14016
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitação dos Modos Verbais em textos do cotidiano

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Exercitação dos Modos Verbais em textos do cotidiano

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabete Felicio Camargo Yamazi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é, partindo de textos do cotidiano, propor uma análise das funções assumidas pelos verbos na estrutura de um texto. Espera-se que os alunos, por meio das atividades aqui planejadas, exercitem em textos a identificação de verbos e dos Modos Verbais, desafiando-os a perceber as diferenças de intencionalidade no uso do Imperativo, do Subjuntivo e do Indicativo.

Materiais necessários:

  • Textos impressos: notícia, propaganda, poema.
  • Lápis colorido.
  • Lápis preto.
  • Quadro ou projetor para apresentar os slides.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão confundir verbos com outras classes gramaticais, tais como substantivo, adjetivo ou advérbios, por ainda não terem o domínio da diferença entre elas.

Referências sobre o assunto:

CASTILHO, Ataliba T.de. Nova Gramática do português brasileiro. 1ª ed., 3a impressão. São Paulo: Contexto, 2014.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • É desejável que os alunos já tenham feito alguma atividade de descoberta que os tenha levado à conclusão sobre os sentidos dos Modos Verbais.
  • Projete o slide ou escreva no quadro os três Modos Verbais, a saber:
  • Indicativo – verdade, fato.
  • Subjuntivo – possibilidade, desejo.
  • Imperativo – ordem ou pedido.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
  • Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
  • Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
  • Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
  • Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
  • Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça as perguntas do slide à turma. As perguntas estão no material complementar, assim como as respostas.
  • Do ponto de vista semântico, expressamos com o Modo Indicativo uma avaliação do que se fala, como um estado de coisas reais, verdadeiro. No texto sobre o filme da Turma da Mônica, o que se diz não se trata de uma possibilidade e tampouco de uma ordem que está sendo dada à alguém, mas o relato de um fato real.
  • Do ponto de vista semântico, expressamos com o Imperativo uma ordem, como em “Venha”, “Traga”, “Divirta-se”. Como o segundo texto trata-se de uma propaganda, a intenção é de persuadir as pessoas a ajudarem outras necessitadas.
  • O Subjuntivo utilizado nos versos expressa o desejo do eu-lírico: o que ele faria se a rua fosse dele? Percebam que todas as vezes que utilizamos o subjuntivo em uma oração, esta oração necessita de complemento para fazer sentido, ou seja, outra oração com verbo no modo Indicativo.
  • As perguntas poderão ser escritas também no quadro ou projetar o slide.
  • Inicialmente as perguntas serão respondidas oralmente pelos alunos, a fim de proporcionar uma discussão entre eles.
  • Posteriormente, escreva as respostas no quadro para que a turma tenha esse conteúdo registrado na folha de exercícios (material complementar), ou no caderno.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é, partindo de textos do cotidiano, propor uma análise das funções assumidas pelos verbos na estrutura de um texto. Espera-se que os alunos, por meio das atividades aqui planejadas, exercitem em textos a identificação de verbos e dos Modos Verbais, desafiando-os a perceber as diferenças de intencionalidade no uso do Imperativo, do Subjuntivo e do Indicativo.

Materiais necessários:

  • Textos impressos: notícia, propaganda, poema.
  • Lápis colorido.
  • Lápis preto.
  • Quadro ou projetor para apresentar os slides.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão confundir verbos com outras classes gramaticais, tais como substantivo, adjetivo ou advérbios, por ainda não terem o domínio da diferença entre elas.

Referências sobre o assunto:

CASTILHO, Ataliba T.de. Nova Gramática do português brasileiro. 1ª ed., 3a impressão. São Paulo: Contexto, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • É desejável que os alunos já tenham feito alguma atividade de descoberta que os tenha levado à conclusão sobre os sentidos dos Modos Verbais.
  • Projete o slide ou escreva no quadro os três Modos Verbais, a saber:
  • Indicativo – verdade, fato.
  • Subjuntivo – possibilidade, desejo.
  • Imperativo – ordem ou pedido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
  • Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
  • Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
  • Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
  • Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima cópias dos três textos: notícia, propaganda e poema (disponíveis nos materiais complementares) em número suficiente para que a turma possa trabalhar em duplas.
  • Peça às duplas que, com um lápis, sublinhe os verbos encontrados nos textos.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça as perguntas do slide à turma. As perguntas estão no material complementar, assim como as respostas.
  • Do ponto de vista semântico, expressamos com o Modo Indicativo uma avaliação do que se fala, como um estado de coisas reais, verdadeiro. No texto sobre o filme da Turma da Mônica, o que se diz não se trata de uma possibilidade e tampouco de uma ordem que está sendo dada à alguém, mas o relato de um fato real.
  • Do ponto de vista semântico, expressamos com o Imperativo uma ordem, como em “Venha”, “Traga”, “Divirta-se”. Como o segundo texto trata-se de uma propaganda, a intenção é de persuadir as pessoas a ajudarem outras necessitadas.
  • O Subjuntivo utilizado nos versos expressa o desejo do eu-lírico: o que ele faria se a rua fosse dele? Percebam que todas as vezes que utilizamos o subjuntivo em uma oração, esta oração necessita de complemento para fazer sentido, ou seja, outra oração com verbo no modo Indicativo.
  • As perguntas poderão ser escritas também no quadro ou projetar o slide.
  • Inicialmente as perguntas serão respondidas oralmente pelos alunos, a fim de proporcionar uma discussão entre eles.
  • Posteriormente, escreva as respostas no quadro para que a turma tenha esse conteúdo registrado na folha de exercícios (material complementar), ou no caderno.

Materiais complementares: clique aqui para acessar o texto para impressão. E aqui para acessar as respostas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano