Álbum - Oriente ou Ocidente?
Plano de Aula
Plano de aula: O Conceito de Ocidente: do Sectarismo Histórico à Intolerância na Atualidade
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Antiguidade Clássica
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: cópias impressas das imagens e das tabelas; projetor.
Material complementar:
Álbum - Oriente ou Ocidente?
Tabela de Legendas Explicativas das Imagens
Trecho do livro: "Formations of Modernity"
Quadro das Frases de Intolerância
Trabalhar a questão do sectarismo com os alunos é premente em nossa sociedade. Sabemos, contudo, que o assunto não é novo e remonta a tempos longínquos. O presente plano de aula aborda o tema a partir da dicotomia entre Oriente e Ocidente, não se limitando apenas aos aspectos geográficos, mas explorando, sobretudo, os aspectos culturais da questão, enfatizando a vertente sectarista do assunto. Portanto, permita que, ao analisar as fontes, realizar as atividades e participar das discussões, os alunos desenvolvam o pensamento sobre o tema, adotando uma postura crítica e investigativa, desprendida de preconceitos e intolerância.
Para você saber mais:
Sobre os conceitos de Oriente e Ocidente: da perspectiva geográfica à cultural:
SPROVIERO, Mário B. Oriente e Ocidente: demarcação. Disponível em: http://www.hottopos.com/mirand4/orientee.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre a posição do Brasil e de outras partes do mundo na questão Ocidente/Oriente:
RODARTE, Leonardo. Você se considera Ocidental? Para grande parte do mundo o Brasil não faz parte do Ocidente. Notícias UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/09/24/brasil-nao-e-pais-ocidental.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos do preconceito contra não-orientais no Brasil:
BERNARDES, Betina. Descendentes Acham que Discriminam Não-Orientais. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/19/caderno_especial/28.html. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos da xenofobia contra povos Orientais na União Europeia:
PRIES, Ludger e BEKASSOW, Natalia. Discriminação e Racismo na União Europeia: diagnóstico de uma ameaça negligenciada e da investigação científica correspondente.Sociologias, Porto Alegre, ano 17, no 40, set/dez 2015, p. 176-211. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v17n40/1517-4522-soc-17-40-00176.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.
Imagens e informações sobre as principais mesquitas dos Estados Unidos:
As Mesquitas em Regiões Urbanas e Rurais dos Estados Unidos. ShareAmerica. Disponível em: https://share.america.gov/pt-br/mesquitas-em-regioes-urbanas-e-rurais-dos-estados-unidos/5/. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre a pujança tecnológica do Oriente:
ELIAS, Gabriel. O Oriente Domina o Mundo na Era da Tecnologia. Jornalismo PUC-SP. Disponível em: http://agemt.org/?p=13595. Acesso em: 28 mar. 2019.
Resenha sobre a formação do Ocidente:
BELCHIOR, Ygor Klain. História Antiga Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Revista de História e Estudos Culturais Janeiro - Junho de 2017 Vol.14 Ano XIV nº 1. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF39/resenha_4_Ygor_Klain_Belchior_fenix_jan_jun_2017. Acesso em: 30 mar. 2019.
Análise sobre o conceito de tolerância:
FORST, Rainer. Os Limites da Tolerância. São Paulo , n. 84, p.15-29, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002009000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 mar. 2019.
Reportagem sobre aspectos da intolerância no Brasil:
HERMANSON, Marcos. A Intolerância Religiosa na Visão de Muçulmanos que Vivem na Periferia de São Paulo. Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/01/21/a-intolerancia-religiosa-na-visao-de-muculmanos-que-vivem-na-periferia-de-sao-paulo/. Acesso em: 30 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante destacar que, ao final da aula, espera-se que os alunos sejam capazes de problematizar o conceito histórico de Ocidente, identificando os preconceitos em sua definição, e que consigam estabelecer uma analogia com situações reais existentes na sociedade do nosso tempo e espaço.
Para você saber mais:
Sobre os conceitos de Oriente e Ocidente: da perspectiva geográfica à cultural:
SPROVIERO, Mário B. Oriente e Ocidente: demarcação. Disponível em: http://www.hottopos.com/mirand4/orientee.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
Para começar, solicite aos alunos que se reúnam em trios. Em seguida, projete ou imprima o “Álbum - Oriente ou Ocidente?” e distribua aos grupos. O álbum está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gyNXU4MKX7vWd5ujMS2vRgGGNDpBWptstqHD4QBxqJrHMa4FHdugH4xSVPyq/his6-09und03-album-oriente-ou-ocidente.pdf. A fim de levantar conhecimentos prévios e criar meios para uma reflexão posterior a partir do questionamento sobre ideias preconcebidas, proponha aos alunos que observem as imagens do álbum com atenção, conversem entre si e assinalem ao lado de cada imagem uma das opções: Oriente ou Ocidente. Caso considere pertinente, apresente, também, um mapa do mundo aos alunos e indique a divisão tradicional entre os países orientais e ocidentais.
Durante a classificação das imagens pelos alunos entre Oriente e Ocidente, é provável que os estudantes se utilizem de ideias preconcebidas e equivocadas a respeito das duas realidades. Permita, entretanto, que, neste momento, os alunos se expressem e escolham livremente entre as opções postas. A seguir, projete ou imprima e distribua aos grupos a “Tabela de Legendas Explicativas das Imagens”. A tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vd7RCvYSMvA6prD9GDbaU9XhqaJDP3EpKNMSp6jznUWvSpcYF9U7rxfRGDvw/his6-09und03-tabela-de-legendas-explicativas-das-imagens.pdf. A tabela, além de apresentar a correta classificação a respeito do conteúdo das imagens (Ocidente ou Oriente), conta com uma pequena explicação a respeito dos elementos retratados. Neste momento, permita que os alunos tomem ciência das informações da tabela e consigam identificar os equívocos em sua classificação inicial. Na sequência, peça para que novamente conversem entre si e respondam às duas questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, espera-se que os alunos identifiquem as imagens do Oriente que classificaram como sendo do Ocidente e vice-versa e que reflitam sobre o porquê de sua escolha equivocada. Ao analisarem a imagem 1 e 3 , provavelmente os alunos irão argumentar que alguns elementos nos remetem às culturas orientais. Logo, questione-os a respeito da diversidade cultural presente em muitos países. Pergunte se conhecem ou se tomaram conhecimento por meio da mídia sobre pessoas oriundas de culturas diferentes que vivem no Brasil e mantém a prática de seus costumes e tradições.
Por retratar uma área urbana pavimentada e bastante verticalizada (imagem 2) e por retratar um meio de transporte com design arrojado e futurista (imagem 4), talvez os alunos associem estas imagens ao que consideram características do Ocidente: progresso e desenvolvimento. Caso seja este o argumento, pergunte se acreditam que no Oriente não há desenvolvimento científico e tecnológico. Questione-os a respeito de algumas marcas orientais: Samsung (Coreia do Sul), Toyota (Japão), Chery (China), Emirates (Emirados Árabes) etc.
Para a resolução da segunda questão, a expectativa é que toda a reflexão provocada pela pergunta anterior leve o aluno a perceber que na questão Oriente/Ocidente existem entendimentos preconcebidos equivocados em nossa sociedade que, ao considerar-se ocidental, estabelece ideias discriminatórias em relação ao Oriente. Para estimular as discussões, questione-os a respeito de alguma experiência com comportamentos de intolerância que tenham sofrido ou presenciado, ou mesmo tomado conhecimento por meio dos recursos midiáticos.
Após as discussões e registros, escolha dois alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma a resposta de seu trio para as duas perguntas propostas.
Para você saber mais:
Sobre a posição do Brasil e de outras partes do mundo na questão Ocidente/Oriente:
RODARTE, Leonardo. Você se considera Ocidental? Para grande parte do mundo o Brasil não faz parte do Ocidente. Notícias UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/09/24/brasil-nao-e-pais-ocidental.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos do preconceito contra não-orientais no Brasil:
BERNARDES, Betina. Descendentes Acham que Discriminam Não-Orientais. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/19/caderno_especial/28.html. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos da xenofobia contra povos Orientais na União Europeia:
PRIES, Ludger e BEKASSOW, Natalia. Discriminação e Racismo na União Europeia: diagnóstico de uma ameaça negligenciada e da investigação científica correspondente.Sociologias, Porto Alegre, ano 17, no 40, set/dez 2015, p. 176-211. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v17n40/1517-4522-soc-17-40-00176.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.
Imagens e informações sobre as principais mesquitas dos Estados Unidos:
As Mesquitas em Regiões Urbanas e Rurais dos Estados Unidos. ShareAmerica. Disponível em: https://share.america.gov/pt-br/mesquitas-em-regioes-urbanas-e-rurais-dos-estados-unidos/5/. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre a pujança tecnológica do Oriente:
ELIAS, Gabriel. O Oriente Domina o Mundo na Era da Tecnologia. Jornalismo PUC-SP. Disponível em: http://agemt.org/?p=13595. Acesso em: 28 mar. 2019.
Contexto
Orientações:
Para começar, solicite aos alunos que se reúnam em trios. Em seguida, projete ou imprima o “Álbum - Oriente ou Ocidente?” e distribua aos grupos. O álbum está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gyNXU4MKX7vWd5ujMS2vRgGGNDpBWptstqHD4QBxqJrHMa4FHdugH4xSVPyq/his6-09und03-album-oriente-ou-ocidente.pdf. A fim de levantar conhecimentos prévios e criar meios para uma reflexão posterior a partir do questionamento sobre ideias preconcebidas, proponha aos alunos que observem as imagens do álbum com atenção, conversem entre si e assinalem ao lado de cada imagem uma das opções: Oriente ou Ocidente. Caso considere pertinente, apresente, também, um mapa do mundo aos alunos e indique a divisão tradicional entre os países orientais e ocidentais.
Durante a classificação das imagens pelos alunos entre Oriente e Ocidente, é provável que os estudantes se utilizem de ideias preconcebidas e equivocadas a respeito das duas realidades. Permita, entretanto, que, neste momento, os alunos se expressem e escolham livremente entre as opções postas. A seguir, projete ou imprima e distribua aos grupos a “Tabela de Legendas Explicativas das Imagens”. A tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vd7RCvYSMvA6prD9GDbaU9XhqaJDP3EpKNMSp6jznUWvSpcYF9U7rxfRGDvw/his6-09und03-tabela-de-legendas-explicativas-das-imagens.pdf. A tabela, além de apresentar a correta classificação a respeito do conteúdo das imagens (Ocidente ou Oriente), conta com uma pequena explicação a respeito dos elementos retratados. Neste momento, permita que os alunos tomem ciência das informações da tabela e consigam identificar os equívocos em sua classificação inicial. Na sequência, peça para que novamente conversem entre si e respondam às duas questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, espera-se que os alunos identifiquem as imagens do Oriente que classificaram como sendo do Ocidente e vice-versa e que reflitam sobre o porquê de sua escolha equivocada. Ao analisarem a imagem 1 e 3 , provavelmente os alunos irão argumentar que alguns elementos nos remetem às culturas orientais. Logo, questione-os a respeito da diversidade cultural presente em muitos países. Pergunte se conhecem ou se tomaram conhecimento por meio da mídia sobre pessoas oriundas de culturas diferentes que vivem no Brasil e mantém a prática de seus costumes e tradições.
Por retratar uma área urbana pavimentada e bastante verticalizada (imagem 2) e por retratar um meio de transporte com design arrojado e futurista (imagem 4), talvez os alunos associem estas imagens ao que consideram características do Ocidente: progresso e desenvolvimento. Caso seja este o argumento, pergunte se acreditam que no Oriente não há desenvolvimento científico e tecnológico. Questione-os a respeito de algumas marcas orientais: Samsung (Coreia do Sul), Toyota (Japão), Chery (China), Emirates (Emirados Árabes) etc.
Para a resolução da segunda questão, a expectativa é que toda a reflexão provocada pela pergunta anterior leve o aluno a perceber que na questão Oriente/Ocidente existem entendimentos preconcebidos equivocados em nossa sociedade que, ao considerar-se ocidental, estabelece ideias discriminatórias em relação ao Oriente. Para estimular as discussões, questione-os a respeito de alguma experiência com comportamentos de intolerância que tenham sofrido ou presenciado, ou mesmo tomado conhecimento por meio dos recursos midiáticos.
Após as discussões e registros, escolha dois alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma a resposta de seu trio para as duas perguntas propostas.
Para você saber mais:
Sobre a posição do Brasil e de outras partes do mundo na questão Ocidente/Oriente:
RODARTE, Leonardo. Você se considera Ocidental? Para grande parte do mundo o Brasil não faz parte do Ocidente. Notícias UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/09/24/brasil-nao-e-pais-ocidental.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos do preconceito contra não-orientais no Brasil:
BERNARDES, Betina. Descendentes Acham que Discriminam Não-Orientais. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/19/caderno_especial/28.html. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos da xenofobia contra povos Orientais na União Europeia:
PRIES, Ludger e BEKASSOW, Natalia. Discriminação e Racismo na União Europeia: diagnóstico de uma ameaça negligenciada e da investigação científica correspondente.Sociologias, Porto Alegre, ano 17, no 40, set/dez 2015, p. 176-211. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v17n40/1517-4522-soc-17-40-00176.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.
Imagens e informações sobre as principais mesquitas dos Estados Unidos:
As Mesquitas em Regiões Urbanas e Rurais dos Estados Unidos. ShareAmerica. Disponível em: https://share.america.gov/pt-br/mesquitas-em-regioes-urbanas-e-rurais-dos-estados-unidos/5/. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre a pujança tecnológica do Oriente:
ELIAS, Gabriel. O Oriente Domina o Mundo na Era da Tecnologia. Jornalismo PUC-SP. Disponível em: http://agemt.org/?p=13595. Acesso em: 28 mar. 2019.
Contexto
Orientações:
Para começar, solicite aos alunos que se reúnam em trios. Em seguida, projete ou imprima o “Álbum - Oriente ou Ocidente?” e distribua aos grupos. O álbum está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gyNXU4MKX7vWd5ujMS2vRgGGNDpBWptstqHD4QBxqJrHMa4FHdugH4xSVPyq/his6-09und03-album-oriente-ou-ocidente.pdf. A fim de levantar conhecimentos prévios e criar meios para uma reflexão posterior a partir do questionamento sobre ideias preconcebidas, proponha aos alunos que observem as imagens do álbum com atenção, conversem entre si e assinalem ao lado de cada imagem uma das opções: Oriente ou Ocidente. Caso considere pertinente, apresente, também, um mapa do mundo aos alunos e indique a divisão tradicional entre os países orientais e ocidentais.
Durante a classificação das imagens pelos alunos entre Oriente e Ocidente, é provável que os estudantes se utilizem de ideias preconcebidas e equivocadas a respeito das duas realidades. Permita, entretanto, que, neste momento, os alunos se expressem e escolham livremente entre as opções postas. A seguir, projete ou imprima e distribua aos grupos a “Tabela de Legendas Explicativas das Imagens”. A tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vd7RCvYSMvA6prD9GDbaU9XhqaJDP3EpKNMSp6jznUWvSpcYF9U7rxfRGDvw/his6-09und03-tabela-de-legendas-explicativas-das-imagens.pdf. A tabela, além de apresentar a correta classificação a respeito do conteúdo das imagens (Ocidente ou Oriente), conta com uma pequena explicação a respeito dos elementos retratados. Neste momento, permita que os alunos tomem ciência das informações da tabela e consigam identificar os equívocos em sua classificação inicial. Na sequência, peça para que novamente conversem entre si e respondam às duas questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, espera-se que os alunos identifiquem as imagens do Oriente que classificaram como sendo do Ocidente e vice-versa e que reflitam sobre o porquê de sua escolha equivocada. Ao analisarem a imagem 1 e 3 , provavelmente os alunos irão argumentar que alguns elementos nos remetem às culturas orientais. Logo, questione-os a respeito da diversidade cultural presente em muitos países. Pergunte se conhecem ou se tomaram conhecimento por meio da mídia sobre pessoas oriundas de culturas diferentes que vivem no Brasil e mantém a prática de seus costumes e tradições.
Por retratar uma área urbana pavimentada e bastante verticalizada (imagem 2) e por retratar um meio de transporte com design arrojado e futurista (imagem 4), talvez os alunos associem estas imagens ao que consideram características do Ocidente: progresso e desenvolvimento. Caso seja este o argumento, pergunte se acreditam que no Oriente não há desenvolvimento científico e tecnológico. Questione-os a respeito de algumas marcas orientais: Samsung (Coreia do Sul), Toyota (Japão), Chery (China), Emirates (Emirados Árabes) etc.
Para a resolução da segunda questão, a expectativa é que toda a reflexão provocada pela pergunta anterior leve o aluno a perceber que na questão Oriente/Ocidente existem entendimentos preconcebidos equivocados em nossa sociedade que, ao considerar-se ocidental, estabelece ideias discriminatórias em relação ao Oriente. Para estimular as discussões, questione-os a respeito de alguma experiência com comportamentos de intolerância que tenham sofrido ou presenciado, ou mesmo tomado conhecimento por meio dos recursos midiáticos.
Após as discussões e registros, escolha dois alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma a resposta de seu trio para as duas perguntas propostas.
Para você saber mais:
Sobre a posição do Brasil e de outras partes do mundo na questão Ocidente/Oriente:
RODARTE, Leonardo. Você se considera Ocidental? Para grande parte do mundo o Brasil não faz parte do Ocidente. Notícias UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/09/24/brasil-nao-e-pais-ocidental.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos do preconceito contra não-orientais no Brasil:
BERNARDES, Betina. Descendentes Acham que Discriminam Não-Orientais. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/19/caderno_especial/28.html. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos da xenofobia contra povos Orientais na União Europeia:
PRIES, Ludger e BEKASSOW, Natalia. Discriminação e Racismo na União Europeia: diagnóstico de uma ameaça negligenciada e da investigação científica correspondente.Sociologias, Porto Alegre, ano 17, no 40, set/dez 2015, p. 176-211. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v17n40/1517-4522-soc-17-40-00176.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.
Imagens e informações sobre as principais mesquitas dos Estados Unidos:
As Mesquitas em Regiões Urbanas e Rurais dos Estados Unidos. ShareAmerica. Disponível em: https://share.america.gov/pt-br/mesquitas-em-regioes-urbanas-e-rurais-dos-estados-unidos/5/. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre a pujança tecnológica do Oriente:
ELIAS, Gabriel. O Oriente Domina o Mundo na Era da Tecnologia. Jornalismo PUC-SP. Disponível em: http://agemt.org/?p=13595. Acesso em: 28 mar. 2019.
Contexto
Orientações:
Para começar, solicite aos alunos que se reúnam em trios. Em seguida, projete ou imprima o “Álbum - Oriente ou Ocidente?” e distribua aos grupos. O álbum está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gyNXU4MKX7vWd5ujMS2vRgGGNDpBWptstqHD4QBxqJrHMa4FHdugH4xSVPyq/his6-09und03-album-oriente-ou-ocidente.pdf. A fim de levantar conhecimentos prévios e criar meios para uma reflexão posterior a partir do questionamento sobre ideias preconcebidas, proponha aos alunos que observem as imagens do álbum com atenção, conversem entre si e assinalem ao lado de cada imagem uma das opções: Oriente ou Ocidente. Caso considere pertinente, apresente, também, um mapa do mundo aos alunos e indique a divisão tradicional entre os países orientais e ocidentais.
Durante a classificação das imagens pelos alunos entre Oriente e Ocidente, é provável que os estudantes se utilizem de ideias preconcebidas e equivocadas a respeito das duas realidades. Permita, entretanto, que, neste momento, os alunos se expressem e escolham livremente entre as opções postas. A seguir, projete ou imprima e distribua aos grupos a “Tabela de Legendas Explicativas das Imagens”. A tabela está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vd7RCvYSMvA6prD9GDbaU9XhqaJDP3EpKNMSp6jznUWvSpcYF9U7rxfRGDvw/his6-09und03-tabela-de-legendas-explicativas-das-imagens.pdf. A tabela, além de apresentar a correta classificação a respeito do conteúdo das imagens (Ocidente ou Oriente), conta com uma pequena explicação a respeito dos elementos retratados. Neste momento, permita que os alunos tomem ciência das informações da tabela e consigam identificar os equívocos em sua classificação inicial. Na sequência, peça para que novamente conversem entre si e respondam às duas questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, espera-se que os alunos identifiquem as imagens do Oriente que classificaram como sendo do Ocidente e vice-versa e que reflitam sobre o porquê de sua escolha equivocada. Ao analisarem a imagem 1 e 3 , provavelmente os alunos irão argumentar que alguns elementos nos remetem às culturas orientais. Logo, questione-os a respeito da diversidade cultural presente em muitos países. Pergunte se conhecem ou se tomaram conhecimento por meio da mídia sobre pessoas oriundas de culturas diferentes que vivem no Brasil e mantém a prática de seus costumes e tradições.
Por retratar uma área urbana pavimentada e bastante verticalizada (imagem 2) e por retratar um meio de transporte com design arrojado e futurista (imagem 4), talvez os alunos associem estas imagens ao que consideram características do Ocidente: progresso e desenvolvimento. Caso seja este o argumento, pergunte se acreditam que no Oriente não há desenvolvimento científico e tecnológico. Questione-os a respeito de algumas marcas orientais: Samsung (Coreia do Sul), Toyota (Japão), Chery (China), Emirates (Emirados Árabes) etc.
Para a resolução da segunda questão, a expectativa é que toda a reflexão provocada pela pergunta anterior leve o aluno a perceber que na questão Oriente/Ocidente existem entendimentos preconcebidos equivocados em nossa sociedade que, ao considerar-se ocidental, estabelece ideias discriminatórias em relação ao Oriente. Para estimular as discussões, questione-os a respeito de alguma experiência com comportamentos de intolerância que tenham sofrido ou presenciado, ou mesmo tomado conhecimento por meio dos recursos midiáticos.
Após as discussões e registros, escolha dois alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma a resposta de seu trio para as duas perguntas propostas.
Para você saber mais:
Sobre a posição do Brasil e de outras partes do mundo na questão Ocidente/Oriente:
RODARTE, Leonardo. Você se considera Ocidental? Para grande parte do mundo o Brasil não faz parte do Ocidente. Notícias UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/09/24/brasil-nao-e-pais-ocidental.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos do preconceito contra não-orientais no Brasil:
BERNARDES, Betina. Descendentes Acham que Discriminam Não-Orientais. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/19/caderno_especial/28.html. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre aspectos da xenofobia contra povos Orientais na União Europeia:
PRIES, Ludger e BEKASSOW, Natalia. Discriminação e Racismo na União Europeia: diagnóstico de uma ameaça negligenciada e da investigação científica correspondente.Sociologias, Porto Alegre, ano 17, no 40, set/dez 2015, p. 176-211. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v17n40/1517-4522-soc-17-40-00176.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.
Imagens e informações sobre as principais mesquitas dos Estados Unidos:
As Mesquitas em Regiões Urbanas e Rurais dos Estados Unidos. ShareAmerica. Disponível em: https://share.america.gov/pt-br/mesquitas-em-regioes-urbanas-e-rurais-dos-estados-unidos/5/. Acesso em: 28 mar. 2019.
Sobre a pujança tecnológica do Oriente:
ELIAS, Gabriel. O Oriente Domina o Mundo na Era da Tecnologia. Jornalismo PUC-SP. Disponível em: http://agemt.org/?p=13595. Acesso em: 28 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha aos grupos a leitura do trecho do livro: “Formations of Modernity”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vE9vW33uUa9DbzJHgh4GN6Ad9FZ3B26h6Tg2rwrCYWEWgdUM4kJYeT2ypqht/his6-09und03-trecho-do-livro-formations-of-modernity.pdf. Após a leitura, peça para que os alunos conversem com os colegas do grupo e procurem responder às três questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos considerem o conceito de “Ocidente” utilizado no texto como sendo excludente, ao verificarem que o autor o associa o termo às sociedades industrializadas, capitalistas, urbanizadas etc. Caso o aluno demonstre dificuldades nesta questão, questione-o a respeito da diversidade de lugares que podem integrar uma cidade. Pergunte se a área rural de uma cidade também faz parte do município. Questione-os se as áreas periféricas de alguns municípios, como as favelas, também não são parte integrante da cidade.
Para a resolução da segunda questão, a expectativa é que os alunos consigam elaborar uma opinião onde deixarão claro que um pensamento excludente por parte de pessoas do Ocidente em relação às pessoas do Oriente não é acompanhada por argumentos razoáveis, uma vez que a própria identidade ocidental dependeu da existência do Oriente. Para auxiliá-los nesta questão, pergunte sobre a importância da diversidade. Questione-os se o fato de sermos diferentes em amplos aspectos também não nos torna únicos e singulares.
Para a terceira questão, a expectativa é que os alunos consigam associar a ideia sectarista na questão Ocidente versus Oriente com situações reais da vida cotidiana em nossa sociedade. Proponha aos alunos que comentem sobre exemplos de situações de intolerância que tomaram conhecimento ou mesmo que vivenciaram ou presenciaram. Para instigar o diálogo nesta pergunta, questione-os sobre exemplos de discriminação religiosa, sobre preconceitos regionais e sobre comportamentos de intolerância causados por desigualdade econômica entre pessoas que dividem um mesmo espaço social.
