Tempestade de Ideias (brainstorming)
Plano de Aula
Plano de aula: O Conceito de Civilização e a Desconstrução de Paradigmas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Antiguidade Clássica
Por: Maiko Menassa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: cópias das imagens, formas, tabela e textos; projetor.
Material complementar:
Tempestade de Ideias (brainstorming)
Imagem 1 - Escola de Atenas
Imagem 2 - Caboclo
Textos sobre Civilização e Cultura
Caixa de Mensagem aos Colegas
Tabela de Palavras-chave
Por muito tempo a historiografia tradicional descriminou grupos humanos, utilizando-se do conceito de “civilização”. Nesta perspectiva excludente, ganhou força a ideia de que algumas culturas são superiores a outras. Este plano de aula vai de encontro com o entendimento de cultura superior ao propor uma desconstrução de paradigmas. Portanto, evite antecipar informações e permita que os alunos desconstruam essa ideia aos poucos, por meio de uma postura crítica e investigativa.
Para você saber mais:
Sobre o conceito de civilização na obra de Norbert Elias:
AQUINO, Silvia Lima. Considerações sobre o Conceito de Civilização em Norbert Elias. Revista Espaço Acadêmico, nº 138, nov. de 2012. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17872/9961. Acesso em 05 abr. 2019.
Análise da obra “Escola de Atenas”:
SUPRANZETTI, Bernardo. Análise de Pintura - Escola de Atenas. Descontexto. Disponível em: https://descontexto.com.br/analise-de-pintura-a-escola-de-atenas/#comment-154. Acesso em: 05 abr. 2019.
Sobre as sociedades indígenas na pintura de Debret:
ALMEIDA, Maria Regina Celestino. Índios Mestiços e Selvagens Civilizados de Debret: reflexões sobre relações interétnicas e mestiçagens. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/vh/v25n41/v25n41a05.pdf. Acesso em: 05 abr. 2019.
Sobre técnicas de brainstorming (tempestade de ideias):
Brainstorming: o que é e como fazer. Notícias. SOS Tecnologia e Educação. Disponível em: https://www.sos.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/brainstorming-o-que-e-e-como-fazer. Acesso em: 06 dez 2018.
Reflexão sobre “cultura superior”:
DEROSA, Cristian. Existe Cultura Superior ou Tudo é Cultura? Estudos Nacionais. Disponível em: http://estudosnacionais.com/cultura/existe-cultura-superior-ou-tudo-e-cultura/. Acesso em: 05 abr. 2019.
Sobre os conceitos de cultura e educação:
VEIGA NETO, Alfredo. Cultura, Culturas e Educação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a01.pdf. Acesso em: 05 abr. 2019.
Sobre o entendimento de superioridade cultural:
LIMA, Fabiano Albuquerque. A Pretensão de uma Superioridade Cultural. O Povo online. Disponível em: https://www20.opovo.com.br/app/jornaldoleitor/noticiassecundarias/artigos/2013/09/17/noticiajornaldoleitorartigos,3131118/a-pretensao-de-uma-superioridade-cultural.shtml. Acesso em: 07 abr. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera que os alunos consigam compreender a problemática em torno do conceito de civilização, reconhecendo o equívoco que permeia o entendimento de cultura superior.
Para você saber mais:
Sobre o conceito de civilização na obra de Norbert Elias:
AQUINO, Silvia Lima. Considerações sobre o Conceito de Civilização em Norbert Elias. Revista Espaço Acadêmico, nº 138, nov. de 2012. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17872/9961. Acesso em 05 abr. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO