Plano de Aula

Plano de aula: Processos de formação de palavras

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Palavras derivadas e palavras compostas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é entender os processos de derivação e composição de palavras.

Materiais necessários:

Computador com acesso à Internet para exibição do vídeo “Homão interroga João Gibão” (cena da novela Saramandaia. Rede Globo. 2013.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jPpSKFsgTLc>. Acesso em 20 de outubro de 2018.

Envelopes (nº de alunos : 4 x 3)

Fichas com palavras, prefixos e sufixos (disponível nos anexos - nº de alunos : 4). As fichas já devem estar recortadas e colocadas nos devidos envelopes.

Cartazes de palavras (já recortados) e de questões finais (este opcional).

Fita adesiva para fixar os cartazes nas camisas dos alunos.

Quadro e giz.

Volp on-line. Disponível em http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario; acesso em 23 de novembro de 2018

Observação: A divisão por 4 é feita considerando a formação de grupos de quatro pessoas.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá formar palavras que não existem. Nesse caso, o professor deve levar a turma a procurar a palavra no dicionário ou no Volp (se o tiver na escola ou por meio da Internet), lembrando que a língua tem convenções a serem respeitadas, mas, considerando também que é mutável, pode ser que venha, futuramente, a incluir os vocábulos formados pelos alunos.

Referências sobre o assunto:

FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Semântica para a Educação Básica. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.

ILARI, Rodolfo. Introdução ao Estudo do Léxico: Brincando com as Palavras. São Paulo, Contexto, 2012.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Diga aos alunos que hoje a aula será de mágica: A mágica da formação de palavras, para nomear novas coisas e exercer a atividade comunicativa.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO