Plano de Aula

Plano de aula: A mulher na Grécia Antiga

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mulheres na antiguidade e na Idade Média

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.

Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.

Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.

Material complementar:

Contexto - Mulheres gregas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8gacUXCD4MBE5QvW6Gmw9StmA48Ukf62WQUXgyzmU5KzSfNc482gpS3DfQeA/his6-19und02-mulheres-gregas.pdf

Problematização - Resolução Cotidiano da mulher

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ts7d6UN4xtvsjx8sbNffPBXr5JEy7MM4K9GAbETwprqaMh33yeJ6HjrXhZG2/his-19und02-resolucao-cotidiano-da-mulher.pdf

Sistematização - Resolução Cidadania grega

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zGYvxSm2kCnR5emcXBHuAhtSdmmvgGgc9mMmm8mSQgDRYKmVT6UN37FSFX4N/his6-19und02-resolucao-cidadania-grega.pdf

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que trata dos principais aspectos concernentes ao cotidiano e ao papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc

Este vídeo abordará a figura da mulher grega na religião fornecendo explicações para vários mitos gregos envolvendo o feminino, além de trazer informações sobre o papel exercido por elas no cotidiano.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI274136,51045-Cidadania+da+mulher+a+conquista+historica+do+voto+feminino+no+Brasil

Sobre o voto feminino no Brasil.

https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/

Sobre a licença-maternidade brasileira.

https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI275461,61044-Passado+e+presente+conheca+as+leis+sobre+direito+das+mulheres+no

Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.

https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade

Neste artigo a Nova Escola oferece várias dicas de como orientar os alunos na produção de textos.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Sobre o cotidiano das mulheres gregas na Antiguidade, é importante esclarecer aos alunos que a condição destas dependia de seu status social ou da região em que habitava. As mais pobres geralmente usufruíam de maior liberdade por ter que trabalhar para sustentar suas famílias, já as aristocratas levavam uma vida semi-reclusa após o casamento, que era visto como um negócio entre os envolvidos. Com relação à religião, várias eram as deusas ou figuras míticas associadas ao feminino como, por exemplo, a deusa Atena (representava a sabedoria, as artes, a inteligência, a guerra e a justiça), que deu nome à cidade de Atenas. Outro aspecto relevante a ser destacado neste momento inicial da aula é o fato de as mulheres gregas não ser consideradas cidadãs, logo não poderiam participar da política.

Para você saber mais:

https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/

Pequeno artigo que aborda os principais aspectos concernentes ao cotidiano e papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://cpantiguidade.wordpress.com/2009/10/19/a-condicao-feminina-na-grecia-antiga/

Pequeno artigo que aborda os principais aspectos concernentes ao cotidiano e ao papel das mulheres gregas fazendo um paralelo com nossa atualidade.

https://www.youtube.com/watch?v=S3cn6NPRCxc

Este vídeo abordará a figura da mulher grega na religião fornecendo explicações para vários mitos gregos envolvendo o feminino, além de trazer informações sobre o papel exercido por elas no cotidiano.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados