Imagem 1 - Arte Hitita
Plano de Aula
Plano de aula: A Grécia e a Roma Antiga no contexto mediterrânico
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Antiguidade Clássica
Por: Maiko Menassa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas das imagens do texto e do Chat de História Antiga; projetor.
Material complementar:
Imagem 1 - Arte hitita
Imagem 2 - Vaso grego
Imagem 3 - Navio fenício
Trecho do livro História Antiga
Chat de História Antiga
Este plano de aula foi concebido a partir de um pensamento de desconstrução da historiografia tradicional a respeito da história da Grécia e da Roma Antiga, que, por muito tempo, foram consideradas civilizações autossuficientes, raramente influenciadas por aspectos culturais de outros povos.
Entretanto, dadas as características do Mediterrâneo apontadas pela ecologia histórica e, considerando-se a conectividade entre as regiões mediterrânicas, consideramos que houve uma profunda interação entre os povos daquela região e que as antigas civilizações grega e romana se desenvolveram em meio a um contexto dinâmico de relacionamento entre as diferentes culturas. Portanto, evite antecipar informações e permita que esta desconstrução seja realizada, aos poucos, pelos alunos, conforme forem se apropriando das fontes e se envolvendo nas discussões.
Para você saber mais:
Sobre os processo de integração no Mediterrâneo:
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Concurso de Livre-Docência na Área de História Antiga). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 205-215. Disponível em: https://www.academia.edu/9890350/Ensaios_sobre_Hist%C3%B3ria_Antiga. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre aspectos da formação do povo hitita:
BATISTA, Leonardo Candido. A formação da identidade entre os hititas. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/leonardocandido.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre características da antiga cerâmica grega:
BARREIROS, Ana. Cerâmica grega. 2011. 30 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/abaj/ceramica-grega. Acesso em: 23 mar. 2019.
Documentário sobre a antiga civilização fenícia:
Documentários Ptfelicitas. DOC: Segredos da arqueologia - O percurso dos fenícios. 2016 (24m09s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5UbuNaMXC0. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre as características climáticas da região do Mediterrâneo:
PLANTIER, Renato Duarte. Clima mediterrâneo: características e influências. Cultura Mix. Disponível em: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/clima-mediterraneo-caracteristicas-e-influencias. Acesso em: 23 mar. 2019.
Sobre aspectos da agricultura na região do Mediterrâneo:
OLIVEIRA JR., Paulo H.B. Notas sobre a História da agricultura através do tempo. Rio de Janeiro: PTA-Projeto Tecnologias Alternativas, 1989. Disponível em: http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Notas-sobre-a-hist%C3%B3ria-da-agricultura-atrav%C3%A9s-do-tempo.pdf. Acesso em: 23 mar. 2019.
Estudo sobre o “Mare Nostrum” - Roma e o Mediterrâneo:
SANTOS, Maria do Carmo Parente. Roma e o Mediterrâneo. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, 2018, vol. X, nº 1. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0Gn8YnNSbfoJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/download/35316/pdf+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 23 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos conheçam e consigam compreender o conceito de mediterranização, enfatizando o desenvolvimento da Grécia e da Roma Antiga em meio ao contexto mediterrânico.
Para você saber mais:
Sobre os processo de integração no Mediterrâneo:
GUARINELLO, Norberto Luiz. Ensaios sobre História Antiga. 2014. Tese (Concurso de Livre-Docência na Área de História Antiga). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 205-215. Disponível em: https://www.academia.edu/9890350/Ensaios_sobre_Hist%C3%B3ria_Antiga. Acesso em: 23 mar. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO