Imagem Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: As continuidades e as rupturas no mundo do trabalho no Brasil
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão e servidão no mundo antigo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador) e cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula. Caso não disponha de recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.
Material complementar:
Link para a imagem do slide - Contextualização:
Link para a Tabela de análise - Continuidades e rupturas no mundo do trabalho:
Link para o documento da Abordagem 1:
Link para o documento da Abordagem 2:
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde
o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário não ir diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (reconhecer e compreender as continuidades no mundo do trabalho do Brasil, comparando com aspectos de atividades laborais na Antiguidade).
Divida a turma em grupos de quatro pessoas. Informe que deverão permanecer nessa formação até o fim da aula.
Projete o slide e peça para responderem a pergunta. É provável que identifiquem rapidamente tratar-se de um desfile de escola de samba (Mangueira) e que falem a respeito das esculturas de pessoas negras. Para ampliar as possibilidades de interpretação, apresente as questões seguintes: (4 minutos)
- O que vocês veem no slide?
- O que essa imagem nos transmite? O que mais chama a atenção?
- Como a imagem se relaciona com as questões apresentadas?
A expectativa com o levantamento destas questões é que os estudantes reflitam sobre a real existência da liberdade, em especial para os afrodescendentes, em todos os aspectos de nossa sociedade. É possível que, em virtude de a imagem trazer duas esculturas de negros, eles apresentem alguma questão que reporte à questão do trabalho, que é foco deste Plano de aula.
Após esta discussão inicial, questione os estudantes:
- Ainda existe trabalho escravo no Brasil?
- O trabalhador e a trabalhadora têm acesso a todos os seus direitos e consegue ser aceito plenamente na sociedade?
Link para as imagens dos slides:
Referências da imagem usada no Contexto:
Mangueira 1988. 15 fev 1988. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mangueira_ 1988.jpg>. Acesso em: 15 mai. 2019.
Para você saber mais:
Desfile das Escolas de Samba - Estação Primeira de Mangueira, 1988 - https://www.youtube.com/watch?v=KD62sQbFpU4
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Esta etapa da aula está dividida em dois momentos com a análise comparativa das condições do trabalhador escravo e o trabalhador livre, constituindo-se uma sequência didática que tem como objetivo refletir sobre a condição do trabalhador e as continuidades e rupturas durante a História. Deverá ter disponível todo o material impresso, a ser distribuído de acordo com as orientações.
É muito importante fornecer todas as informações necessárias antes de iniciar cada momento. Sugere-se, para as primeiras orientações, o uso de
2 minutos.
Sugere-se o tempo de 14 minutos em cada uma das etapas considerando o tempo de leitura e análise do material.
Link para a Tabela de análise - Continuidades e rupturas no mundo do trabalho:
Orientações para a Abordagem 1 - Escravidão
Nesta primeira etapa, os estudantes analisarão as condições de vida do escravo na Grécia Antiga e no Brasil contemporâneo, conduzidos pelo samba enredo da Escola Paraíso do Tuiuti que faz o questionamento que conduzirá a Problematização desta etapa - Está extinta a escravidão?
É provável que os estudantes consigam relacionar com facilidade as questões que referem-se à comparação nas condições de vida de humilhação e miséria que permeiam a escravidão em ambos os momentos, porém apresente dificuldades em interpretar o samba-enredo que utiliza de metáforas para relatar a escravidão durante a História. Para a solução destas dúvidas, solicite aos estudantes que grifem as principais partes da letra do samba enredo que mencionam condições de vida do escravo e tentem correlacionar com os textos quais estão analisando. Caso ainda apresentem dificuldades, utilize
as perguntas abaixo como um roteiro para a interpretação do texto e ferramenta auxiliar no desenvolvimento da atividade:
1- Do que tratam o texto 1 e o texto 2?
2- O que o samba-enredo conta?
3- Quem é o sujeito de todos os textos e da música apresentada?
4- Em que eles se diferem do trabalhador livre?
5- Está extinta a escravidão?
No fim desta etapa é importante que os estudantes compreendam que a escravidão foi um processo que atravessou a História, conseguindo observar as diferenças entre o cotidiano do escravo grego e a agonia do escravo brasileiro. Além destes pontos, no fim da atividade o estudante poderá compreender que ainda hoje existem escravos e quais são as condições que caracterizam estes trabalhadores.
Link para a Abordagem 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b63yKES4HmYnA4frJAtQmhTehcYfnpPBPCdmSR4DmTxvY2EQ7SdcanGVXsVw/his6-17und05-abordagem-01.pdf
Referência das imagens:
Paraíso do Tuiuti. Fotografia. Disponível em: <https://pcdob.org.br/noticias/comunistas-elogiam-carnaval-politizado-dos-blocos-e-escolas-de-samba/ > Acesso em: 14 mai. 2019.
La schiavitù nell’antica Roma. Disponível em: https://romaeredidiunimpero.altervista.org/la-schiavitu-nellantica-roma/. Acesso em: 14 mai. 2019.
O trabalho escravo no Brasil. Disponível em: http://escravonempensar.org.br/o-trabalho-escravo-no-brasil/. Acesso em: 14 mai. 2019.
Referências dos textos:
História da vida privada, 1: do Império Romano ao ano mil/organização Paul Veyne ; tradução Hildegard Feist; consultoria editorial Jonatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
O trabalho escravo no Brasil. Disponível em: http://escravonempensar.org.br/o-trabalho-escravo-no-brasil/. Acesso em: 14 mai. 2019.
Problematização
Orientações para a Abordagem 2 - Sobre o trabalhador livre
Nesta segunda etapa, os estudantes analisarão as condições de vida do trabalhador livre na Grécia Antiga e no Brasil contemporâneo, conduzidos pela música da dupla Edson e Hudson, “Cidadão”, que retrata o cotidiano de trabalho e preconceito que permeia a vida do trabalhador pobre faz o questionamento que conduzirá à Problematização desta etapa - Somos todos cidadãos?
É provável que os estudantes apresentem dificuldades na análise desta etapa, em virtude de necessitar de uma relação mais complexa de conhecimentos. Para facilitar a compreensão, utilize as perguntas abaixo como um roteiro para a interpretação do texto e ferramenta auxiliar no desenvolvimento da atividade:
1- Do que tratam o texto 1 e o texto 2?
2- O que a música conta?
3- Quem é o sujeito de todos os textos e da música apresentada?
4- Em que eles se diferem do escravo?
5- Somos todos cidadãos?
Ainda, para auxiliar na interpretação, indique aos estudantes que grifem as principais partes da letra da música que mencionam condições de vida do trabalhador livre e em quais espaços o mesmo sofre preconceito.
Link para a Abordagem 2: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GQqFPmz2trNRM5yBAcJxbN38NMCWJgRcYrBmsyDtpF6yTdhtZszfGHBCFuBt/his6-17und05-abordagem-02.pdf
Referência das imagens:
Edson e Hudson. 26 jul 2015. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Edson_e_Hudson-011_(19432313243).jpg>
Acesso em: 14 mai. 2019.
Referências dos textos:
História da vida privada, 1: do Império Romano ao ano mil/organização Paul Veyne ; tradução Hildegard Feist; consultoria editorial Jonatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SOUZA, Jessé. O problema do Brasil é o ódio ao pobre. Diplomatique.org. Disponível em: https://diplomatique.org.br/o-problema-do-brasil-e-o-odio-ao-pobre/. Acesso em: 14 mai. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: A proposta de Sistematização é para que os grupos criem paródias. Esta atividade deverá ser proposta aos alunos como forma de verificar a aprendizagem e a assimilação do conteúdo, observando se o objetivo da aula foi alcançado por todos.
É importante destacar aos alunos que paródia, na maioria das vezes cômica, não está restrita apenas às músicas e eles poderão por exemplo, na paródia dramática, utilizar fatos históricos e modificá-los de maneira cômica; na paródia poética, pode-se utilizar textos ou poemas preexistentes e modificá-los de acordo com o contexto histórico ou tema estudado; na paródia gráfica, enfim, pode-se pegar uma história em quadrinhos ou tirinha, retirar os balões e recriar a História baseada em temas diversos.
Referência da imagem usada no slide da Sistematização:
Notas musicais. 14 mai. 2019. Desenho. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Musical_note_nicu_bucule_01.svg>.
Acesso em: 14 mai. 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Formulários do Google, Anchor.fm
Contexto
O objetivo desta aula é analisar as continuidades e rupturas no mundo do trabalho no Brasil.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize a imagem do slide 1. Os alunos devem observá-la e refletir:
- Ainda existe trabalho escravo no Brasil?
- O trabalhador e a trabalhadora têm acesso a todos os direitos?
- Conseguem ser aceitos plenamente na sociedade?
Para ampliar as percepções nesta etapa, sugira que conversem com familiares e/ou pessoas próximas a respeito destas questões. Informe que elas serão mais aprofundadas ao longo da aula.
Problematização
Esta etapa propõe dois momentos de análises documentais, é interessante que os alunos se organizem em duplas, via Whatsapp, para trabalharem juntos, trocando percepções. Oriente-os quanto aos focos em cada um dos documentos:
- Abordagem 1 - De quais sociedades tratam os textos e música? Quem é o sujeito apresentado nelas? Em que eles se diferem do trabalhador livre? Qual critica a escola apresenta ao perguntar “Está extinta a escravidão”? Quais elementos configuram o trabalho escravo no Brasil contemporâneo?
- Abordagem 2 - De quais sociedades tratam os textos e música? Quem é o sujeito apresentado nelas? Em que eles se diferem do escravo? Somos todos cidadãos, tendo nossos direitos respeitados igualmente?
Para organizarem as percepções da dupla, podem preencher a tabela de registros, seja no caderno ou em mídias que utilizam, como o Formulários do Google (veja como usá-lo aqui).
Sistematização
Para que se expressem a respeito das condições dos trabalhadores no Brasil contemporâneo, os alunos devem considerar os estudos realizados, retomando as mudanças e continuidades ao longo da História (exercício de direitos, limitações e aceitação dos trabalhadores na sociedade). Peça para gravarem áudios (você pode estipular um tempo máximo para cada áudio, sugiro que sejam de 3 a 5 minutos) como pequenos podcasts. Para compartilhá-los entre a turma, podem fazer uso do Achor.fm (veja como usá-lo aqui).
Convite às famílias
Sugira que conheçam mais a respeito do “Escravo, nem pensar!”, primeiro programa nacional de prevenção ao trabalho escravo. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.
Especialmente a matéria: O trabalho escravo no Brasil. Escravo, nem pensar!. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020. Ela explica quais são as condições degradantes que caracterizam o trabalho escravo contemporâneo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ivonilda Andrade
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Trabalho e formas de organização social e cultural.
Objeto(s) de conhecimento: Senhores e servos no mundo antigo e no medieval. Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África). Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI17 Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
Palavras-chave: Escravidão, África, trabalho, trabalhador livre, música.