Rascunho do plano de aula de Ciências
Plano de Aula
Plano de aula: Aplicações de materiais condutores e isolantes térmicos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de propagação do calor
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano tem por objetivo inserir o aluno em uma dinâmica construtiva e investigativa a partir de conceitos e de temas estudados em aulas anteriores (calor, temperatura, materiais condutores e isolantes, formas de propagação do calor). Por esse motivo, é importante que essa atividade seja um complemento para ligar outros planos já trabalhados nesta unidade (formas de propagação do calor) e na unidade anterior (calor e temperatura).
Será desenvolvido um pequeno contexto, no qual professor interpretará um personagem que fará uma longa viagem, porém, para poder realizá-la, ele pede aos alunos que cuidem de seu animal de estimação, chamado Otavinho, o crocodilo. Claro que é uma história fictícia e fantasiosa, porém, essa será a estratégia utilizada para atrair e imergir os alunos na história, com o objetivo de solucionar um problema nesse contexto inusitado.
Os estudantes terão o desafio de projetar um sistema de aquecimento automático para aquecer o Otavinho, sendo um animal pertencente a classe dos répteis, tendo como uma de suas características apresentar sangue frio. Ou seja, os répteis não são capazes de produzir calor, diferentemente dos mamíferos e das aves.
A partir dessa abordagem, deve-se ressaltar que, mais importante que a total funcionalidade do projeto, é que os alunos explorem a criatividade e tudo o que aprenderam até aqui sobre materiais condutores, isolantes e formas de propagação do calor. A atividade é, portanto, uma forma de os alunos expressarem os aprendizados e a capacidade de colocar em prática o que viram até o momento. Evite, portanto, dar respostas, dizer o que funciona ou não, no início do trabalho deles. Procure fazer perguntas que os levem a perceber a viabilidade da proposta por conta própria.
Para sugestões e dicas sobre possíveis projetos (e ideias) que complementem a visão do professor neste plano, acesse seguir o link a seguir:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M5QU2qAzhNT2JUtcnkm5usskDbJJUZrB6gzrsHKWVtfJ59PwGfkbfAVedZKK/cie7-03me04.pdf
A referência abaixo traz a relação dos répteis e com o calor:
MUNDO ESTRANHO. Por que os répteis tem sangue frio? “Super Interessante”. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-os-repteis-tem-sangue-frio/>. Acesso em 20 de julho de 2018.
Materiais necessários para a aula: Uma caixa contendo materiais diversos para a turma (sucatas, caixas de leite, papelão, tecidos TNT e EVA, garrafas pet, isopor, caixas de sapato, algodão, tintas, pincéis, cola quente, fita adesiva, tesoura, estilete, palitos de dente, palitos de churrasco etc.).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas (relembrando aulas anteriores):
- O que são materiais condutores mesmo?
- E isolantes? O que são?
- Citem exemplos de materiais condutores e isolantes térmicos (lembrar das aulas sobre a construção da garrafa térmica e do forno solar)
- Onde esses materiais podem ser aplicados?
Após os alunos concluírem seus próprios argumentos, passe para o próximo slide.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Para esta etapa, siga a narrativa da seguinte forma (criando um ambiente de suspense):
- Houve um imprevisto! Hoje é meu último dia...
- Precisarei fazer uma longa viagem de negócios!
- Mas, preciso que vocês cuidem do Otavinho enquanto eu estiver fora.
- Ele é muito sentimental, vai sentir a minha falta.
- Vocês podem cuidar do Otavinho em minha ausência, por favor?
É importante que o professor construa a narrativa com entonação e entusiasmo, interpretando um personagem para os alunos.
Nesse momento, eles deverão ficar curiosos com toda essa história, ao se perguntarem “Quem é o Otavinho?”, “É um animal de estimação?”.
Por fim, encerre com a seguinte questão: “Vocês querem conhecer o Otavinho?”
Contexto
Tempo sugerido:
Orientações: Ao apresentar o Otavinho, inicie com as seguintes perguntas:
1 - Como ele é classificado? (Mamífero, anfíbio, inseto ou réptil?)
2 - O que ele gosta de comer? (Carnívoro, herbívoro ou onívoro?)
3 - Otavinho é um animal de sangue quente ou sangue frio?
4 - Qual a primeira coisa que ele deve fazer ao acordar?
Em relação às respostas, os grupos devem concluir o seguinte:
1 - Otavinho pertence à classe dos répteis (jacarés, tartarugas, jabutis, cobras, lagartos, camaleão)
2 - Otavinho é um animal carnívoro (ou seja, come apenas carne), enquanto animais herbívoros comem somente vegetais. E animais onívoros, podem comer carne e vegetais.
3 - Uma das principais características dos répteis, é que eles são animais ectotérmicos, ou seja, são incapazes de regular a sua temperatura corporal constante (ao contrário dos mamíferos, por exemplo). No caso dos seres humanos, o suor é um mecanismo utilizado para diminuir a temperatura corporal e o tremor (em dias de baixa temperatura) é um mecanismo para aumentar a temperatura corporal. Como os répteis não possuem essas propriedades, necessitam receber energia do sol para se aquecer, e depois, buscam locais mais frescos para diminuir a sua temperatura.
4 - A primeira coisa que o Otavinho deve fazer ao acordar, é absorver a energia do sol para se aquecer, já que durante toda a noite ele não obteve nenhuma fonte de calor do ambiente (cedeu energia ao ambiente durante a noite). Dessa forma, Otavinho necessita da energia do sol para realizar suas principais atividades pela manhã e ao restante do dia (se alimentar por exemplo).
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, e complemente com os seguintes pontos:
1- Otavinho infelizmente não é um animalzinho dócil, então vocês não poderão passear com ele na coleira para se aquecer pela manhã.
2- Existe no meu apartamento um alimentador automático para o Otavinho, dessa forma, ele não terá problemas com a comida.
3 - No apartamento existe uma piscina particular (ou uma banheira) para o Otavinho se refrescar, pois, répteis não são capazes de controlar a sua temperatura corporal (como explicado anteriormente), dessa forma, necessitam de uma alternativa para refrescar seu corpo e manter-se em equilíbrio após se aquecer.
Permita que os grupos criem hipóteses e teorias sobre como poderiam aquecer o Otavinho enquanto você estiver fora de casa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 31 minutos.
Orientações: Desafie os alunos a projetar um sistema de aquecimento automático para o Otavinho e a montar o protótipo com os materiais fornecidos pelo professor em aula.
ATENÇÃO: É importante que o professor reforce que o projeto precisa incluir um controlador de temperatura para que ela não ultrapasse 40oC, evitando assim tanto acidentes no apartamento como problemas para o Otavinho, mesmo ele tendo a piscina para baixar sua temperatura, caso fique muito quente.
Forneça 12 minutos para os alunos pensarem e realizarem o esboço do projeto. Sugira que os alunos deem uma volta na escola, para obter ideias e pegar materiais que estejam dispersos por ela (plantas, galhos e cascalhos, por exemplo), para inserir na construção do projeto.
Em seguida, forneça para os alunos, uma caixa contendo materiais diversos (sucatas, caixas de leite, papelão, tecidos TNT e EVA, garrafas pet, isopor, caixas de sapato, algodão, tintas, pincéis, cola quente, fita adesiva, tesoura, estilete etc).
Essa atividade também pode ser realizada e organizada, em parceria com o professor(a) de artes, para que eles explorem também o lada artístico na execução do projeto e possam utilizar o material da sala da disciplina.
Obs: Os materiais da caixa também podem ser fornecidos pelos próprios alunos. Solicite que os alunos tragam materiais que não usam mais, ou que já foram descartados em suas casas, para trazer à escola e deixar na “caixa de sucatas”, sendo que essa caixa poderá ser utilizada a qualquer momento para a realização de atividades diversas.
Obs2: Caso deseje, este plano pode ser desenvolvido em duas aulas. Sendo a primeira dedicada às seguintes etapas: desenvolvimento, escrita, esboço do projeto e escolha dos materiais para a construção do sistema. A segunda aula teria foco na construção das maquetes, podendo (ou não) ser utilizada a caixa de materiais, cabe ao professor decidir.
Obs3: Deixe claro que os projetos não precisam ser completamente funcionais, ou seja, as maquetes não precisam produzir calor de fato, mas devem conter os princípios básicos e as automatizações que irão realizar essa produção de calor.
Obs4: Caso os alunos tenham dificuldade para pensar em algum projeto, forneça algumas ideias, por exemplo:
- Vocês podem pensar em jogos como o Minecraft, como vocês constroem e planejam as coisas? (Mecanismos)
- Podem pensar em algum botão, que o Otavinho irá apertar, gerando uma corrente elétrica que percorrerá um caminho até uma resistência (chuveiro), gerando calor (princípio dos aquecedores e secadores de cabelo).
- Algum botão ou mecanismo com refletores que captem (ou levem) a luz do sol até a cama do Otavinho.
- Projeto de uma banheira térmica para o Otavinho.
- Algum sistema que envolva materiais isolantes (lembrar do projeto da garrafa térmica e do forno), construíndo uma espécie de estufa após coletar o calor do sol.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Após os alunos montarem os projetos, peça para que eles se espalhem pela sala e observem os projetos dos colegas, prestando atenção às semelhanças e diferenças entre as produções.
O professor deverá pedir para que cada grupo apresente o seu projeto, fazendo as seguintes perguntas:
- O que vocês pensaram ao saber que o desafio era construir um sistema de aquecimento para um crocodilo?
- Que ideias inicias vocês tiveram? Houveram dificuldades criativas?
- Como chegaram até o esboço do projeto?
- Algumas das aulas anteriores ajudaram a pensar em alguma solução?
- O que vocês podem concluir com esse trabalho?
Após a apresentação de cada grupo, comente os projetos, complementando a escolha e as estratégias com os temas de aulas que já foram desenvolvidas. É importante salientar que essa proposta de trabalho, é realizada, essencialmente pelo aluno. Por esse motivo, seja, de fato, um mediador diante da produção e da construção do conhecimento dos alunos, enquanto os mesmos deverão agir de forma ativa e investigativa para solucionar o problema dado pelo professor.
Rascunho do plano de aula de Ciências
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma. Apresente o título da aula e faça os questionamentos propostos. Apresente os slides “contexto” e entre na história.
Faça as perguntas relacionadas ao Otavinho, para que os estudantes compreendam melhor as necessidades do animal.
Apresente a questão disparadora:
- Como você faria para aquecer o Otavinho em sua casa?
Mão na massa
Desafie os estudantes a projetarem um sistema de aquecimento automático para o Otavinho e montarem o protótipo com os materiais disponíveis em casa. A ideia é utilizar a criatividade a partir do dos materiais que estão a disposição.
Explique que o protótipo não precisa ter o tamanho real e que ele serve para apresentar uma proposta de como será.
Forneça as orientações apresentadas no slide “mão na massa” e o roteiro disponível na aba “materiais e atividades”.
Peça aos estudantes que filmem o protótipo construído e façam uma explicação de como ele foi feito.
Compartilhe os vídeos com os demais alunos da turma e oriente-os a apreciarem as produções dos colegas.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma. Siga as orientações disponíveis nos slides “sistematização” e dê espaço para que os estudantes possam responder às questões propostas e comentar os protótipos dos colegas.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar orientando quais os materiais disponíveis em casa que podem ser utilizados na construção do protótipo. É importante avisar à família que a atividade proposta é construir um protótipo simples e pequeno. Avise-os, também, que não é necessário sair comprando materiais, o objetivo aqui é que os estudantes utilizem a criatividade para criar a partir do que têm à disposição.
Aplicações de materiais condutores e isolantes térmicos
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Propor alternativas tecnológicas para a construção de um sistema de aquecimento automático, com base nos conhecimentos sobre condutores e isolantes térmicos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EFO7CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Professor-autor: João Paulo Trindade dos Santos
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Este plano tem por objetivo inserir o aluno em uma dinâmica construtiva e investigativa a partir de conceitos e de temas estudados em aulas anteriores (calor, temperatura, materiais condutores e isolantes, formas de propagação do calor). Por esse motivo, é importante que essa atividade seja um complemento para ligar outros planos já trabalhados nesta unidade (formas de propagação do calor) e na unidade anterior (calor e temperatura).
Será desenvolvido um pequeno contexto, no qual professor interpretará um personagem que fará uma longa viagem, porém, para poder realizá-la, ele pede aos alunos que cuidem de seu animal de estimação, chamado Otavinho, o crocodilo. Claro que é uma história fictícia e fantasiosa, porém, essa será a estratégia utilizada para atrair e imergir os alunos na história, com o objetivo de solucionar um problema nesse contexto inusitado.
Os estudantes terão o desafio de projetar um sistema de aquecimento automático para aquecer o Otavinho, sendo um animal pertencente a classe dos répteis, tendo como uma de suas características apresentar sangue frio. Ou seja, os répteis não são capazes de produzir calor, diferentemente dos mamíferos e das aves.
A partir dessa abordagem, deve-se ressaltar que, mais importante que a total funcionalidade do projeto, é que os alunos explorem a criatividade e tudo o que aprenderam até aqui sobre materiais condutores, isolantes e formas de propagação do calor. A atividade é, portanto, uma forma de os alunos expressarem os aprendizados e a capacidade de colocar em prática o que viram até o momento. Evite, portanto, dar respostas, dizer o que funciona ou não, no início do trabalho deles. Procure fazer perguntas que os levem a perceber a viabilidade da proposta por conta própria.
Para sugestões e dicas sobre possíveis projetos (e ideias) que complementem a visão do professor neste plano, acesse seguir o link a seguir: https://docs.google.com/document/d/1Gt4TSBOgY1zeUtmC8INZ43sAh17yZWOk-oQVx1FzA1c/edit
A referência abaixo traz a relação dos répteis e com o calor:
MUNDO ESTRANHO. Por que os répteis tem sangue frio? “Super Interessante”. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-os-repteis-tem-sangue-frio/>. Acesso em 20 de julho de 2018.