Contexto mulheres medievais e modernas
Plano de Aula
Plano de aula: As mulheres na Idade Média
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mulheres na antiguidade e na Idade Média
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI19, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.
Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e da Sistematização.
Cópias impressas das atividades da Problematização e da Sistematização.
Material complementar:
Contexto - Mulheres medievais e modernas
Problematização - Resolução mulheres medievais
Problematização - Resolução personagem medieval
Sistematização - Resolução palavras
Para você saber mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_Idade_M%C3%A9dia
Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.
https://medium.com/@marinafancello/a-mulher-na-idade-m%C3%A9dia-84cf0dcedff2
Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.
https://www.youtube.com/watch?v=LkietxK7DCw
Vídeo que aborda alguns aspectos da vida das mulheres na Idade Média.
Sobre o voto feminino no Brasil.
https://iusnatura.com.br/conquista-da-mulher-entenda-como-funciona-a-licenca-maternidade/
Sobre a licença-maternidade brasileira.
Artigo que traz algumas informações históricas sobre leis e direitos para as mulheres brasileiras.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/mapas.htm
Artigo sobre as principais características dos mapas conceituais e sua importância na sala de aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Acerca dos papéis desempenhados pelas mulheres no período medieval é necessário esclarecer aos alunos que a existência de diferentes hierarquias sociais acabou diferenciando as funções das mulheres no período. Aquelas que integravam as camadas mais abastadas (aristocratas/nobres) tinham direitos limitados perante seus maridos, sendo responsáveis por gerir o lar e educar os filhos, todavia as servas e comerciantes gozavam de maior liberdade, contribuindo com as mais diversas atividades econômicas. Havia ainda aquelas devotadas à religião (monjas, freiras etc.) ou que assumiram governos ficando conhecidas por seus feitos, como Isabel de Castela (rainha dos reinos de Castela e Leão, viveu entre 1451 e 1504) e Leonor de Aquitânia (foi duquesa da Aquitânia e condessa de Poitiers, viveu entre 1122 e 1204).
Para você saber mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_Idade_M%C3%A9dia
Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.
https://medium.com/@marinafancello/a-mulher-na-idade-m%C3%A9dia-84cf0dcedff2
Artigo sobre alguns aspectos da vida e cotidiano das mulheres na Idade Média.
https://www.youtube.com/watch?v=LkietxK7DCw
Vídeo que aborda alguns aspectos da vida das mulheres na Idade Média.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO