Plano de Aula

Plano de aula: Potência de Fração

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo e ampliando as operações com racionais.

mais ações

Descrição

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas




Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de fração.



Conceito-chave

Potenciação de números fracionários



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de fração.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula que é conceituar e construir significado para a potência de base na forma de fração, através da resolução de situações problemas, é importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos devem ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para calcular a potência de frações.

Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem aos alunos.