Imagens contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os desafios do trabalhador livre ao longo da História
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão e servidão no mundo antigo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador) e cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula. Caso não disponha dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.
Material complementar:
Link para as imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GkkHdRXBzfpaPuzT3RqqAkkTX95C8NuFPqKWmmDQFCymZGJsepT865Zfgghx/his6-17und04-imagens-contextualizacao.pdf
Link para a Tabela de registros:
Link para o documento da Abordagem 1- A desigualdade nas relações sociais do trabalhador livre durante a História.
Link para o documento da Abordagem 2 - A luta por direitos dos trabalhadores livres.
Link para o documento da Abordagem 3 - As críticas aos trabalhadores.
Link para a impressão do formulário Carteira universal:
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO