Trecho do livro: "História da Alimentação"
Plano de Aula
Plano de aula: A Dieta dos Seres Humanos Primitivos e sua relação com o Meio Natural
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modificações da natureza e da paisagem
Por: Maiko Menassa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor; cópias impressas dos textos, do diagrama, da tabela e dos quadros de desenhos temáticos.
Material complementar:
Trecho do livro: “História da Alimentação”
Mapa Textual - Aspectos da Alimentação Humana na Pré-história
Sequência de Desafios
Trecho do artigo: “Relação do Homem x Natureza”
Imagem - Uma Aldeia Neolítica
Tabela - É Fake ou é Fato?
Desvendar o modo de vida dos seres humanos que viveram na Pré-história é sempre um desafio. Toda a evidência encontrada pelos pesquisadores pode trazer à tona informações que transformam a nossa concepção a respeito das pessoas daquela época. Sabemos, contudo, que a busca pelo alimento sempre foi um grande desafio para os seres humanos no período pré-histórico e que a relação humana com a natureza foi dinâmica e modificou-se significativamente ao longo daquele período. Evite antecipar informações e procure direcionar o olhar dos alunos para esta relação “ser humano x natureza”, permitindo que eles descubram a dinâmica desta relação a partir da análise na forma de obtenção dos alimentos ao longo da Pré-história.
Para você saber mais:
Breve análise sobre a relação humano/natureza desde a Pré-história:
DIAS, Bárbara C. Sobre a História da Relação Ser Humano x Natureza. O Polegar Opositor. Disponível em: https://polegaropositor.com.br/legado/sobre-a-historia-da-relacao-ser-humano-x-natureza/. Acesso em: 05 fev 2019.
Sobre aspectos da alimentação humana no Período Paleolítico:
TERLATO, Gabriele. Alimentação Humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 1, 2012, Criciúma, Santa Catarina. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 04 fev 2019.
Sobre a divisão do trabalho na busca por alimentos durante a Pré-história:
NAVARRO, Roberto. Como o Homem Caçava e se Alimentava na Pré-história? Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-homem-cacava-e-se-alimentava-na-pre-historia/. Acesso em: 04 fev 2019.
Breve explicação sobre mapas textuais:
MAYRA. Mapa Textual: o que é isso? Uma Viagem Pedagógica. Disponível em: https://umaviagempedagogica.wordpress.com/2017/01/20/mapa-textual-o-que-e-isso/. Acesso em: 05 fev 2019.
Sobre as transformações da Revolução Neolítica:
ALTARES, Guillermo. A Autêntica Revolução foi no Período Neolítico. Él País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html. Acesso em: 04 fev 2019.
Reflexão sobre a concepção da agricultura como evolução humana:
SOUSA, Rainer. Agricultura=Evolução? história do Mundo. Disponível em:
https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 04 fev 2019.
Sobre aspectos da domesticação animal na Pré-história:
HERNANDEZ, Bárbara et al. Domesticação dos Animais na Pré-história. Academia. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 04 fev 2019.
Sobre a metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem:
SASSAKI, Cláudio. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 07 fev 2019.
Sobre a “Paleodieta”:
JABR, Ferris. Paleodieta: como os caçadores-coletores se alimentam. Arqueologia e Pré-história. Disponível em:https://arqueologiaeprehistoria.com/2013/06/14/paleodieta-como-os-cacadores-coletores-se-alimentam/. Acesso em: 07 fev 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera que os alunos, a partir de um estudo sobre as formas de obtenção de alimento ao longo da Pré-história, consigam perceber a dinâmica da relação entre o ser humano e a natureza.
Para você saber mais:
Breve análise sobre a relação humano/natureza desde a Pré-história:
DIAS, Bárbara C. Sobre a História da Relação Ser Humano x Natureza. O Polegar Opositor. Disponível em: https://polegaropositor.com.br/legado/sobre-a-historia-da-relacao-ser-humano-x-natureza/. Acesso em: 05 fev 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO