Álbum - Oriente ou Ocidente?
Plano de Aula
Plano de aula: O Conceito de Ocidente: do Sectarismo Histórico à Intolerância na Atualidade
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Antiguidade Clássica
Por: Maiko Menassa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: cópias impressas das imagens e das tabelas; projetor.
Material complementar:
Álbum - Oriente ou Ocidente?
Tabela de Legendas Explicativas das Imagens
Trecho do livro: "Formations of Modernity"
Quadro das Frases de Intolerância
Trabalhar a questão do sectarismo com os alunos é premente em nossa sociedade. Sabemos, contudo, que o assunto não é novo e remonta a tempos longínquos. O presente plano de aula aborda o tema a partir da dicotomia entre Oriente e Ocidente, não se limitando apenas aos aspectos geográficos, mas explorando, sobretudo, os aspectos culturais da questão, enfatizando a vertente sectarista do assunto. Portanto, permita que, ao analisar as fontes, realizar as atividades e participar das discussões, os alunos desenvolvam o pensamento sobre o tema, adotando uma postura crítica e investigativa, desprendida de preconceitos e intolerância.
Para você saber mais:
Sobre os conceitos de Oriente e Ocidente: da perspectiva geográfica à cultural:
SPROVIERO, Mário B. Oriente e Ocidente: demarcação. Disponível em: http://www.hottopos.com/mirand4/orientee.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre a posição do Brasil e de outras partes do mundo na questão Ocidente/Oriente:
RODARTE, Leonardo. Você se considera Ocidental? Para grande parte do mundo o Brasil não faz parte do Ocidente. Notícias UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/09/24/brasil-nao-e-pais-ocidental.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos do preconceito contra não-orientais no Brasil:
BERNARDES, Betina. Descendentes Acham que Discriminam Não-Orientais. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/19/caderno_especial/28.html. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos da xenofobia contra povos Orientais na União Europeia:
PRIES, Ludger e BEKASSOW, Natalia. Discriminação e Racismo na União Europeia: diagnóstico de uma ameaça negligenciada e da investigação científica correspondente.Sociologias, Porto Alegre, ano 17, no 40, set/dez 2015, p. 176-211. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v17n40/1517-4522-soc-17-40-00176.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.
Imagens e informações sobre as principais mesquitas dos Estados Unidos:
As Mesquitas em Regiões Urbanas e Rurais dos Estados Unidos. ShareAmerica. Disponível em: https://share.america.gov/pt-br/mesquitas-em-regioes-urbanas-e-rurais-dos-estados-unidos/5/. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre a pujança tecnológica do Oriente:
ELIAS, Gabriel. O Oriente Domina o Mundo na Era da Tecnologia. Jornalismo PUC-SP. Disponível em: http://agemt.org/?p=13595. Acesso em: 28 mar. 2019.
Resenha sobre a formação do Ocidente:
BELCHIOR, Ygor Klain. História Antiga Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Revista de História e Estudos Culturais Janeiro - Junho de 2017 Vol.14 Ano XIV nº 1. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF39/resenha_4_Ygor_Klain_Belchior_fenix_jan_jun_2017. Acesso em: 30 mar. 2019.
Análise sobre o conceito de tolerância:
FORST, Rainer. Os Limites da Tolerância. São Paulo , n. 84, p.15-29, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002009000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 mar. 2019.
Reportagem sobre aspectos da intolerância no Brasil:
HERMANSON, Marcos. A Intolerância Religiosa na Visão de Muçulmanos que Vivem na Periferia de São Paulo. Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/01/21/a-intolerancia-religiosa-na-visao-de-muculmanos-que-vivem-na-periferia-de-sao-paulo/. Acesso em: 30 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante destacar que, ao final da aula, espera-se que os alunos sejam capazes de problematizar o conceito histórico de Ocidente, identificando os preconceitos em sua definição, e que consigam estabelecer uma analogia com situações reais existentes na sociedade do nosso tempo e espaço.
Para você saber mais:
Sobre os conceitos de Oriente e Ocidente: da perspectiva geográfica à cultural:
SPROVIERO, Mário B. Oriente e Ocidente: demarcação. Disponível em: http://www.hottopos.com/mirand4/orientee.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO