pelo qual temos hoje, no Brasil, um desenvolvimento econômico bastante diverso e dinâmico ao comparamos as regiões litorâneas com as regiões interioranas, sobretudo, muito visto nas comparações entre as regiões Sudeste/Sul com as regiões Norte/Centro-Oeste, por exemplo.
A metodologia aplicada neste plano de aula corresponde ao método de aula invertida, um dos métodos utilizados pelo Ensino Híbrido. O link traz um curso gratuito de formação em Ensino Híbrido com todas as suas vertentes de aplicação.
https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido
Material didático
- GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/. Acesso em: 14/11/2018
- IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em: 15/11/2018
- IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 15/11/2018
Material acadêmico
CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]
IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 15/11/2018
Problematização
Tempo sugerido: 04 minutos
Orientações:
Utilize o questionamento projetado e incentive os alunos a encontrar respostas. Lembre-se que as imagens do slide anterior edificam as discussões nessa etapa. Para isso, apresente algumas reflexões do tipo:
A história da região pode explicar a formação econômica do espaço?
Por que as pessoas nessa região optam por algumas atividades econômicas e em outros espaços não há essa opção ?
Por que algumas regiões são mais ricas que as outras?
Apresente aos alunos o papel do homem nas transformações econômicas, elucidando-o como principal agente na construção do espaço geográfico.
Para você saber mais:
As regiões brasileiras apresentam características econômicas muito próprias e identitárias de seus contextos locais, o que as diferenciam uma das outras – resultado de inúmeros movimentos históricos que estruturaram cada região, em um processo econômico de organização social e urbana no território brasileiro. A espacialização econômica do Brasil tem suas origens no período colonial, com o desenvolvimento extrativista, muito representado pelo ciclo do Pau Brasil e, posteriormente, com a produção da cana de açúcar, exploração do ouro, ciclo do café e desenvolvimento industrial, respectivamente. O desenvolvimento econômico das regiões brasileiras obedece a uma lógica de territorialização que se organizou do litoral para o interior. Motivo este pelo qual temos hoje, no Brasil, um desenvolvimento econômico bastante diverso e dinâmico ao comparamos as regiões litorâneas com as regiões interioranas, sobretudo, muito visto nas comparações entre as regiões Sudeste/Sul com as regiões Norte/Centro-Oeste, por exemplo.
A metodologia aplicada neste plano de aula corresponde ao método de aula invertida, um dos métodos utilizados pelo Ensino Híbrido. O link traz um curso gratuito de formação em Ensino Híbrido com todas as suas vertentes de aplicação.
https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido
Material didático
- GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/. Acesso em: 14/11/2018
- IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em: 15/11/2018
- IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 15/11/2018
Material acadêmico
CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]
IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 15/11/2018
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Peça aos alunos, com base na leitura da atividade antecipada, para realizar um gráfico com colunas das regiões mais ricas do Brasil. Incentive-os a utilizar a criatividade na elaboração dos gráficos e a respeitar as discussões propostas nas etapas anteriores. Durante a atividade é necessário intermediar o processo, dando dicas para os alunos apontarem em cada coluna do gráfico a principal atividade econômica da região, a fim de levantar visualmente o desenvolvimento econômico de cada região.
A atividade deverá ser realizada em grupo para troca de materiais e informações.
Sugestão de organização dos gráficos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t76ecMnfxy6n2gX3qyXzfMfaHMQAg8Nb5742e78u3Pu6d4sSWBsJT6BMZCHu/geo7-10und03-2.pdf
Para você saber mais:
As regiões brasileiras apresentam características econômicas muito próprias e identitárias de seus contextos locais, o que as diferenciam uma das outras – resultado de inúmeros movimentos históricos que estruturaram cada região, em um processo econômico de organização social e urbana no território brasileiro. A espacialização econômica do Brasil tem suas origens no período colonial, com o desenvolvimento extrativista, muito representado pelo ciclo do Pau Brasil e, posteriormente, com a produção da cana de açúcar, exploração do ouro, ciclo do café e desenvolvimento industrial, respectivamente. O desenvolvimento econômico das regiões brasileiras obedece a uma lógica de territorialização que se organizou do litoral para o interior. Motivo este pelo qual temos hoje, no Brasil, um desenvolvimento econômico bastante diverso e dinâmico ao comparamos as regiões litorâneas com as regiões interioranas, sobretudo, muito visto nas comparações entre as regiões Sudeste/Sul com as regiões Norte/Centro-Oeste, por exemplo.
A metodologia aplicada neste plano de aula corresponde ao método de aula invertida, um dos métodos utilizados pelo Ensino Híbrido. O link traz um curso gratuito de formação em Ensino Híbrido com todas as suas vertentes de aplicação.
https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido
Material didático
- GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/. Acesso em: 14/11/2018
- IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em: 15/11/2018
- IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 15/11/2018
Material acadêmico
CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]
IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 15/11/2018
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Os alunos deverão colar os gráficos nas paredes da sala de aula e escrever, no quadro, as palavras que representam as regiões brasileiras. Após esse movimento é necessário escolher até 5 alunos para compartilhar com a sala de aula as características gerais das regiões brasileiras e elencar alguns pontos que as diferenciam das demais. Para isso, finalize a aula mostrando aos alunos que a economia do Brasil não é representada por apenas uma região, bem como pela confluência econômica de todas as regiões, já que cada espaço do Brasil representa o montante final do que somos hoje para o mundo.
Para você saber mais:
As regiões brasileiras apresentam características econômicas muito próprias e identitárias de seus contextos locais, o que as diferenciam uma das outras – resultado de inúmeros movimentos históricos que estruturaram cada região, em um processo econômico de organização social e urbana no território brasileiro. A espacialização econômica do Brasil tem suas origens no período colonial, com o desenvolvimento extrativista, muito representado pelo ciclo do Pau Brasil e, posteriormente, com a produção da cana de açúcar, exploração do ouro, ciclo do café e desenvolvimento industrial, respectivamente. O desenvolvimento econômico das regiões brasileiras obedece a uma lógica de territorialização que se organizou do litoral para o interior. Motivo este pelo qual temos hoje, no Brasil, um desenvolvimento econômico bastante diverso e dinâmico ao comparamos as regiões litorâneas com as regiões interioranas, sobretudo, muito visto nas comparações entre as regiões Sudeste/Sul com as regiões Norte/Centro-Oeste, por exemplo.
A metodologia aplicada neste plano de aula corresponde ao método de aula invertida, um dos métodos utilizados pelo Ensino Híbrido. O link traz um curso gratuito de formação em Ensino Híbrido com todas as suas vertentes de aplicação.
https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido
Material didático
- GuiaGeo. Página inicial. Disponível em: https://www.guiageo.com/. Acesso em: 14/11/2018
- IBGE. Como São feitos os mapas?.2015. (13m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IusAgSY20wM. Acesso em: 15/11/2018
- IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 15/11/2018
Material acadêmico
CATROGIOVANNI, Antônio Carlos. ENSINO DE GEOGRAFIA: CAMINHOS E ENCANTOS: CAMINHOS E ENCANTOS. 2. ed. Rio Grande do Sul: EDIPUC, 2011. 100 p.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. 3. ed. São Paulo: Ática, [n/d]
IBGE – Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 - https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100600.pdf. Acesso em: 15/11/2018
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e câmera.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles irão reconhecer as características econômicas das regiões brasileiras.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a compreensão das atividades econômicas brasileiras. Peça que pesquisem, imprimam e colem no caderno uma imagem que retrata cada uma das seguintes atividades econômicas: extrativismo, trabalho operário, latifúndios, produção industrial, mineração, pecuária e agricultura.
Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto no plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. A proposta é a mesma do plano original: a construção de um infográfico com as características econômicas de cada região brasileira. Envie as orientações da atividade, disponíveis no plano original, junto com um arquivo com informações sobre as cinco regiões. Caso a turma nunca tenha construído um infográfico antes, é interessante que você envie alguns exemplos para ajudar os estudantes a entender do que se trata.
Sistematização
Peça aos estudantes que enviem uma fotografia do infográfico construído. Organize um arquivo com todos e reenvie aos estudantes.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecerem o histórico do processo de regionalização do país através do site do IBGE, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rodrigo Baglini
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Diferenciar por meio da análise de mapas estrutura socioeconômica de cada região do país.
Habilidade (s) da Base: EF07G10 Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras
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