Análise de imagens
Plano de Aula
Plano de aula: O comércio medieval: as corporações de ofício
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Senhores e servos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.
Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.
Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.
Material complementar:
Contexto - Análise de imagens
Contexto - Tabela para análise
Problematização - Resolução Corporações de ofício
Sistematização - Resolução Nossa Oficina
Para você saber mais:
http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf
Para aprofundar a questão da organização e do funcionamento das corporações de ofício recomendamos a leitura do capítulo 2
(As estruturas econômicas).
https://www.infoescola.com/historia/corporacoes-de-oficio/
Pequeno artigo que trata dos aspectos gerais (organização e funcionamento) referentes às corporações de ofício.
Este artigo abordará as principais características da relação entre patrões e empregados nas corporações de ofício medievais.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Nesta aula os alunos irão compreender o funcionamento do comércio medieval por meio da análise das corporações de ofício que iniciaram sua organização a partir do século X. Estas eram associações de artesãos que produziam os mais variados tipos de produtos, procurando seguir um padrão para a confecção destes, discussão sobre o preço a ser cobrado por cada objeto e divisão dos lucros de forma igualitária.
As corporações eram dirigidas por um mestre que possuía alguns funcionários assalariados (jornaleiros) e aprendizes (geralmente adolescentes) que aprendiam o ofício ao se instalar nas oficinas devendo pagar ao dono do local (mestre) por seu aprendizado, alojamento e alimentação.
Para você saber mais:
http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf
Para aprofundar a questão da organização e do funcionamento das corporações de ofício recomendamos a leitura do capítulo 2
(As estruturas econômicas).
https://www.infoescola.com/historia/corporacoes-de-oficio/
Pequeno artigo que trata dos aspectos gerais (organização e funcionamento) referentes às corporações de ofício.
Este artigo abordará as principais características da relação entre patrões e empregados nas corporações de ofício medievais.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO