Placas dos Clássicos
Plano de Aula
Plano de aula: O conceito de clássico e suas ressignificações na História
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Antiguidade Clássica
Por: Maiko Menassa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos, da tabela e das placas, projetor.
Material complementar:
Placas dos clássicos:
Tempestade de ideias (brainstorming):
Trechos de textos para análise do clássico:
Trecho do artigo: “Uma morfologia da História”:
Checklist da aula:
O conceito de clássico, bem como o de História antiga, vem sendo revisto com frequência por estudiosos do assunto, embora a realidade do ensino de História na escolas ainda seja bastante tradicionalista nestas questões. Sabemos que a visão eurocêntrica para explicar estes fenômenos da historiografia pouco a pouco vem sendo superada por uma perspectiva mais alinhada às características de nossa sociedade. Este plano de aula foi elaborado de forma a contribuir com o entendimento destes conceitos pelos alunos, que se perceberão sujeitos da História ao se sentir parte da ressignificação destes conceitos na contemporaneidade. Portanto, evite antecipar informações aos alunos. Permita que, pouco a pouco, os estudantes desenvolvam ideias e questionamentos acerca do assunto.
Para você saber mais:
Sobre aspectos políticos na Antiguidade Clássica:
GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.) História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=8dZnAwAAQBAJ&pg=PT31&lpg=PT31&dq=antiguidade+cl%C3%A1ssica+norberto+luiz+artigo&source=bl&ots=wda8-PK8DD&sig=ACfU3U0P7sj2wpD3bH6THmYYn3bpVNZ1qg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiVvo_pw4fhAhWZJbkGHWs-C-Q4HhDoATAAegQIBRAB#v=onepage&q=antiguidade%20cl%C3%A1ssica%20norberto%20luiz%20artigo&f=false. Acesso em: 16 mar. 2019.
Breve definição sobre música clássica:
COLARUSSO, Osvaldo. Música clássica música erudita? Qual termo é o mais correto? Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/falando-de-musica/musica-classica-musica-erudita-qual-termo-e-o-mais-correto/. Acesso em: 16 mar. 2019.
Análise sobre o conceito de clássico na cinematografia:
FENO, Dani e FERLA, Natasha. O que faz um filme ser um clássico. Capitolina. Disponível em: http://www.revistacapitolina.com.br/o-que-faz-um-filme-ser-um-classico/. Acesso em: 16 mar. 2019.
Artigo sobre o classicismo e o neoclassicismo na arquitetura:
MEDEIROS, Adriana. Fragmentos da arte clássica no espelho do século XIX: uma alusão à arquitetura. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/principia/article/viewFile/7684/5548. Acesso em: 16 mar. 2019.
Exemplos de clássicos do futebol motivados por questões políticas e históricas:
Futebol: rivalidade em alguns clássicos do esporte. Curiosidade. O Povo online. Disponível em: https://www20.opovo.com.br/app/revistas/social/2018/09/24/notrsocial,3681477/rivalidades-no-futebol.shtml. Acesso em: 16 mar. 2019.
Resenha do livro História Antiga, de Norberto Luiz Guarinello:
COSTA, Alex Aparecido. Revisando a História Antiga: identidade, integração e outras abordagens contemporâneas. Disponível em: https://docplayer.com.br/70218417-Com-este-livro-norberto-luiz-guarinello-apresenta-um-panorama-da-historia-antiga.html. Acesso em: 16 mar. 2019.
Análise sobre o conceito de Antiguidade e sobre a História Antiga como disciplina:
BONFÁ, Douglas Cerdeira. Antiguidade, Identidade e os usos do passado. Disponível para baixar em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/cpa/article/download/2676/2090. Acesso em: 16 mar. 2019.
HOBSBAWM, Eric. Introdução: A invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. p. 9-23. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/teoria/invencao_tradicoes.pdf. Acesso em: 16 mar. 2019.
Infográfico sobre o Império Romano: início, apogeu e declínio:
Império Romano: de principio a fin. Disponível em: https://talleresquinto2013.files.wordpress.com/2013/10/roma.jpg. Acesso em: 16 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham compreendido as transformações do conceito de clássico em diferentes tempos: desde a Antiguidade até a contemporaneidade.
Para você saber mais:
Sobre aspectos políticos na Antiguidade Clássica:
GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.) História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=8dZnAwAAQBAJ&pg=PT31&lpg=PT31&dq=antiguidade+cl%C3%A1ssica+norberto+luiz+artigo&source=bl&ots=wda8-PK8DD&sig=ACfU3U0P7sj2wpD3bH6THmYYn3bpVNZ1qg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiVvo_pw4fhAhWZJbkGHWs-C-Q4HhDoATAAegQIBRAB#v=onepage&q=antiguidade%20cl%C3%A1ssica%20norberto%20luiz%20artigo&f=false. Acesso em: 16 mar. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO