Imagens Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O trabalho servil em diferentes contextos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão e servidão no mundo antigo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador) e cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula. Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.
Link para o material do slide da Contextualização:
Link para a Tabela de registros:
Link para as Abordagens:
Abordagem 1- Das condições do servo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HvPKrSEJqx4Y5UkEXE3zfmn7wcCCjfDSCGWNQbgNWkpyn6GbdG3FsRZjzNM4/his6-17und03-abordagem-01-das-condicoes-do-servo.pdf
Abordagem 2 - A servidão voluntária. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9qCyP4X75t9wzVKfqvdvxPKc2H9PbWpfBcT9draf8ERqJvDGj6CujM7uzDK/his6-17und03-abordagem-02-discurso-da-servidao-voluntaria.pdf
Abordagem 3 - A servidão contemporânea. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3wCxYvWjEupDfyQcjrvKNJJRMhBdmJXsuTwZjgac9pTTuWWDrYYqXbMX3pb/his6-17und03-abordagem-03-a-servidao-contemporanea.pdf
Referências das imagens usadas:
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Fotografia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_Humanos#/media/File:Eleanor_Roosevelt_and_Human_Rights_Declaration.jpg>. Acesso em: 1º mai. 2019.
Parte de el Calendario Crescenzi, en The Patrician Garden,1495, British Library. <https://es.wikipedia.org/wiki/Pietro_Crescenzi#/media/File:Crescenzi_calendar.jpg>. Acesso em: 1º mai. 2019.
Ilustração medieval de servos colhendo trigo. <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/ Reeve_and_Serfs.jpg>.
Acesso em: 1º mai. 2019.
Alberto Neres da Silva e Claudia. https://reporterbrasil.org.br/servidao-por-divida/. Acesso em: 1º mai. 2019.
Referências dos textos:
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de documentos históricos para o 1.0 grau: 5 8 a 8,8 séries. São Paulo, SE/CENP, 1985. 97 p.
de La Boétie, Étienne, Discurso da servidão voluntária, Ensaio, Brasiliense, 1982.
Lazerri, Thais. 100 anos de servidão. https://reporterbrasil.org.br/servidao-por-divida/. Acesso em: 1º mai. 2019.
Link para o Manifesto pela liberdade - Sistematização:
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para à razão que motivou a formulação desta atividade (caracterizar a servidão em diferentes contextos durante a História).
Divida a turma em grupos de três pessoas. Informe que deverão permanecer nessa formação até o fim da aula.
Projete o slide e pergunte se reconhecem o documento exposto. É esperado que tenham dificuldades em reconhecê-lo, por isso, informe que se trata da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Explique que o documento é um marco na história dos direitos humanos e foi redigido ao final da Segunda Guerra Mundial, por representantes de todas as regiões do mundo como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Acrescente que o documento estabeleceu, pela primeira vez, a proteção universal aos direitos humanos.
Para contextualizar este primeiro momento no conteúdo proposto, estimule o pensamento dos estudantes para que consigam identificar a diferença entre escravidão e servidão, com base nas questões seguintes: (4 minutos)
- Vocês sabem o que são os chamados Direitos Humanos? O que poderiam falar a respeito?
Caso os estudantes apresentem dificuldades na definição dos chamados Direitos Humanos, explique que os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros, lembrando que esses direitos abrangem a todos, sem discriminação.
- Na imagem aparece o Artigo 4 da Declaração, que trata da condição de trabalho escravo ou servil. Vocês conseguiriam explicar qual a diferença entre os dois?
Possivelmente os estudantes apresentarão dificuldades na diferenciação entre trabalho escravo e trabalho servil. Estimule o debate e, após a exposição de ideias, explique que na servidão o servo não é propriedade de outra pessoa, por isso não pode ser vendido, enquanto na escravidão um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro, ao qual é imposta tal condição.
- Ainda existe trabalho servil hoje em dia?
É esperado que os estudantes respondam positivamente a questão que ainda existe trabalho servil, porém apresentando condições que são mais próximas da definição exposta acima de escravidão. Questione aos mesmos se conhecem alguma pessoa que tenha vindo do interior em busca de estudos e trocou seu trabalho por moradia ou estudos; ou se conhecem pessoas que trabalham em lavouras, fazendas ou outros empregos e que vivem na casa do patrão e pagam uma parte do salário por moradia; apresente esses exemplos a fim de esclarecer aos estudantes que estas condições podem ser consideradas servidão, pelo fato de o trabalhador não ser propriedade de outra pessoa, porém estar preso a ela, por causa de dívidas, moradia ou alimentação que a mesma fornece.
Link para o material do slide:
Referências das imagens usadas:
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Fotografia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_Humanos#/media/File:Eleanor_Roosevelt_and_Human_Rights_Declaration.jpg>. Acesso em: 1º mai. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Para este momento, separe previamente todo o material a ser entregue à turma. Imprima os documentos disponíveis nos links abaixo, na quantidade suficiente para o número de estudantes que irão realizar a tarefa. Você deverá distribuir as diferentes abordagens (1, 2 e 3) para diferentes grupos. Sendo assim, a quantidade de cópias de cada uma delas dependerá da quantidade de estudantes que tiver na turma. Por exemplo: uma turma com 27 estudantes terá nove grupos, portanto, deverá ter em mãos três cópias de cada um dos arquivos disponíveis, de forma que três grupos trabalharão com o mesmo material. O mesmo vale para a Tabela de registros, que deverá ser entregue a cada grupo conforme a abordagem trabalhada.
Esta distribuição poderá ser adequada a turmas com outras quantidades de estudantes. No item “Para adequar à sua realidade” você encontrará outras informações a respeito.
É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar a atividade (sugere-se 3 minutos para isso).
- Distribua uma cópia das abordagens e da Tabela de registro correspondente para cada grupo. Explique que a tabela será utilizada até o final da aula. Mostre cada parte, esclarecendo como deverão registrar as informações, de acordo com os comandos constantes na própria tabela. Deve-se mostrar que os comandos da tabela estão apresentados de acordo com a análise que deve ser feita do documento ao qual terão acesso.
- Deixe claro que nesta primeira etapa deverão ler os trechos e registrar o entendimento do grupo na tabela que receberam.
Sugere-se o tempo de 20 minutos para esta leitura e registro.
É fundamental que acompanhe a atividade, estimulando a reflexão e orientando sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes. Outra forma de ajudar a reflexão é chamar-lhes a atenção para o direcionamento contido na própria tabela de registros.
- Ao concluírem todas as anotações, peça para que um representante do grupo leia para a turma as informações que registraram na última parte da tabela. Lembre-se de garantir que as três abordagens sejam contempladas neste compartilhamento, de maneira que os estudantes que não tiveram acesso aos conteúdos das demais abordagens durante a realização da atividade possam saber o que foi estudado nos demais grupos.
Além disso, pode, ao terminar a aula, expor todas as tabelas, com o registro de cada grupo, em forma de painel, ou penduradas em um varal, ou mesmo afixadas (se for possível), nas paredes da sala.
- Pergunte, aleatoriamente, a alguns estudantes de outros grupos o que conseguiram entender dos registros feitos pelos colegas e apresente algumas questões na ocasião. (Sugere-se 10 minutos para esta leitura.)
Link para a Tabela de registros:
Link para as Abordagens:
Abordagem 1- Das condições do servo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HvPKrSEJqx4Y5UkEXE3zfmn7wcCCjfDSCGWNQbgNWkpyn6GbdG3FsRZjzNM4/his6-17und03-abordagem-01-das-condicoes-do-servo.pdf
Abordagem 2 - A servidão voluntária. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9qCyP4X75t9wzVKfqvdvxPKc2H9PbWpfBcT9draf8ERqJvDGj6CujM7uzDK/his6-17und03-abordagem-02-discurso-da-servidao-voluntaria.pdf
Abordagem 3 - A servidão contemporânea. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3wCxYvWjEupDfyQcjrvKNJJRMhBdmJXsuTwZjgac9pTTuWWDrYYqXbMX3pb/his6-17und03-abordagem-03-a-servidao-contemporanea.pdf
Referência das imagens:
Parte de el Calendario Crescenzi, en The Patrician Garden,1495, British Library. https://es.wikipedia.org/wiki/Pietro_Crescenzi#/media/File:Crescenzi_calendar.jpg. Acesso em: 1º mai. 2019.
Ilustração medieval de servos colhendo trigo. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/ Reeve_and_Serfs.jpg. Acesso em 01 mai. 2019.
Alberto Neres da Silva e Claudia. https://reporterbrasil.org.br/servidao-por-divida/. Acesso em: 1º mai. 2019.
Referências dos textos:
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de documentos históricos para o 1.0 grau: 5 8 a 8,8 séries. São Paulo, SE/CENP, 1985. 97 p
de La Boétie, Étienne, Discurso da servidão voluntária, Ensaio, Brasiliense, 1982.
Lazerri, Thais. 100 anos de servidão. https://reporterbrasil.org.br/servidao-por-divida/. Acesso em: 1º mai. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça aos grupos que retornem para seus lugares ou sentem-se confortavelmente em algum lugar. Em seguida, distribua para cada estudante uma cópia do documento onde farão a redação do Manifesto.
- Esclareça que deverão imaginar que são servos atualmente e deverão contar para um servo medieval sobre tudo o que mudou e permaneceu durante a História em sua condição de trabalho. Além deste relato, os estudantes deverão escrever ao servo medieval conclamando o mesmo a romper a condição servil e iniciar uma jornada pela liberdade. Chame a atenção para pensarem na forma que redigirão a carta, as palavras e expressões, já que gírias e a linguagem da internet não será compreendida pelo servo.
- Caso algum estudante deseje produzir um desenho ou representação gráfica, deixe o mesmo se expressar da forma que for mais confortável.
- Informe que terão apenas 10 minutos para esta atividade.
- Circule na sala, auxiliando em caso de dúvidas sobre a atividade.
A leitura das narrativas em um momento posterior pode ser muito estimulante e divertida, como forma de revisar o conteúdo e discutir os pontos levantados com base nos textos produzidos.
Link para o Manifesto pela liberdade:
Como adequar a sua realidade
Em caso de dificuldade com a impressão do material, solicite que escrevam o texto no próprio caderno.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Instagram, Movavi.
Contexto
O objetivo desta aula é caracterizar a servidão em diferentes momentos da História.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Para iniciar a aula, peça que os alunos leiam: “Os direitos humanos, criados pela ONU em 1948, são direitos de todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição”. Em seguida, respondam:
- Quais direitos você acha que são importante a todas as pessoas?
Em seguida, disponibilize a imagem do slide 1. Eles devem refletir:
- Você havia pensado no trabalho como um direito humano? Como deve ser esse trabalho? Qual a diferença entre trabalho escravo e servil? Eles ainda existem? Podem existir?
Problematização
Esta etapa propõe três momentos de análises documentais. Oriente-os quanto ao foco em cada um deles e de que é possível se organizarem em duplas, via Whatsapp, para trabalharem juntos, trocando percepções:
- Abordagem 1- Das condições do servo: Quais as formas de se tornar servo? E de se livrar da condição de servo? Entre quais séculos os textos se situam?
- Abordagem 2 - A servidão voluntária Qual é o posicionamento de Étienne de La Boétie (1563) sobre a Servidão voluntária? Justifique. O texto dele parece incentivar os servos a qual atitude?
- Abordagem 3 - A servidão contemporânea Como é o sistema de trabalho a qual estão submetidos os extrativistas de palha de piaçaba? Onde e quando isso acontece? Segundo os direitos humanos, esse tipo de trabalho é permitido?
Os alunos devem chegar a uma conclusão sobre o tema: o que mudou e o que continua semelhante em relação a servidão ao longo da História?
Sistematização
Vamos organizar um jogo de RPG? A atividade propõe um diálogo entre os alunos e os servos medievais: eles devem relatar o que mudou e permaneceu durante a História na condição de servos e alunos em relação ao trabalho, incentivando a libertação daquela condição. Para adaptar a atiividade, promovendo a interação entre a turma, ela pode ser interpretada por meio de trocas de mensagens entre as duplas formadas através de textos, áudios ou vídeos pelo Whatsapp. Indique que, caso desejem, eles podem usar efeitos do Instagram ou aplicativos fáceis de edição de vídeos, como o Movavi (veja como usá-lo aqui). Lembre os alunos que eles devem compartilhá-los com a turma (no caso de mensagens textuais, devem tirar Prints da tela para isso).
Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre a condição de trabalho servil na atualidade, indique que acessem a plataforma Repórter Brasil, que disponibiliza matérias, relatórios, cartilhas e livros. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020. Em especial, a matéria: 100 anos de servidão. Repórter Brasil, 19 out. 2017. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ivonilda Andrade
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Trabalho e formas de organização social e cultural.
Objeto(s) de conhecimento: Senhores e servos no mundo antigo e no medieval. Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África). Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI17 Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
Palavras-chave: Servidão, trabalho, direitos humanos, liberdade, Brasil.