Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo.
Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Relembrar a multiplicação e divisão de frações.
Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide. Peça para que os alunos utilizem papel e lápis a fim de verificar os cálculos acima. Ressalte para a turma como é importante que eles relembrem este conteúdo para a realização das atividades que estão a seguir.
Discuta com a turma: Questione a turma se eles se recordam de como se calcula a multiplicação e a divisão de frações, e qual é a diferença entre estas operações.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)
Propósito: Aplicar a multiplicação e divisão de frações em uma situação cotidiana.
Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhá-la. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas para estimular o desenvolvimento dos alunos e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.
O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize o produto e a divisão de frações, reforçando o seu significado no contexto social. A interpretação do texto é parte do trabalho, mas caso os alunos não entendam como os adicionais são calculados, auxilie-os para que seja possível realizar a atividade.
Discuta com a turma: Faça perguntas que retomem o conhecimento previamente adquirido pela turma a respeito de multiplicação e divisão de fração. Como a atividade é uma situação problema que envolve o cálculo de 13º salário e adicional de férias referente a férias, questione-os a respeito desse direito constitucional de todo trabalhador de carteira assinada e acima de tudo de como é calculado.
Para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)
Propósito: Aplicar a multiplicação e divisão de frações em uma situação cotidiana.
Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhá-la. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas para estimular o desenvolvimento dos alunos e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.
O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize o produto e a divisão de frações, reforçando o seu significado no contexto social. A interpretação do texto é parte do trabalho, mas caso os alunos não entendam como os adicionais são calculados, auxilie-os para que seja possível realizar a atividade.
Discuta com a turma: Faça perguntas que retomem o conhecimento previamente adquirido pela turma a respeito de multiplicação e divisão de fração. Como a atividade é uma situação problema que envolve o cálculo de 13º salário e adicional de férias referente a férias, questione-os a respeito desse direito constitucional de todo trabalhador de carteira assinada e acima de tudo de como é calculado.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)
Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.
Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio dos alunos. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.
Discuta com a turma: Questione as estratégias utilizadas de cálculo e se estas utilizaram as operações de multiplicação e divisão de fração. Faça perguntas como:
- Por que para calcularmos a fração de um número ou fração de fração utilizamos a multiplicação?
- Qual a diferença na hora de se calcular uma multiplicação ou uma divisão de frações?
- Quais caminhos existem para se calcular os itens pedidos no enunciado? Qual o caminho mais ágil?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)
Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.
Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio dos alunos. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.
Discuta com a turma: Questione as estratégias utilizadas de cálculo e se estas utilizaram as operações de multiplicação e divisão de fração. Faça perguntas como:
- Por que para calcularmos a fração de um número ou fração de fração utilizamos a multiplicação?
- Qual a diferença na hora de se calcular uma multiplicação ou uma divisão de frações?
- Quais caminhos existem para se calcular os itens pedidos no enunciado? Qual o caminho mais ágil?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)
Propósito: Comparar e discutir com os alunos os resultados obtidos.
Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio dos alunos. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.
Discuta com a turma: Questione as estratégias utilizadas de cálculo e se estas utilizaram as operações de multiplicação e divisão de fração. Faça perguntas como:
- Por que para calcularmos a fração de um número ou fração de fração utilizamos a multiplicação?
- Qual a diferença na hora de se calcular uma multiplicação ou uma divisão de frações?
- Quais caminhos existem para se calcular os itens pedidos no enunciado? Qual o caminho mais ágil?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Encerrar a aula fazendo uma avaliação da aula e um resumo do que foi estudado.
Orientação: Encerre a aula conversando com os alunos e fazendo um resumo e um levantamento sobre o que aprenderam e o que acharam da aula, levantando outras situações onde há o uso de frações, como em receitas culinárias por exemplo.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu na aula de hoje?
- O que você achou da aula?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Verificar o aprendizado do aluno na aula.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Faça uma análise do resultado da turma e avalie se o objetivo de aprendizagem da aula foi alcançado.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de respostas.
Propósito: Verificar o conhecimento do aluno adquirido durante a aula.
Link para impressão :https://goo.gl/UBqFiy
Link resolução: https://goo.gl/R4pPF8
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar