Plano de Aula

Plano de aula: Clube de Matemática: lista de compras evita desperdício de alimentos?

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano visa desenvolver nos estudantes de 6º e 7º anos a consciência sobre o consumo responsável de alimentos, reconhecendo a importância da redução do desperdício de produtos que são comprados em excesso. Por meio de situações práticas, como a elaboração de listas de compras, a ideia é que os alunos compreendam como suas escolhas de consumo impactam no orçamento familiar e geram consequências ambientais, sociais e econômicas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Operações envolvendo números racionais na forma decimal e percentual

Objetivos de aprendizagem

  • Resolver situações-problema envolvendo números racionais representados na forma decimal e percentual.

  • Realizar leitura de dados e gráficos de setores.

  • Reconhecer que os alimentos desperdiçados provocam impactos negativos, tanto ambientais como sociais e econômicos.

  • Reconhecer que evitar a compra de alimentos desnecessários é um hábito de consumo consciente, que pode e deve ser adotado por todo cidadão.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

5. Cultura digital.

7. Argumentação.

10. Responsabilidade e cidadania.

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 10 minutos.

Inicie a aula questionando os estudantes se eles já observaram na sua residência, na escola, em mercados, feiras, restaurantes ou outros locais que frequentam, o desperdício de alimentos. Caso a resposta seja positiva, provoque-os a pensar sobre o motivo que causa esse desperdício. Se a resposta for negativa, pergunte se em algum momento, desde a produção até chegar em nossa casa ou escola, ou seja, na colheita, no armazenamento, na embalagem ou no transporte, ocorre a perda de alimentos. Nesse momento, é interessante abordar a diferença entre perda e desperdício. As perdas dizem respeito às fases de produção, armazenamento, embalagem e transporte, enquanto o desperdício pode ocorrer nas etapas de varejo e consumo.

Após essas reflexões, apresente o vídeo “Desperdício de alimentos”.

Na sequência, amplie a discussão, fazendo os seguintes questionamentos:

- Onde acreditam que a perda ou desperdício de alimentos é maior: na colheita, no armazenamento, no transporte, nos locais de venda ou no consumo final (residências, escolas, restaurantes etc)?

A partir das respostas compartilhadas, apresente os seguintes dados estatísticos e estimule as interpretações após a leitura das informações.

Infográfico sobre desperdício de alimentos no Brasil. Catraca Livre.
Reprodução: Catraca Livre. Link: https://catracalivre.com.br/especiais/desperdicio-de-alimento/

Esses dados também podem ser organizados em uma apresentação digital com animação, utilizando gráficos e com uma informação por vez de acordo com a ordem das etapas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO