Contexto fidelidade
Plano de Aula
Plano de aula: Feudalismo: suserania e vassalagem
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Senhores e servos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.
Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.
Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.
Dicionário.
Material complementar:
Contexto - Fidelidade
Problematização - Resolução Contrato feudo-vassálico
Para você saber mais:
https://www.infoescola.com/idade-media/suserania/
Neste link as relações de suserania e vassalagem estão abordadas de forma resumida, porém levam ao entendimento e à caracterização do assunto neste momento inicial da aula.
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-cerimonia-vassalagem.htm
Link com a caracterização da cerimônia de homenagem que selava o contrato feudo-vassálico.
https://www.youtube.com/watch?v=xjROTBkz868
Videoaula que aborda as relações de suserania e vassalagem na Idade Média, enfocando as principais características desta dinâmica social.
https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA
Vídeo didático que resume o papel do clero, dos nobres e dos servos na sociedade medieval mostrando a interdependência de todos estes segmentos e a caracterização da nobreza, representada pelos guerreiros (vassalos).
http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/
A reportagem aborda a importância dos jogos no processo de aprendizagem fornecendo ainda dicas de outros recursos de gamificação para ser utilizados na sala de aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Sobre a dinâmica estabelecida entre suseranos e vassalos é necessário, primeiramente, esclarecer aos alunos que ela ocorreu na Idade Média durante o sistema econômico do feudalismo (auge entre os séculos XI e XIII), cuja base era agrícola e o trabalho desempenhado sobretudo pelos servos.
Com relação aos suseranos, diga que estes eram proprietários de terra e que necessitavam dos vassalos (guerreiros) para garantir a proteção de seus domínios e de seus empregados (servos). O vassalo jurava fidelidade ao senhor, cumprindo uma série de exigências, sendo uma delas a dedicação exclusiva de seu trabalho a apenas um suserano. Em troca recebia o chamado feudo, que era o pagamento pelos seus serviços. Este poderia ser em terra, dinheiro ou objetos materiais de valor relevante.
Para você saber mais:
https://www.infoescola.com/idade-media/suserania/
Neste link as relações de suserania e vassalagem estão abordadas de forma resumida, porém levam ao entendimento e caracterização do assunto neste momento inicial da aula.
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-cerimonia-vassalagem.htm
Link com a caracterização da cerimônia de homenagem que selava o contrato feudo-vassálico.
https://www.youtube.com/watch?v=xjROTBkz868
Videoaula que aborda as relações de suserania e vassalagem na Idade Média, enfocando as principais características desta dinâmica social.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO