Literatura: 8 e-books gratuitos para baixar

Confira a nossa seleção de indicações para aumentar seu repertório de leitura

POR:
Ana Paula Bimbati
Clássicos da literatura e outros livros são disponilizados no universo online para sua leitura. Foto: Getty Image

Já falamos por aqui, no Leitura de Cabeceira, que ler é um hábito que criamos no nosso dia a dia. Conhecendo novos gêneros, autores e formatos vamos entendendo o tipo de livro que gostamos e, além disso, aumentando nosso repertório como leitores. 

Para te ajudar a se aventurar em novas leituras, fizemos uma seleção de 8 livros para fazer baixar gratuitamente e ler no seu celular ou computador. Vamos lá?

1. Brasil Fantástico: Histórias fantásticas saindo do nosso saco folclórico (Draco Editora)
No dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Folclore. Por isso, é um assunto muito trabalhado na escola nesta época do ano. Pensando nisso, para iniciar nossa lista de dicas, sugerimos a leitura da obra de André Vianco, que comenta sobre a festa popular e sua importância para a construção de histórias.

2. Dom Casmurro (Edições Câmara) 
Traiu ou não traiu? Quem nunca ouviu essa grande pergunta da literatura brasileira? Essa polêmica vem da obra Dom Casmurro, escrito por Machado de Assis, no qual Bentinho relata suas memórias. O livro é um clássico da literatura nacional e é muito maior do que a infidelidade (ou não) da personagem feminina. Se quiser criar sua opinião sobre essa discussão (eu já tenho a minha), o livro está disponível gratuitamente no formato ebook.

3. Excesso de luz (Editora Intrínseca) 
Em suas 40 páginas, o conto Excesso de Luz traz a história de três crianças, com cerca de 10 anos, que passam a investigar uma casa estranha no fim da rua onde moram. O livro é cheio de suspense e envolve o leitor, que também fica curioso para saber o grande mistério da casa do sr. e sra. C. Perfeito para quem deseja iniciar uma leitura curta. 

4. Iracema (Edições Câmara)
Nesta obra, José de Alencar apresenta o romance entre a índia Iracema e o português Martim. Através deles, o livro busca retratar o processo de colonização no Brasil. Há várias outras temáticas e situações apresentadas na história que contam a história do país como a criação do estado do Ceará. Mais um grande clássico da literatura brasileira!

5. Malala, a menina que queria ir para escola (Companhia das Letrinhas)
Você já ouviu falar sobre Malala Yousafzai? Ela foi a pessoa mais nova a receber o prêmio Nobel e conhecida mundialmente por sua luta pelo acesso à Educação para as mulheres. Nessa história ilustrada, Adriana Carranca conta a história de Malala, a jovem que quase perdeu a vida por querer ir para escola. 

6. Métodos de alfabetização no Brasil (Editora Unesp)
Para sua formação pedagógica, trouxemos o livro da professora e presidente emérita da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAfl), Maria do Rosário Mortatti, que reúne artigos sobre a história da alfabetização no país. O texto aborda a relação de diferentes métodos e modelos utilizados ao longo dos anos. Uma leitura interessante principalmente para professores dos Anos Iniciais do Fundamental.

7. O amanhã não estará à venda (Companhia das Letras)
Você concorda com a expressão “o novo normal”? Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor, reflete sobre a pandemia da covid-19, que mudou o comportamento do mundo inteiro. “Temos de parar de ser convencidos. Não sabemos se estaremos vivos amanhã. Temos de parar de vender o amanhã", afirma o autor. 

8. Úrsula e Outras Obras (Edições Câmara)
Nesta edição você vai encontrar a coletânea das obras de Maria Firmina dos Reis. Aqui encontrará títulos como o romance Úrsula e o conto A escrava. A autora é a primeira escritora negra brasileira que se tem conhecimento, ela é pioneira por abordar as temáticas da escravidão e o machismo. 

Dica extra: Domínio Público
Além das sugestões acima, deixamos como dica o site Domínio Público, que funciona como uma grande Biblioteca digital e reúne livros gratuitos para diversos gostos. Além disso, há fotos, vídeos, sons e muito mais!  

Gostou das indicações? Um desses títulos estava na sua lista de desejos? 

Até a próxima, 

Ana Paula Bimbati,
Repórter de NOVA ESCOLA

Tags

Guias