Imagens contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os desafios do trabalhador livre ao longo da História
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão e servidão no mundo antigo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador) e cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula. Caso não disponha dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.
Material complementar:
Link para as imagens da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GkkHdRXBzfpaPuzT3RqqAkkTX95C8NuFPqKWmmDQFCymZGJsepT865Zfgghx/his6-17und04-imagens-contextualizacao.pdf
Link para a Tabela de registros:
Link para o documento da Abordagem 1- A desigualdade nas relações sociais do trabalhador livre durante a História.
Link para o documento da Abordagem 2 - A luta por direitos dos trabalhadores livres.
Link para o documento da Abordagem 3 - As críticas aos trabalhadores.
Link para a impressão do formulário Carteira universal:
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (compreender as diversas concepções de trabalho livre durante a História).
Divida a turma em duplas. Informe que deverão permanecer nesta formação até o fim da aula.
Projete o slide e peça para responderem a pergunta. É esperado que os estudantes não consigam correlacionar as imagens e fiquem um pouco perdidos em reconhecer que todas os trabalhos apresentados são livres, cada um com sua respectiva característica. Para estimular o pensamento dos estudantes, apresente as questões seguintes: (4 minutos).
- Como compreende o trabalho livre?
- A dona de casa pode ser considerada uma trabalhadora?
- Quais são os desafios que estes trabalhadores têm em seu cotidiano?
A expectativa com o levantamento dessas questões é que os estudantes identifiquem nas imagens o universo do trabalho e as diversas modalidades e opções no mundo atual. Além desta proposição inicial é importante que compreendam os desafios que o dia a dia de um trabalhador e trabalhadora vivenciam em seu cotidiano, favorecendo o debate entre os estudantes.
Link para as imagens dos slides: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GkkHdRXBzfpaPuzT3RqqAkkTX95C8NuFPqKWmmDQFCymZGJsepT865Zfgghx/his6-17und04-imagens-contextualizacao.pdf
Referências das imagens usadas na Contextualização:
Trabalho doméstico. 23 dez. 2017. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/04/trabalho- domestico-permanece-sendo-uma-atividade-feminina-aponta-estudo. Acesso em: 10 mai. 2019.
Socorristas. 10 Fev. 2016. Disponível em: http://www.cruzvermelhasm.org.br/cv/?p=3202 . Acesso em: 10 mai. 2019.
Manicure. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Manicure-fashion.jpg . Acesso: em 10 mai.2019.
Uber. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Uber_self_driving_car.jpg. Acesso em: 10 mai. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Para este momento, separe previamente todo o material a ser entregue para a turma. Imprima os documentos disponíveis nos links abaixo, na quantidade suficiente para o número de duplas que irão realizar a tarefa. É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar a atividade (sugere-se 2 minutos para isso).
- Distribua uma cópia da Abordagem 1 e da Tabela de registro para cada dupla. Explique que a tabela será utilizada até o fim da aula. Mostre cada parte, esclarecendo como deverão registrar as informações, de acordo com os comandos constantes na própria tabela. Deve-se mostrar que os comandos da tabela estão apresentados de acordo com a análise que deve ser feita do documento ao qual terão acesso.
- Deixe claro que nesta primeira etapa deverão ler os trechos e registrar o entendimento do grupo na tabela que receberam.
Sugere-se o tempo de 8 minutos para a leitura e registro de cada uma das Abordagens da atividade.
Alerte os estudantes sobre a leitura atenta das Abordagens e auxilie os mesmos na compreensão de termos e palavras que não compreendam. O objetivo desta etapa é que os estudantes consigam traçar um paralelo entre as Abordagens observando os desafios impostos ao trabalhador ao longo da História.
A Abordagem 1 trata das relações sociais e a desigualdade existente entre os profissionais desde as Leis de Hamurabi e traça um paralelo comparativo com a fala do ministro Joaquim Barbosa sobre o tratamento existente no Judiciário e suas implicações.
A segunda Abordagem trata da luta dos trabalhadores na obtenção de seus direitos desde Roma e compara com a Reforma Trabalhista aprovada em 2017 e os debates ocorridos na Câmara dos Deputados.
A terceira e última abordagem busca trazer aos estudantes uma visão sobre as críticas existentes na Grécia Antiga aos trabalhadores que não usufruíam do ócio e por consequência não eram considerados cidadãos pelos filósofos e traz ainda a visão de diversos segmentos sociais nas comemorações do Dia do Trabalho e os questionamentos realizados sobre qual seria o motivo de comemoração.
Caso sinta dificuldade dos estudantes em traçar o paralelo existente nestes momentos, descreva no quadro o resumo acima com a finalidade de auxiliá-los no preenchimento da Tabela de registros.
Link para a Tabela de registros:
Link para o documento da Abordagem 1- A desigualdade nas relações sociais do trabalhador livre durante a História.
Link para o documento da Abordagem 2 - A luta por direitos dos trabalhadores livres.
Link para o documento da Abordagem 3 - As críticas aos trabalhadores.
Referências das imagens:
Camponeses romanos. Disponível em: <https://it.wikipedia.org/wiki/File:Vendanges_romaines_%C3%A0_Cherchell.jpg >. Acesso em: 6 mai. 2019.
Escola de Atenas. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Escola_de_Atenas_-_Vaticano_2.jpg>. Acesso em: 7 mai. 2019.
Epístola de Shamash. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tablet_of_Shamash_relief.jpg> . Acesso em: 2 mai. 2019.
Joaquim Barbosa. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-05-03/barbosa-diz-que-justica- pune-de-forma-desigual-ricos-e-pobres> Acesso em: 2 mai 2019.
Plenário da Câmara dos Deputados. Disponível em <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-07/reforma- trabalhista-veja-principais-mudancas-enviadas-sancao-presidencial> Acesso: em 6 mai. 2019.
Priciane Jesus. Disponível em: <https://www.agenciamural.org.br/o-dia-do-trabalho-para-dez-trabalhadores-das- periferias/>. Acesso em: 7 mai. 2019.
Referências dos textos:
Beltrão, Claudia. História antiga. v. 1/Claudia Beltrão, Jorge Davidson. - Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
Franzin, Adriana e Jade, Líria. Reforma trabalhista: veja ponto a ponto como ficou a lei aprovada pelo Congresso. Brasília: Empresa Brasileira de Comunicação, 2017. <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-07/reforma-trabalhista -veja-principais-mudancas-enviadas-sancao-presidencial> Acesso em: 6 mai. 2019.
Souza, Mateus. O Dia do Trabalho para dez trabalhadores das periferias. Agência Mural. Reportagem. Acesso em: https://www.agenciamural.org.br/o-dia-do-trabalho-para-dez-trabalhadores-das-periferias/. Acesso em: 7 mai. 2019.
Zampier, Debora. Barbosa diz que Justiça pune de forma desigual ricos e pobres. Agência EBC. Brasília, 2013. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-05-03/barbosa-diz-que-justica-pune-de-forma-desigual-ricos -e-pobres> Acesso em: 1º mai. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações: Ainda em duplas, distribua para os estudantes o documento onde criarão a “Carteira de Trabalho Universal”.
- Esclareça que deverão imaginar quais são os direitos universais para os trabalhadores ao longo da História. Chame a atenção para pensarem sobre os diferentes contextos que estudaram na Problematização e peça para que reflitam sobre as condições e críticas de cada uma das abordagens para facilitar a confecção do documento (2 minutos).
- Informe que terão apenas 10 minutos para esta atividade.
- Circule na sala, auxiliando as duplas, em caso de dúvidas sobre a atividade.
- Ao concluírem a atividade, solicite que dois estudantes apresentem para a classe o material produzido e crie um mural com as carteiras produzidas. (2 minutos.)
- Para o enriquecimento da atividade é interessante apresentar aos estudantes a Carteira de Trabalho e ofertar as duplas alguns minutos para observarem a mesma e se inspirarem na produção.
Link para a impressão do formulário Carteira universal:
Como adequar a sua realidade
Em caso de dificuldade com a impressão do material, pode pedir que escrevam o texto no próprio caderno.
A confecção do mural pode tornar-se interessante a fim de expor as ideias dos estudantes e as visões do material estudado de forma coletiva. Observe os pontos levantados com base nos documentos produzidos e estimule a discussão caso surja sobre os trabalhos existentes na atualidade e questões sobre a Reforma Trabalhista.
Referência da imagem usada no slide da Sistematização:
Carteira de trabalho. http://www.trabalho.ma.gov.br/carteira-de-trabalho-e-previdencia-social/ Acesso em: 10 mai. 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender os desafios do trabalhador livre durante a História.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Para iniciar a aula, peça que os alunos reflitam:
- O que é um trabalho livre? Quem seriam os trabalhadores livres?
Eles também podem conversar com familiares ou outras pessoas próximas a respeito disso. Disponibilize a imagem do slide 1. Eles devem refletir:
- Vocês pensaram em algo próximo destes trabalhos das imagens ao pensar sobre “trabalho livre”?
- A dona de casa pode ser considerada uma trabalhadora?
- Quais são os desafios que estes trabalhadores têm no cotidiano?
Uma opção interessante para a interação entre a turma é realizar uma enquete, na qual os alunos respondem estas questões. O Mentimeter é uma boa ferramenta virtual para isso (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).
Problematização
Esta etapa propõe três momentos de análises documentais. Oriente-os quanto ao foco em cada um deles e de que é possível que se organizem em duplas ou trios, via Whatsapp, para trabalharem juntos, trocando percepções:
- Abordagem 1 - A qual época e lugar se refere? Quem eram as pessoas livres? A quais condições desiguais eram submetidas? Essas desigualdades persistem?
- Abordagem 2 - A qual época e lugar se refere? Quais os direitos das pessoas livres? O que melhorou e o que ainda é um fator negativo em relação aos direitos dos trabalhadores?
- Abordagem 3 - Quais são as críticas direcionadas aos trabalhadores? E na visão dos trabalhadores, há uma valorização de seus trabalhos?
Os alunos devem chegar a uma conclusão sobre o tema: o que mudou e o que permaneceu em relação às condições dos trabalhadores livres ao longo da História?
Sistematização
Vamos organizar um painel sobre a legislação trabalhista no mundo? Proponha que os alunos pesquisem acerca de quais países possuem legislações que garantem aos trabalhadores direitos, como: regulamentação de horário de trabalho, folga semanal, férias, 13º salário, licença maternidade etc. Cada aluno pode contribuir fazendo a pesquisa sobre um país diferente. É interessante que reúnam as pesquisas da turma em um mural virtual colaborativo, como o Padlet. Eles podem postar as bandeiras dos países acompanhadas de comentários, ou criar legendas correspondentes ao tema em um design de Mapa (veja aqui como usá-lo). Os alunos podem fazer críticas a respeito destas leis por meio dos comentários.
Convite às famílias
É interessante refletir acerca dos direitos trabalhistas no contexto de pandemia causada pelo Coronavírus. Recomende a matéria: Quais os direitos dos trabalhadores diante da pandemia do coronavírus? Brasil de Fato, 24 mar. 2020. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020 (podcast ou leitura).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ivonilda Andrade
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Trabalho e formas de organização social e cultural.
Objeto(s) de conhecimento: Senhores e servos no mundo antigo e no medieval.Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África). Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI17 Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
Palavras-chave: Trabalho livre, Antiguidade, Idade Média, legislação.