Após as discussões e registros, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma suas respostas para as três questões propostas.
Para você saber mais:
Resenha sobre a formação do Ocidente:
BELCHIOR, Ygor Klain. História Antiga Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Revista de História e Estudos Culturais Janeiro - Junho de 2017 Vol.14 Ano XIV nº 1. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF39/resenha_4_Ygor_Klain_Belchior_fenix_jan_jun_2017. Acesso em: 30 mar. 2019.
Análise sobre o conceito de tolerância:
FORST, Rainer. Os Limites da Tolerância. São Paulo , n. 84, p.15-29, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002009000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 mar. 2019.
Reportagem sobre aspectos da intolerância no Brasil:
HERMANSON, Marcos. A Intolerância Religiosa na Visão de Muçulmanos que Vivem na Periferia de São Paulo. Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/01/21/a-intolerancia-religiosa-na-visao-de-muculmanos-que-vivem-na-periferia-de-sao-paulo/. Acesso em: 30 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha aos grupos a leitura do trecho do livro: “Formations of Modernity”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vE9vW33uUa9DbzJHgh4GN6Ad9FZ3B26h6Tg2rwrCYWEWgdUM4kJYeT2ypqht/his6-09und03-trecho-do-livro-formations-of-modernity.pdf . Após a leitura, peça para que os alunos conversem com os colegas do grupo e procurem responder às três questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos considerem o conceito de “Ocidente” utilizado no texto como sendo excludente, ao verificarem que o autor o associa o termo às sociedades industrializadas, capitalistas, urbanizadas etc. Caso o aluno demonstre dificuldades nesta questão, questione-o a respeito da diversidade de lugares que podem integrar uma cidade. Pergunte se a área rural de uma cidade também faz parte do município. Questione-os se as áreas periféricas de alguns municípios, como as favelas, também não são parte integrante da cidade.
Para a resolução da segunda questão, a expectativa é que os alunos consigam elaborar uma opinião onde deixarão claro que um pensamento excludente por parte de pessoas do Ocidente em relação às pessoas do Oriente não é acompanhada por argumentos razoáveis, uma vez que a própria identidade ocidental dependeu da existência do Oriente. Para auxiliá-los nesta questão, pergunte sobre a importância da diversidade. Questione-os se o fato de sermos diferentes em amplos aspectos também não nos torna únicos e singulares.
Para a terceira questão, a expectativa é que os alunos consigam associar a ideia sectarista na questão Ocidente versus Oriente com situações reais da vida cotidiana em nossa sociedade. Proponha aos alunos que comentem sobre exemplos de situações de intolerância que tomaram conhecimento ou mesmo que vivenciaram ou presenciaram. Para instigar o diálogo nesta pergunta, questione-os sobre exemplos de discriminação religiosa, sobre preconceitos regionais e sobre comportamentos de intolerância causados por desigualdade econômica entre pessoas que dividem um mesmo espaço social.
Após as discussões e registros, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma suas respostas para as três questões propostas.
Para você saber mais:
Resenha sobre a formação do Ocidente:
BELCHIOR, Ygor Klain. História Antiga Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Revista de História e Estudos Culturais Janeiro - Junho de 2017 Vol.14 Ano XIV nº 1. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF39/resenha_4_Ygor_Klain_Belchior_fenix_jan_jun_2017. Acesso em: 30 mar. 2019.
Análise sobre o conceito de tolerância:
FORST, Rainer. Os Limites da Tolerância. São Paulo , n. 84, p.15-29, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002009000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 mar. 2019.
Reportagem sobre aspectos da intolerância no Brasil:
HERMANSON, Marcos. A Intolerância Religiosa na Visão de Muçulmanos que Vivem na Periferia de São Paulo. Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/01/21/a-intolerancia-religiosa-na-visao-de-muculmanos-que-vivem-na-periferia-de-sao-paulo/. Acesso em: 30 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, proponha aos grupos a leitura do trecho do livro: “Formations of Modernity”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vE9vW33uUa9DbzJHgh4GN6Ad9FZ3B26h6Tg2rwrCYWEWgdUM4kJYeT2ypqht/his6-09und03-trecho-do-livro-formations-of-modernity.pdf. Após a leitura, peça para que os alunos conversem com os colegas do grupo e procurem responder às três questões propostas.
Durante a resolução da primeira questão, a expectativa é que os alunos considerem o conceito de “Ocidente” utilizado no texto como sendo excludente, ao verificarem que o autor o associa o termo às sociedades industrializadas, capitalistas, urbanizadas etc. Caso o aluno demonstre dificuldades nesta questão, questione-o a respeito da diversidade de lugares que podem integrar uma cidade. Pergunte se a área rural de uma cidade também faz parte do município. Questione-os se as áreas periféricas de alguns municípios, como as favelas, também não são parte integrante da cidade.
Para a resolução da segunda questão, a expectativa é que os alunos consigam elaborar uma opinião onde deixarão claro que um pensamento excludente por parte de pessoas do Ocidente em relação às pessoas do Oriente não é acompanhada por argumentos razoáveis, uma vez que a própria identidade ocidental dependeu da existência do Oriente. Para auxiliá-los nesta questão, pergunte sobre a importância da diversidade. Questione-os se o fato de sermos diferentes em amplos aspectos também não nos torna únicos e singulares.
Para a terceira questão, a expectativa é que os alunos consigam associar a ideia sectarista na questão Ocidente versus Oriente com situações reais da vida cotidiana em nossa sociedade. Proponha aos alunos que comentem sobre exemplos de situações de intolerância que tomaram conhecimento ou mesmo que vivenciaram ou presenciaram. Para instigar o diálogo nesta pergunta, questione-os sobre exemplos de discriminação religiosa, sobre preconceitos regionais e sobre comportamentos de intolerância causados por desigualdade econômica entre pessoas que dividem um mesmo espaço social.
Após as discussões e registros, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma suas respostas para as três questões propostas.
Para você saber mais:
Resenha sobre a formação do Ocidente:
BELCHIOR, Ygor Klain. História Antiga Grécia e Roma: a formação do Ocidente. Revista de História e Estudos Culturais Janeiro - Junho de 2017 Vol.14 Ano XIV nº 1. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF39/resenha_4_Ygor_Klain_Belchior_fenix_jan_jun_2017. Acesso em: 30 mar. 2019.
Análise sobre o conceito de tolerância:
FORST, Rainer. Os Limites da Tolerância. São Paulo , n. 84, p.15-29, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002009000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 mar. 2019.
Reportagem sobre aspectos da intolerância no Brasil:
HERMANSON, Marcos. A Intolerância Religiosa na Visão de Muçulmanos que Vivem na Periferia de São Paulo. Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/01/21/a-intolerancia-religiosa-na-visao-de-muculmanos-que-vivem-na-periferia-de-sao-paulo/. Acesso em: 30 mar. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, projete ou imprima e distribua aos grupos o “Quadro das Frases de Intolerância”. O quadro está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xGJKchHp9ckHcVRw8VJram7RKxXeUuU84KVKuuvnyuaQKDx5yPagms2M6Zz7/his6-09und03-quadro-das-frases-de-intolerancia.pdf
Proponha aos alunos que considerem todo o aprendizado construído desde o início da aula e conversem entre si para identificar os aspectos sectaristas nas três frases apresentadas no quadro. Em seguida, oriente-os a reescrever as frases, porém, substituindo os aspectos excludentes por termos que valorizam a tolerância e o respeito às diferenças.
Para auxiliá-los na primeira frase, questione-os sobre as informações a respeito da tecnologia oriental que observaram nas imagens apresentadas pelo “Álbum - Oriente ou Ocidente?”, durante a primeira etapa da aula. Pergunte se existe desenvolvimento científico e tecnológico em países considerados orientais. Pergunte, ainda, se estágios de desenvolvimento científico ou tecnológico são parâmetros para medir uma cultura como sendo superior ou inferior. Questione-os se os legados importantes de sociedades do passado, como a grega antiga, não são relevantes para a nossa sociedade, mesmo sabendo que estamos em uma situação mais avançada em termos de progresso tecnológico, por exemplo.
Para auxiliá-los na segunda frase, questione-os a respeito da estigmatização com as comunidades periféricas. Pergunte se a situação de vulnerabilidade econômica é fator determinante para a prática de atos ilícitos por parte dos indivíduos, independentemente do processo de formação ética e moral na qual se desenvolveram. Pergunte se a exploração midiática em relação ao banditismo presente nas comunidades periféricas não está mais atrelado às questões de audiência do que ao compromisso de divulgação dos reais aspectos daquelas comunidades.
Para auxiliá-los na terceira frase, pergunte se o trabalho das sociedades campesinas não são essenciais para as comunidades urbanas. Questione-os a respeito das escolas rurais, que atendem a essas comunidades, favorecendo o acesso ao estudo formal. Questione-os ainda se a escolarização é fator determinante para medir superioridade cultural entre as pessoas.
Ao final dos registros, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma a nova frase que criaram como alternativa às três afirmativas apresentadas.
Como sugestão para uma próxima aula, proponha que os alunos elaborem cartazes com outras frases de tolerância e respeito às diferenças e fixem os cartazes pelas dependências da escola, a fim de socializar este tipo de pensamento com todos os colegas.
Para você saber mais:
É importante que você compreenda bem o sentido da palavra “sectarismo” utilizada neste plano de aula. Entendemos aqui o termo sectarismo como sendo um apego exagerado a um ponto de vista; visão estreita, intolerante ou intransigente. Um pensamento sectarista, portanto, é aquele fechado ao diálogo, que não tolera diferenças de ideias e comportamentos.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em trios, projete ou imprima e distribua aos grupos o “Quadro das Frases de Intolerância”. O quadro está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xGJKchHp9ckHcVRw8VJram7RKxXeUuU84KVKuuvnyuaQKDx5yPagms2M6Zz7/his6-09und03-quadro-das-frases-de-intolerancia.pdf
Proponha aos alunos que considerem todo o aprendizado construído desde o início da aula e conversem entre si para identificar os aspectos sectaristas nas três frases apresentadas no quadro. Em seguida, oriente-os a reescrever as frases, porém, substituindo os aspectos excludentes por termos que valorizam a tolerância e o respeito às diferenças.
Para auxiliá-los na primeira frase, questione-os sobre as informações a respeito da tecnologia oriental que observaram nas imagens apresentadas pelo “Álbum - Oriente ou Ocidente?”, durante a primeira etapa da aula. Pergunte se existe desenvolvimento científico e tecnológico em países considerados orientais. Pergunte, ainda, se estágios de desenvolvimento científico ou tecnológico são parâmetros para medir uma cultura como sendo superior ou inferior. Questione-os se os legados importantes de sociedades do passado, como a grega antiga, não são relevantes para a nossa sociedade, mesmo sabendo que estamos em uma situação mais avançada em termos de progresso tecnológico, por exemplo.
Para auxiliá-los na segunda frase, questione-os a respeito da estigmatização com as comunidades periféricas. Pergunte se a situação de vulnerabilidade econômica é fator determinante para a prática de atos ilícitos por parte dos indivíduos, independentemente do processo de formação ética e moral na qual se desenvolveram. Pergunte se a exploração midiática em relação ao banditismo presente nas comunidades periféricas não está mais atrelado às questões de audiência do que ao compromisso de divulgação dos reais aspectos daquelas comunidades.
Para auxiliá-los na terceira frase, pergunte se o trabalho das sociedades campesinas não são essenciais para as comunidades urbanas. Questione-os a respeito das escolas rurais, que atendem a essas comunidades, favorecendo o acesso ao estudo formal. Questione-os ainda se a escolarização é fator determinante para medir superioridade cultural entre as pessoas.
Ao final dos registros, escolha três alunos de diferentes grupos para que, respectivamente, apresentem à turma a nova frase que criaram como alternativa às três afirmativas apresentadas.
Como sugestão para uma próxima aula, proponha que os alunos elaborem cartazes com outras frases de tolerância e respeito às diferenças e fixem os cartazes pelas dependências da escola, a fim de socializar este tipo de pensamento com todos os colegas.
Para você saber mais:
É importante que você compreenda bem o sentido da palavra “sectarismo” utilizada neste plano de aula. Entendemos aqui o termo sectarismo como sendo um apego exagerado a um ponto de vista; visão estreita, intolerante ou intransigente. Um pensamento sectarista, portanto, é aquele fechado ao diálogo, que não tolera diferenças de ideias e comportamentos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Google Maps, Formulários do Google, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é problematizar o (pré) conceito histórico de “Ocidente”, e refletir sobre a intolerância presente em nossa sociedade.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize aos alunos as imagens do álbum “Oriente ou Ocidente?”. Eles devem analisar com atenção e responder se cada uma delas está localizada no Oriente ou Ocidente. Dê um prazo para que concluam a atividade.
Ela pode, também, ser realizada por meio de um quiz virtual feito pelo Mentimeter (veja aqui como usá-lo). Ao término, disponibilize a eles a tabela com a resolução para que analisem os acertos e erros, e reflitam acerca de suas percepções.
Após levantarem as percepções iniciais com base nas imagens, podem analisar as legendas e identificar a localização de algumas delas. Se for necessário complementar a busca, podem consultar um mapa impresso ou acessarem o Google Maps (disponível aqui).
Problematização
Disponibilize o trecho do livro: “Formations of Modernity”. Os alunos devem fazer a leitura com calma, até mesmo em voz alta (não podem deixar de praticá-la em casa!). Em seguida, devem analisar e responder as questões no caderno ou em outras mídias digitais que já fazem uso, por exemplo, o Google Sala de Aula.
- Segundo o texto, qual tipo de sociedade é geralmente entendida como Ocidental?
- Se o texto afirma que o Oriente foi importante para a formação da “identidade ocidental”, por que, em sua opinião, os orientais ainda são, muitas vezes, tratados como “inferiores” pelos povos do Ocidente?
- Em nossa sociedade, podemos perceber comportamentos de intolerância entre as pessoas, devido às questões culturais e socioeconômicas? Comente.
Incentive a interação com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp (ou outros recursos que já utilizam). Se estiver em um momento de videoconferência, abra o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais as comentam no chat.
Sistematização
Oriente os alunos a analisarem as afirmações do “Quadro das frases de intolerâncias” e, com olhar crítico e pautado nos aprendizados da aula, as reescrevam. Dê a sugestão de que proponham novas frases a serem igualmente analisadas e reelaboradas entre os colegas. Para isso, é interessante que se faça uso de um Formulário do Google (veja como usá-lo aqui) ou de mural virtual colaborativo, como o Padlet e o recurso design Backchannel (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito desta discussão sobre uma visão preconceituosa quanto ao Oriente, vale conhecer a obra: SAID, Edward. “Orientalismo: A invenção do Oriente pelo Ocidente”. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Video com comentarios de uma historiadora a respeito da obra: “Orientalismo”. Papo De Historiadores 6. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maiko Silva
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
Objeto (s) de conhecimento: O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
Palavras Chave: Ocidente, Oriente, Sectarismo, Intolerância.