Lista de compras - Anexo I
Plano de Aula
Plano de aula: Clube de Matemática: lista de compras evita desperdício de alimentos?
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano visa desenvolver nos estudantes de 6º e 7º anos a consciência sobre o consumo responsável de alimentos, reconhecendo a importância da redução do desperdício de produtos que são comprados em excesso. Por meio de situações práticas, como a elaboração de listas de compras, a ideia é que os alunos compreendam como suas escolhas de consumo impactam no orçamento familiar e geram consequências ambientais, sociais e econômicas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Operações envolvendo números racionais na forma decimal e percentual
Objetivos de aprendizagem
- Resolver situações-problema envolvendo números racionais representados na forma decimal e percentual.
- Realizar leitura de dados e gráficos de setores.
- Reconhecer que os alimentos desperdiçados provocam impactos negativos, tanto ambientais como sociais e econômicos.
- Reconhecer que evitar a compra de alimentos desnecessários é um hábito de consumo consciente, que pode e deve ser adotado por todo cidadão.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
5. Cultura digital.
7. Argumentação.
10. Responsabilidade e cidadania.
Bibliografia
- PRIMEIROS PASSOS. O consumo consciente é pra você também. Disponível em: https://passos.akatu.org.br/. Acesso em 16 de out. de 2024.
- NOVA ESCOLA. Fome no Brasil: como discutir o tema com os alunos. Disponível em: https://box.novaescola.org.br/etapa/3/educacao-fundamental-2/caixa/363/fome-no-brasil-como-discutir-o-tema-com-os-alunos. Acesso em 16 de out. de 2024.
- NOVA ESCOLA. Educação Financeira e Alimentar de mãos dadas: como relacionar os assuntos?. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/21164/educacao-financeira-e-alimentar-de-maos-dadas-como-relacionar-os-assuntos. Acesso em 16 de out. de 2024.
- CATRACA LIVRE. Desperdício de comida: o que eu tenho a ver com isso? Disponível em: https://catracalivre.com.br/especiais/desperdicio-de-alimento/. Acesso em 16 de out. de 2024.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 minutos.
Inicie a aula questionando os estudantes se eles já observaram na sua residência, na escola, em mercados, feiras, restaurantes ou outros locais que frequentam, o desperdício de alimentos. Caso a resposta seja positiva, provoque-os a pensar sobre o motivo que causa esse desperdício. Se a resposta for negativa, pergunte se em algum momento, desde a produção até chegar em nossa casa ou escola, ou seja, na colheita, no armazenamento, na embalagem ou no transporte, ocorre a perda de alimentos. Nesse momento, é interessante abordar a diferença entre perda e desperdício. As perdas dizem respeito às fases de produção, armazenamento, embalagem e transporte, enquanto o desperdício pode ocorrer nas etapas de varejo e consumo.
Após essas reflexões, apresente o vídeo “Desperdício de alimentos”.
Na sequência, amplie a discussão, fazendo os seguintes questionamentos:
- Onde acreditam que a perda ou desperdício de alimentos é maior: na colheita, no armazenamento, no transporte, nos locais de venda ou no consumo final (residências, escolas, restaurantes etc)?
A partir das respostas compartilhadas, apresente os seguintes dados estatísticos e estimule as interpretações após a leitura das informações.
Esses dados também podem ser organizados em uma apresentação digital com animação, utilizando gráficos e com uma informação por vez de acordo com a ordem das etapas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO