Plano de aula: Criação de palavras derivadas e compostas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Palavras derivadas e palavras compostas

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é entender os processos de derivação e composição de palavras.

Materiais necessários:

Computador com acesso à Internet (se não tiver, pode fazer um cartaz com a definição encontrada no dicionário; não se aconselha a escrever essa definição no quadro para evitar perda de tempo).

Projetor para exibição do verbete e do exercício.

Quadro/giz.

Cronômetro (pode ser o celular ou uma ampulheta de algum jogo, que tenha a duração de 30 segundos).

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldade na criação de palavras a partir das dicas apresentadas, sobretudo quando essas palavras sofrem alteração na escrita (composição); motivo pelo qual é importante que a atividade de desenvolvimento seja feita em dupla e que o professor ande pela sala, acompanhando e auxiliando o trabalho.

Referências sobre o assunto:

Prefixos e sufixos gregos e latinos: uma proposta de ensino. Camilla Timm e Lúcia Sá Rabelo. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/60667/000861827.pdf>. Acesso em: 20 out. 2018.

Tema da aula

Orientações: Diga: “Quase sempre falamos palavras que já existem no dicionário. “Cripalavras” é uma palavra que não existe no dicionário. O que será que ela significa? (Criar palavras, criando palavras.) Hoje, vamos criar novas palavras, que não existem no dicionário. Será que se elas existissem no dicionário, as pessoas, em geral, iriam usá-las?” (Trata-se de uma pergunta retórica, portanto, não há necessidade de esperar e/ou discutir possíveis respostas.)