Plano de Aula

Plano de aula: Divisão Internacional e Territorial do Trabalho

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desiguadades socioespaciais e impactos socioambientais

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GEO06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade tem por objetivo as influências da produção, circulação e consumo de mercadorias no território brasileiro, sobretudo, a partir da perspectiva ambiental e da distribuição desigual das riquezas. Trata-se de analisar as diferentes formas de ocupação e configuração do território sob as dinâmicas de produção, circulação e consumo de mercadorias. Este plano, especificamente, objetiva analisar o papel do Brasil na Divisão Territorial e Internacional do Trabalho, refletindo sobre o grupo de países do qual faz parte e do qual se diferencia a partir de um levantamento de discussões seguido de uma atividade em grupo.

Materiais necessários:

  • Quadro e/ou Projetor
  • Cartolina para atividade em grupo
  • Lápis, borracha, caneta, canetinha, lápis de cor
  • Tesoura
  • Cola

Material complementar:

Imagens utilizadas na etapa de Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xhx2cQ6QHrtX5R5jz6kJhDspvrjXJYtYrYzbd8jajeAUMmKpyqTUVqMNmsfb/geo7-06und01-imagens-da-contextualizacao.pdf

Esquema utilizado na etapa de Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SDkfFRTeCEAYYCVnWqhB3JHuTeNvGHvmjbQAn7X589282FbM4SJNQWrhfykP/geo7-06und01-esquema-da-problematizacao.pdf

Material para Infográfico da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fuFNTpwAZTRY26dzDAgCu7PeQs6fZEfQhrh9mJSMAJcgbCbMqsdxpGe6Z65Q/geo7-06und01-banco-de-dados-para-construcao-dos-infograficos.pdf

(Neste link existem exemplos de dados que podem ser utilizados na construção dos infográficos. Caso não seja possível projetar, tampouco imprimir os mapas, sugere-se simplificar as informações neles contidas e colocá-las em formato de texto para que então os alunos possam escolher como representá-las. São indicados também sites e reportagem que contam com grande aporte de informações sobre o Brasil e suas transações econômica, principalmente no que se refere à exportação. Este são apenas exemplos e, caso seja considerada a alternativa de buscar outros dados, é necessário que estes foquem nos tipos de produtos produzidos e exportados pelo Brasil, presença de empresas estrangeiras em território nacional, dados socioeconômicos que se assemelhem a outros países em condições semelhantes na DIT e etc.).

Link para os mapas:

Mapa da classificação dos países baseada em dados do FMI e ONU utilizado na etapa de Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/spq8tbKw4TQPXXbGrNPQ9MpSGzzyrEXrevhTP8SmFhq6hnB7DgKnpNQvbU4w/geo7-06und01-mapa-utilizado-na-etapa-de-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) se refere à uma divisão territorial do trabalho entre os diversos países do globo. Trata-se de uma divisão produtiva; uma especialização em termos de produtos finais e intermediários produzidos por cada país. Esta produção diferenciada também gera riquezas distintas entre os países, sobretudo, em uma perspectiva de grupo de países desenvolvidos e subdesenvolvidos e os coloca em patamares díspares no que se refere ao tipo de produtos que é comercializado. Muito autores dividem a DIT em três períodos distintos:

1) Fase do Capitalismo Comercial, no qual as transações eram realizadas entre as metrópoles e as colônias, quando esta última provia minerais, especiarias, produtos agrícolas e contava com mão-de-obra escravizada;

2) Fase do Capitalismo Industrial, na qual as colônias forneciam produtos manufaturados, produtos agrícolas e manufaturados e as metrópoles forneciam os produtos industrializados;

3) Fase Capitalismo Financeiro, onde, sucintamente, os países desenvolvidos fornecem investimentos financeiros e tecnologia de ponta e os países subdesenvolvidos fornecem produtos industrializados, produtos agrícolas e matérias-primas.

Para o professor Rogério Haesbaert, o território carrega uma dimensão de poder, tanto em um sentido mais concreto, como dominação, quanto em um sentido mais simbólico, de apropriação. Segundo o autor, portanto, o território trata-se de algo que vai desde uma dominação político-econômica até uma dimensão cultural/simbólica e, desta forma, deve ser pensando em suas multiplicidades de poderes e agentes/sujeitos nele envolvidos e seus interesses.

HAESBAERT, Rogério. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. IN: HEIDRICH, Álvaro Luiz et al. A emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2008. 312p.

PENA, Rodolfo F. Alves. O que é território? Brasil Escola. Disponível em:

<https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-territorio.htm>. Acesso em 24 jan 2019.

PEREIRA, Mirlei Fachini Vicente. A inserção subordinada do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho: consequências territoriais e perspectivas em tempos de globalização. Soc. nat. (Online) vol.22 no.2 Uberlândia Aug. 2010. Disponível em:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yszWaT2a3QfPqQ3NWmBFjmAkBWDHXkqjBBxECwwNx9TrtHPBNbHGDsJNgEs7/pereira-a-insercao-do-brasil-na-dit.pdf>. Acesso em: 23 jan 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, explicando que nesta aula será discutido o que é a Divisão Territorial e Internacional do Trabalho e qual é o papel do Brasil nesta divisão, refletindo sobre a influência desse papel na produção da riqueza nacional em comparação ao grupo de países do qual faz parte e do qual se diferencia.

Para você saber mais:

A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) se refere à uma divisão territorial do trabalho entre os diversos países do globo. Trata-se de uma divisão produtiva; uma especialização em termos de produtos finais e intermediários produzidos por cada país. Esta produção diferenciada também gera riquezas distintas entre os países, sobretudo, em uma perspectiva de grupo de países desenvolvidos e subdesenvolvidos e os coloca em patamares díspares no que se refere ao tipo de produtos que é comercializado. Muito autores dividem a DIT em três períodos distintos:

1) Fase do Capitalismo Comercial, no qual as transações eram realizadas entre as metrópoles e as colônias, quando esta última provia minerais, especiarias e contava com mão-de-obra escravizada;

2) Fase do Capitalismo Industrial, na qual as colônias forneciam produtos manufaturados, produtos agrícolas e manufaturados e as metrópoles forneciam os produtos industrializados;

3) Fase Capitalismo Financeiro, onde, sucintamente, os países desenvolvidos fornecem investimentos financeiros e tecnologia de ponta e os países subdesenvolvidos fornecem produtos industrializados, produtos agrícolas e matérias-primas.

PEREIRA, Mirlei Fachini Vicente. A inserção subordinada do Brasil na divisão internacional do trabalho: consequências territoriais e perspectivas em tempos de globalização. Soc. nat. (Online) vol.22 no.2 Uberlândia Aug. 2010. Disponível em:

<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yszWaT2a3QfPqQ3NWmBFjmAkBWDHXkqjBBxECwwNx9TrtHPBNbHGDsJNgEs7/pereira-a-insercao-do-brasil-na-dit.pdf>. Acesso em 23 jan 2019.

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