Imagens Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O trabalho servil em diferentes contextos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão e servidão no mundo antigo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador) e cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula. Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.
Link para o material do slide da Contextualização:
Link para a Tabela de registros:
Link para as Abordagens:
Abordagem 1- Das condições do servo. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HvPKrSEJqx4Y5UkEXE3zfmn7wcCCjfDSCGWNQbgNWkpyn6GbdG3FsRZjzNM4/his6-17und03-abordagem-01-das-condicoes-do-servo.pdf
Abordagem 2 - A servidão voluntária. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9qCyP4X75t9wzVKfqvdvxPKc2H9PbWpfBcT9draf8ERqJvDGj6CujM7uzDK/his6-17und03-abordagem-02-discurso-da-servidao-voluntaria.pdf
Abordagem 3 - A servidão contemporânea. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d3wCxYvWjEupDfyQcjrvKNJJRMhBdmJXsuTwZjgac9pTTuWWDrYYqXbMX3pb/his6-17und03-abordagem-03-a-servidao-contemporanea.pdf
Referências das imagens usadas:
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Fotografia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_Humanos#/media/File:Eleanor_Roosevelt_and_Human_Rights_Declaration.jpg>. Acesso em: 1º mai. 2019.
Parte de el Calendario Crescenzi, en The Patrician Garden,1495, British Library. <https://es.wikipedia.org/wiki/Pietro_Crescenzi#/media/File:Crescenzi_calendar.jpg>. Acesso em: 1º mai. 2019.
Ilustração medieval de servos colhendo trigo. <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/61/ Reeve_and_Serfs.jpg>.
Acesso em: 1º mai. 2019.
Alberto Neres da Silva e Claudia. https://reporterbrasil.org.br/servidao-por-divida/. Acesso em: 1º mai. 2019.
Referências dos textos:
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de documentos históricos para o 1.0 grau: 5 8 a 8,8 séries. São Paulo, SE/CENP, 1985. 97 p.
de La Boétie, Étienne, Discurso da servidão voluntária, Ensaio, Brasiliense, 1982.
Lazerri, Thais. 100 anos de servidão. https://reporterbrasil.org.br/servidao-por-divida/. Acesso em: 1º mai. 2019.
Link para o Manifesto pela liberdade - Sistematização:
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO