Plano de aula: Processos de formação de palavras

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Palavras derivadas e palavras compostas

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é entender os processos de derivação e composição de palavras.

Materiais necessários:

Computador com acesso à Internet para exibição do vídeo “Homão interroga João Gibão” (cena da novela Saramandaia. Rede Globo. 2013.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jPpSKFsgTLc>. Acesso em 20 de outubro de 2018.

Envelopes (nº de alunos : 4 x 3)

Fichas com palavras, prefixos e sufixos (disponível nos anexos - nº de alunos : 4). As fichas já devem estar recortadas e colocadas nos devidos envelopes.

Cartazes de palavras (já recortados) e de questões finais (este opcional).

Fita adesiva para fixar os cartazes nas camisas dos alunos.

Quadro e giz.

Volp on-line. Disponível em http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario; acesso em 23 de novembro de 2018

Observação: A divisão por 4 é feita considerando a formação de grupos de quatro pessoas.

Dificuldades antecipadas: O aluno poderá formar palavras que não existem. Nesse caso, o professor deve levar a turma a procurar a palavra no dicionário ou no Volp (se o tiver na escola ou por meio da Internet), lembrando que a língua tem convenções a serem respeitadas, mas, considerando também que é mutável, pode ser que venha, futuramente, a incluir os vocábulos formados pelos alunos.

Referências sobre o assunto:

FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Semântica para a Educação Básica. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.

ILARI, Rodolfo. Introdução ao Estudo do Léxico: Brincando com as Palavras. São Paulo, Contexto, 2012.

Tema da aula

Orientações: Diga aos alunos que hoje a aula será de mágica: A mágica da formação de palavras, para nomear novas coisas e exercer a atividade comunicativa.