Plano de Aula

Plano de aula: Desigualdade no Brasil

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desiguadades socioespaciais e impactos socioambientais

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem por objetivo compreender as influências da produção, circulação e consumo de mercadorias no território brasileiro, sobretudo, a partir da perspectiva ambiental e da distribuição desigual das riquezas. Trata-se de analisar as diferentes formas de ocupação e configuração do território sob as dinâmicas de produção, circulação e consumo de mercadorias. Este plano objetiva a reflexão sobre as desigualdades socioeconômicas brasileiras construídas a partir de sua formação econômica e social, que se relacionam com a produção, circulação e o consumo de mercadorias. Para tal, conta com discussões baseadas em índices socioeconômicos brasileiros seguidas de confecção em dupla e socialização de histórias em quadrinhos sobre o tema da aula.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor (caso não seja possível projetar os slides, é possível imprimir seu conteúdo ou ainda buscar por material semelhantes em livros didáticos e/ou apostilas)
  • Folha sulfite
  • Lápis de escrever, borracha, lápis de cor, canetinha
  • Régua

Material complementar:

Imagens utilizadas no plano:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GeCDFy4KHvb6mwGJby5ACp6WnbYKseKNJ9gqxeSBB4zn4PctyqC69VUkAWnS/geo7-06und05-imagens.pdf

Para você saber mais:

O site “Atlas do Desenvolvimento Humano” que permite a visualização de um panorama do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), além de dados sobre os estados e Brasil. A plataforma apresenta indicadores de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade com base nos censos demográficos.

Disponível em: <http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/home/>. Acesso em 07 mar 2019.

ALMEIDA, Rodolfo; ZANLORENSSI, Gabriel. A evolução da desigualdade de renda no Brasil e no mundo. Revista Nexo. 31 de julho de 2017. Disponível em:

<https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/07/31/A-evolu%C3%A7%C3%A3o-da-desigualdade-de-renda-no-Brasil-e-no-mundo>. Acesso em 07 mar 2019.

BONETTI, Alinne; ABREU, Maria Aparecida (org.). Faces da desigualdade de gênero de raça no Brasil. Ipea. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_facesdadesigualdade.pdf>. Acesso em 07 mar 2019.

MARCONDES, Mariana Mazzini et. al. Dossiê Mulheres Negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Ipea. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_dossie_mulheres_negras.pdf>. Acesso em 07 mar 2019.

NERY, Victor H. da S.; FREITAS, Anniele S. F. Histórias em Quadrinhos no Ensino de Geografia: possibilidades e propostas. 6º Encontro Regional de Ensino de Geografia Ensinar Geografia com a Diferença e com a Política Universidade Estadual de Campinas, 19 a 21 de outubro de 2018. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWTUguPBFvmtU33d2BRWYfzAt5HRJZa5zTSRzNTtKrhZTp6fCXTrqJ5CczvX/historia-em-quadrinos-e-ensino-de-geo.pdf>. Acesso em 07 mar 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Índice de Gini. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/indice-gini.htm>. Acesso em 07 mar 2019.

VENTURINI, Lilian. Como está a desigualdade de renda no Brasil, segundo o IBGE. Revista Nexo. Disponível em:

<https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/11/30/Como-est%C3%A1-a-desigualdade-de-renda-no-Brasil-segundo-o-IBGE>. Acesso em 07 mar 2019.

Contextos Prévios: Para esta aula é recomendável que os alunos estejam familiarizados com discussões acerca da existência de grandes extensões de terra pertencentes a um pequeno grupo de pessoas (latifúndios) ao longo da História do Brasil a partir das sesmarias. Recomenda-se também familiaridade com a presença de mão-de-obra escravizada nas produções agrícolas durante longo período de tempo.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro. Diga aos alunos que nesta aula vocês discutirão sobre o que é desigualdade e em como a gente pode pensar o Brasil a partir das suas desigualdades socioeconômicas. Exponha que “desigualdades socioeconômicas” fazem referência a diferenças sociais e econômicas entre as pessoas.

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