Plano de Aula

Plano de aula: Impactos ambientais da agropecuária

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desiguadades socioespaciais e impactos socioambientais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem por objetivo as influências da produção, circulação e consumo de mercadorias no território brasileiro, sobretudo, a partir da perspectiva ambiental e da distribuição desigual das riquezas. Trata-se de analisar as diferentes formas de ocupação e configuração do território sob as dinâmicas de produção, circulação e consumo de mercadorias. Este plano objetiva discutir com os alunos determinados impactos ambientais decorrentes da produção agrícola a partir da exploração da monocultura no contexto nacional, como desmatamento a partir do avanço da fronteira agrícola, utilização de defensivos agrícolas (agrotóxicos) e consumo de água. Para atingir tal intento, o plano inicia-se com uma discussão acerca dos impactos ambientais, seguida de atividade em grupo voltada à confecção de um fanzine com posterior socialização das produções.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor (na ausência do projetor as imagens podem ser impressas e os textos podem ser escritos no quadro)
  • Revistas e jornais (sem necessidade de serem atuais, serão recortados)
  • Tesoura, cola, canetinha, lápis de cor, giz de cera, lápis de escrever, borracha
  • Folha sulfite

Material complementar:

Imagens utilizadas nas etapas de Contextualização e Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KhZKNb9M63NBrNEy6fhVjdz49eAM4pX9ktcuwr89a4PcPBybhJuQymhd9cNT/ge07-06und02-imagens-utilizadas-no-plano.pdf

Para você saber mais:

MELO, Roseli Freire. BRITO, Luiza Teixeira de Lima. Pesticidas e seus impactos no ambiente. Embrapa Semiárido. 2010. Disponível em:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/89981/1/Roseli.pdf (Acesso em 11/02/2019)

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Agropecuária. Mundo Educação. s/d. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agropecuaria-5.htm (Acesso em 06/02/2019)

SOUSA, Rafaela. Monocultura. Geografia Econômica. Mundo Educação. s/d Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/monocultura.htm (Acesso em 09/02/2019)

IWAKI, Gheorge Patrick. Contaminação ambiental por agrotóxicos: efeitos invisíveispara o solo, água e ar. Portal de Tratamento de Água. 30 de maio de 2018. Disponível em:

https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/contaminacao-ambiental-por-agrotoxicos/ (Acesso em 11/02/2019)

BARBOSA, Vanessa. ONU alerta para poluição das águas por abuso de agrotóxicos no campo. Revista Exame. 01 de julho de 2018. Disponível em:

https://exame.abril.com.br/mundo/onu-alerta-para-poluicao-das-aguas-por-abuso-de-agrotoxicos-no-campo/ (Acesso em 09/02/2019)

CAMPELLO, Marcelo. A questão ambiental e a nova geopolítica das nações: O discurso tecno(eco)lógico e a perpetuação da divisão internacional do trabalho. Conferência Internacional LALICS 2013 “Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CTI para um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”– Rio de Janeiro, 11 e 12 de Novembro, 2013. Disponível em:

http://www.redesist.ie.ufrj.br/lalics/papers/80_A_questao_ecologica_e_a_nova_geopolitica_das_nacoes_o_discurso_tecnoecolgico_e_a_perpetuacao_da_divisao_internacional_do_trabalho.pdf (Acesso em 04/02/2019)

RODRIGUES, Arlete Moysés. A questão ambiental e a (re)descoberta do espaço: uma nova relação sociedade/natureza? Boletim Paulista de Geografia, nº 73, 1994. Disponível em:

http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/886 (Acesso em 04/02/2019)

Contextos prévios:

Para este plano é recomendado que os alunos estejam familiarizados com objetivos de aprendizagem pautados na Habilidade da BNCC EF07GE05: “Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo” - sobretudo no que tange ao desenvolvimento da agricultura brasileira voltada à exportação.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, falando que hoje vocês discutirão sobre os impactos ambientais decorrentes da agropecuária no Brasil. Explique, sucintamente, que “agropecuária” é um termo que envolve as atividades agrícolas (cultivo de plantas) e pecuária (criação de gado/animais).

Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola se insere desempenhe de modo mais intenso alguma dessas atividades leve essa questão para que seja discutida em aula. É possível também que essa realidade esteja presente no cotidiano dos alunos a partir de atividade desenvolvida pela sua família e/ou conhecidos - se for o caso, problematize se a produção em questão se trata de produção familiar ou modelo agro-exportador. No decorrer da aula, enquanto os impactos vão sendo apresentados, dialogue com os alunos buscando levantar seus conhecimentos sobre algum desses impactos, mesmo que não estejam diretamente relacionados à atividade agropecuária.

Para você saber mais:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Agropecuária. Mundo Educação. s/d. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agropecuaria-5.htm (Acesso em 06/02/2019)

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA