Plano de Aula

Plano de aula: Comércio transaariano medieval

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mediterrâneo antigo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador) e cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula. Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para as imagens dos slides:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ktK8YKtkhTtVyrvN8SRYfqWrjXGHy7dXTmuysgaGjBqTfsGgyxKaxGUGVGYt/his6-15und04-imagens-slides.pdf

Link para o Documento-base para a atividades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d7pXwybn5FMTQFZZmhensjK5rgDpvqWqyGxcTv28rg4PKHWTPjh3sMXhkQuB/his06-15und04-documento-base.pdf

Link para o formulário Mapa mental:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FcTF4JHQut9EswWgXKW9Cy8XfnwXwawMPktKahakS4gdJzBWEFTkPFZ5zfY7/his6-15und04-mapa-mental.pdf

Link para a Tabela de análise:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X3b9QG5MetPCv8rmM6yEmM9Re86QE9fbxdYnKBSgUfrfd9EwMxPNVmugy8Va/his06-15und04-tabela-de-analise.pdf

Link para o formulário - Narrativa da viagem

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D2bwqP7YQYnqXG9kj74j3CxNzdTPgxa9exUMbbZ4S3DSu6au6J7JmgTk7Vpn/his06-15und04-formulario-para-narrativa-da-viagem.pdf

Para você saber mais:

DOMINGUES, Joelza Ester. Rotas transaarianas. Disponível em: <https://ensinarhistoriajoelza.com.br/rotas-transa arianas/>
Acesso em: 2 mar. 2019.

MACHADO, João. Tombuctu – uma grande cidade em vias de desaparição? 4 Ago. 2013. Disponível em: <https:// aviagemdosargonautas.net/2013/08/04/tombuctu-uma-grande-cidade-em-vias-de-desaparicao-por-joao-machado/> Acesso em: 26 fev. 2019.

PAIVA, Uilson; PENNA, Marcio. Império do sal. Superinteressante. 31 ago. 2002. Disponível em: <https://super.abril.com. br/ciencia/imperio-do-sal/> Acesso em: 2 mar.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO