Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é, partindo de textos do cotidiano, propor uma análise das funções assumidas pelos verbos na estrutura de um texto. Espera-se que os alunos, por meio das atividades aqui planejadas, exercitem em textos a identificação de verbos e dos Modos Verbais, desafiando-os a perceber as diferenças de intencionalidade no uso do Imperativo, do Subjuntivo e do Indicativo.
Materiais necessários:
- Textos impressos: notícia, propaganda, poema.
- Lápis colorido.
- Lápis preto.
- Quadro ou projetor para apresentar os slides.
Dificuldades antecipadas: os alunos poderão confundir verbos com outras classes gramaticais, tais como substantivo, adjetivo ou advérbios, por ainda não terem o domínio da diferença entre elas.
Referências sobre o assunto:
CASTILHO, Ataliba T.de. Nova Gramática do português brasileiro. 1ª ed., 3a impressão. São Paulo: Contexto, 2014.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- É desejável que os alunos já tenham feito alguma atividade de descoberta que os tenha levado à conclusão sobre os sentidos dos Modos Verbais.
- Projete o slide ou escreva no quadro os três Modos Verbais, a saber:
- Indicativo – verdade, fato.
- Subjuntivo – possibilidade, desejo.
- Imperativo – ordem ou pedido.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
- Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.
Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
- Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.
Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
- Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.
Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
- Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.
Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
- Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.
Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Faça as perguntas do slide à turma. As perguntas estão no material complementar, assim como as respostas.
- Do ponto de vista semântico, expressamos com o Modo Indicativo uma avaliação do que se fala, como um estado de coisas reais, verdadeiro. No texto sobre o filme da Turma da Mônica, o que se diz não se trata de uma possibilidade e tampouco de uma ordem que está sendo dada à alguém, mas o relato de um fato real.
- Do ponto de vista semântico, expressamos com o Imperativo uma ordem, como em “Venha”, “Traga”, “Divirta-se”. Como o segundo texto trata-se de uma propaganda, a intenção é de persuadir as pessoas a ajudarem outras necessitadas.
- O Subjuntivo utilizado nos versos expressa o desejo do eu-lírico: o que ele faria se a rua fosse dele? Percebam que todas as vezes que utilizamos o subjuntivo em uma oração, esta oração necessita de complemento para fazer sentido, ou seja, outra oração com verbo no modo Indicativo.
- As perguntas poderão ser escritas também no quadro ou projetar o slide.
- Inicialmente as perguntas serão respondidas oralmente pelos alunos, a fim de proporcionar uma discussão entre eles.
- Posteriormente, escreva as respostas no quadro para que a turma tenha esse conteúdo registrado na folha de exercícios (material complementar), ou no caderno.
Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.