Plano de Aula

Plano de aula: As mulheres romanas

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mulheres na antiguidade e na Idade Média

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções de Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades de Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Mulheres gregas e romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXyGd9r2kGyKHKnkbS7Uwwj2JX9nt8VPVMpfXnrPETw34kpCmVCtZSjGxKT6/his6-19und03-contexto-mulheres-gregas-e-romanas.pdf

Problematização - Resolução imagens mulheres romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fXhZDHNG5m3MPgUshh8qb4qSSeqjvzZ7pVEysz9M7KKHR8MVwHt3syu6qwA/his6-19und03-resolucao-imagens-mulheres-romanas.pdf

Sistematização - Resolução rede social romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R4tWcfPpA37j7Senjum6hVbUwzZeg3Sw8Wnp8ADeb2H7Dv8TnJdfTJBGJfuf/his6-19und03-resolucao-rede-social-romana.pdf

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e ao papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

http://imperioroma.blogspot.com/2010/05/mulher-romana.html

Artigo que resume a vida das mulheres romanas traçando comparações com o cotidiano das mulheres gregas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_da_Roma_Antiga

Artigo sobre o cotidiano das mulheres na Roma Antiga (infância, educação, leis, família, casamento, religião etc).

http://mulheromana.blogspot.com/

Blog sobre a mulher na Roma Antiga

https://oglobo.globo.com/sociedade/especialistas-no-brasil-aprovam-criminalizacao-do-casamento-forcado-12889095

Reportagem sobre casamentos arranjados e sua criminalização.

https://www.eusemfronteiras.com.br/as-7-deusas-gregas/

Este link traz informações sobre as principais deusas gregas abordando um pouco da história de cada uma delas e sua respectiva simbologia.

https://www.todamateria.com.br/deuses-romanos/

Este link traz uma tabela comparativa dos principais deuses romanos e seus correspondentes na mitologia grega.

https://umbandaead.blog.br/2016/03/12/as-orixas-femininas-umbanda/

Este link traz informações sobre orixás femininas na Umbanda.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

https://novaescola.org.br/conteudo/1018/um-mundo-de-imagens-para-ler

Neste artigo Nova Escola aborda a importância das imagens e como elas podem ser utilizadas em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre as mulheres gregas e romanas é importante esclarecer aos alunos que em ambas as sociedades a função desempenhada por cada mulher dependia de seu status social. As atividades exercidas pelas mais ricas não eram as mesmas das mais pobres (aquelas que tinham uma condição social mais desfavorecida exerciam trabalhos mais árduos). Com relação às diferenças entre gregas e romanas sabemos que as primeiras levavam uma vida mais reclusa, podendo sair às ruas apenas acompanhadas ou com autorização, e sua vida limitava-se às atividades domésticas. As romanas, entretanto, gozavam de maior autonomia podendo inclusive participar da vida política de Roma, o que não era permitido às gregas
(não eram consideradas cidadãs).

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

http://imperioroma.blogspot.com/2010/05/mulher-romana.html

Artigo que resume a vida das mulheres romanas traçando comparações com o cotidiano das mulheres gregas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_da_Roma_Antiga

Artigo sobre o cotidiano das mulheres na Roma Antiga (infância, educação, leis, família, casamento, religião etc).

http://mulheromana.blogspot.com/

Blog sobre a mulher na Roma Antiga

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados