Plano de aula: Aplicações de materiais condutores e isolantes térmicos

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de propagação do calor

Sobre esta aula: Este plano tem por objetivo inserir o aluno em uma dinâmica construtiva e investigativa a partir de conceitos e de temas estudados em aulas anteriores (calor, temperatura, materiais condutores e isolantes, formas de propagação do calor). Por esse motivo, é importante que essa atividade seja um complemento para ligar outros planos já trabalhados nesta unidade (formas de propagação do calor) e na unidade anterior (calor e temperatura).

Será desenvolvido um pequeno contexto, no qual professor interpretará um personagem que fará uma longa viagem, porém, para poder realizá-la, ele pede aos alunos que cuidem de seu animal de estimação, chamado Otavinho, o crocodilo. Claro que é uma história fictícia e fantasiosa, porém, essa será a estratégia utilizada para atrair e imergir os alunos na história, com o objetivo de solucionar um problema nesse contexto inusitado.

Os estudantes terão o desafio de projetar um sistema de aquecimento automático para aquecer o Otavinho, sendo um animal pertencente a classe dos répteis, tendo como uma de suas características apresentar sangue frio. Ou seja, os répteis não são capazes de produzir calor, diferentemente dos mamíferos e das aves.

A partir dessa abordagem, deve-se ressaltar que, mais importante que a total funcionalidade do projeto, é que os alunos explorem a criatividade e tudo o que aprenderam até aqui sobre materiais condutores, isolantes e formas de propagação do calor. A atividade é, portanto, uma forma de os alunos expressarem os aprendizados e a capacidade de colocar em prática o que viram até o momento. Evite, portanto, dar respostas, dizer o que funciona ou não, no início do trabalho deles. Procure fazer perguntas que os levem a perceber a viabilidade da proposta por conta própria.

Para sugestões e dicas sobre possíveis projetos (e ideias) que complementem a visão do professor neste plano, acesse seguir o link a seguir:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M5QU2qAzhNT2JUtcnkm5usskDbJJUZrB6gzrsHKWVtfJ59PwGfkbfAVedZKK/cie7-03me04.pdf

A referência abaixo traz a relação dos répteis e com o calor:

MUNDO ESTRANHO. Por que os répteis tem sangue frio? “Super Interessante”. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-os-repteis-tem-sangue-frio/>. Acesso em 20 de julho de 2018.

Materiais necessários para a aula: Uma caixa contendo materiais diversos para a turma (sucatas, caixas de leite, papelão, tecidos TNT e EVA, garrafas pet, isopor, caixas de sapato, algodão, tintas, pincéis, cola quente, fita adesiva, tesoura, estilete, palitos de dente, palitos de churrasco etc.).

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas (relembrando aulas anteriores):

• O que são materiais condutores mesmo?
  • E isolantes? O que são?
  • Citem exemplos de materiais condutores e isolantes térmicos (lembrar das aulas sobre a construção da garrafa térmica e do forno solar)
  • Onde esses materiais podem ser aplicados?

Após os alunos concluírem seus próprios argumentos, passe para o próximo slide.