Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo palavras derivadas e compostas

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Palavras derivadas e palavras compostas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar, a partir da análise de verbetes, a regularidade de formação de palavras por derivação e composição.

Materiais necessários:

Dicionário - grande - para introduzir a aula, questionando os alunos sobre como é possível haver tantas palavras na língua. (Levar um dicionário referência: Houaiss, Aurélio, Aulete... Provavelmente, haverá um na biblioteca da escola.)

Jogo das palavras (imprimir, se possível, em papel mais grosso, tipo vergê, cartolina ou color-set). Número de impressão igual ao número de alunos da turma dividido por dois. É importante que as palavras já estejam recortadas e misturadas). Veja o material aqui.

Quadro.

Dificuldades antecipadas: As palavras compostas que se juntam sem hífen, com perda de alguma letra, podem trazer dificuldade para os alunos. Assim, pode ser necessário que o professor explique a origem das palavras. Por exemplo, o “girassol” é assim chamado porque a flor gira em direção ao sol.

Referências sobre o assunto:

Explicações e exemplos de palavras compostas e derivadas: CUNHA, Celso. Gramática Básica do Português Contemporâneo. Capítulos 04.01, 04.02 e 04.06. Disponível em <http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=gramatica>. Acesso em: 20 out. 2018.

Palavras derivadas e compostas. Ciberdúvidas de Língua Portuguesa. Disponível em: <https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/palavras-compostas-e-derivadas/30253>. Acesso em: 7 jul. 2018.

Formação de palavras: composição, derivação e seus tipos. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/formacao-de-palavras-derivacao-composicao-e-seus-tipos.htm>. Acesso em: 20 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Reserve, com antecedência, o material indicado nas anotações do slide anterior. Atente-se também ao tempo destinado a cada etapa do plano de aula, a fim de aproveitá-lo da melhor forma possível.
  • Inicie a aula, dizendo aos alunos que a aula será muito divertida.
  • Peça que leiam o tema da aula no slide e diga-lhes que vão descobrir essas palavras conjuntamente.