Plano de Aula

Plano de aula: As Mitologias Greco-romana, Africana, Indígena e a Ideia de Mito

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Antiguidade Clássica

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: cópias impressas das imagens, tabela, roteiro e texto; projetor.

Material complementar:

Imagem 1 - Máscara do Reino de Kuba

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8SPWfSnMrrQuG7fXN9CpdYQf8D3ZFMNVkgDWVAjJNkQBn5wdgfwFyTZC7q8x/his6-09und05-imagem-1-mascara-do-reino-de-kuba.pdf

Imagem 2 - Partenon

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aq2e4aqcaNepFhQCsyfsM6MEzAb4DrtmRMSQDjPyQg2Kc3BUKb7tq7YvgSUp/his6-09und05-imagem-2-partenon.pdf

Imagem 3 - Totem

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JnzZG7ku72xWy2VtdxFg53jVecJuhrSDXm4tEDHhEtsCTeHkjhSne5AUcH5g/his6-09und05-imagem-3-totem.pdf

Trecho do artigo: “O Mito na Sociedade Atual”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qXKDn9dnugVZXXTKGwMw9U39GrNHHhfAsvJQan4bVZTpdfjwtNXUbHTjr8nK/his6-09und05-trecho-do-artigo-o-mito-na-sociedade-atual.pdf

Tabela de Desafios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvNfSyPngprB95Y2jn5ZKEM8KECNMWRgH9EeVXkkn9ghtujJFgMzpztBDyZG/his6-09und05-tabela-de-explicacoes-das-frases-do-texto.pdf

Roteiro de Criação da História

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y2QVewZDsCQk5Vx4JhjYr2eyzbrXsHSNcGQReEKJ3wzEb8adbtXXNpceMCQj/his6-09und05-roteiro-de-criacao-da-historia.pdf

Por meio deste plano o aluno será levado a comparar alguns aspectos das mitologias greco-romana, africana e indígena, bem como, a compreender aspectos comuns presentes na ideia de mito. Perceberá, ainda, que a visão de um mito é fluída, ou seja, se adapta aos diferentes contextos sociais que, em diferentes tempos e espaços, ora o encaram como verdade, dogma, preceito religioso e filosófico, ora o encaram como material cultural para observação e análise.

Portanto, evite antecipar informações e permita que os alunos identifiquem diferenças e semelhanças e, por meio de uma postura crítica e investigativa, descubram os aspectos comuns presentes na ideia de mito.

Para você saber mais:

Sobre uma definição sucinta de mito e mitologia:

POMBO, Olga. Mitos e Mitologia: mythos. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/mito.htm. Acesso em: 14 abr. 2019.

Sobre o Reino de Kuba:

PITTA, Valter. Reino Kuba. O Fascinante Universo da História. Disponível em: http://civilizacoesafricanas.blogspot.com/2010/02/reino-kuba.html. Acesso em: 14 abr. 2019.

Sobre aspectos do templo Partenon ao longo da História:

Partenon de Atenas. Civitatis de Atenas. Disponível em: https://www.tudosobreatenas.com/partenon. Acesso em: 14 abr. 2019.

Sobre características arquitetônicas do templo Partenon:

Partenon. Laboratório de Mecânica computacional - Escola Politécnica da USP. Disponível em: http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/partenon.htm. Acesso em: 14 abr. 2019.

Sobre aspectos gerais da mitologia grega:

BRANCO, Alberto Manuel Vara. A Mitologia Grega, uma Concepção Genial Produzida pela Humanidade: os condicionalismos religiosos e históricos na civilização helênica. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium31/4.pdf. Acesso em: 14 abr. 2019.

Sobre aspectos da mitologia africana:

HOFBAUER, Andreas. Mitologia dos Orixás. Rev. Antropol., São Paulo , v. 44, n. 2, p. 251-258, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012001000200015. Acesso em: 14 abr. 2019.

Sobre o conceito de mito numa perspectiva da contemporaneidade:

CRUZ, Marcelo Silvério. Mitos - suas origens e sua importância para o homem contemporâneo. UFJF. Disponível em: http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/MITOS.pdf. Acesso em: 14 abr. 2019.

Análise sobre a influência da mitologia nos tempos atuais e sobre a adaptação de seus arquétipos:

LIMA, Marcos Aurélio Mendes. Cotidiano Fantástico: a influência da mitologia na atualidade. Disponível em: https://www.academia.edu/4987557/Cotidiano_Fant%C3%A1stico_A_Influ%C3%AAncia_da_Mitologia_na_Atualidade. Acesso em: 14 abr. 2019.

Sobre uma experiência pedagógica envolvendo a noção de consciência história e as narrativas míticas:

MOERBECK, Guilherme. História Antiga no Ensino Fundamental: um estudo sobre os mitos gregos antigos e a consciência histórica. Academia. Disponível em: https://www.academia.edu/37864195/Hist%C3%B3ria_Antiga_no_ensino_fundamental_um_estudo_sobre_os_mitos_gregos_antigos_e_a_consci%C3%AAncia_hist%C3%B3rica. Acesso em : 14 abr. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante destacar que, ao final da aula, espera-se que os alunos sejam capazes de estabelecer um comparativo entre alguns aspectos das mitologias greco-romana, africana e indígena e, também, que sejam capazes de reconhecer os aspectos comuns dentro da ideia de mito.

Para você saber mais:

Sobre uma definição sucinta de mito e mitologia:

POMBO, Olga. Mitos e Mitologia: mythos. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/mito.htm. Acesso em: 14 abr. 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados