Diagrama - Como era a vida dos seres humanos pré-históricos?
Plano de Aula
Plano de aula: Dos caçadores-coletores aos agricultores primitivos
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modificações da natureza e da paisagem
Por: Maiko Menassa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor; cópias impressas dos textos, do diagrama, da tabela e dos quadros de desenhos temáticos.
Material complementar:
Diagrama - Como era a vida dos seres humanos pré-históricos?
Trecho do artigo: Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos
Trecho do livro: O livro de ouro da História do mundo
Tabela comparativa - Diferenças no modo de vida dos seres humanos pré-históricos
Desenhos temáticos - Seres humanos da Pré-História
O foco deste plano não se limita a apenas comparar o modo de vida dos seres humanos que viveram no Paleolítico e no Neolítico. A proposta desta aula deve ir além deste objetivo e trabalhar as transformações no ambiente causadas pela interferência humana, relacionando-as
à evolução no modo de vida dos grupos pré-históricos. Portanto, procure direcionar o olhar do aluno para este objetivo, evitando antecipar informações. Permita que, aos poucos, os alunos descubram a evolução nos hábitos humanos e suas consequentes modificações no meio em
que viveram, por meio de uma postura crítica e investigativa.
Para você saber mais:
Sobre a evolução da relação ser humano/natureza:
ROSE, Ricardo. As quatro fases da convivência com a natureza. Ambiente Legal. Disponível em: http://www.ambientelegal.com.br/as-quatro-fases-da-convivencia-com-a-natureza/ Acesso em: 27 jan. 2019.
Documentário sobre aspectos do cotidiano dos primeiros seres humanos pré-históricos:
Homem pré-histórico - Vivendo entre feras_Ep.01 (Caçar ou ser caçado). Mente Aguçada. 2012 (46m46s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sCBMPug_fE8 Acesso em: 27 jan. 2019.
Sobre aspectos da alimentação humana no período Paleolítico:
TERLATO, Gabriele. Alimentação humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, nº 1, 2012. disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 27 jan. 2019.
Sobre aspectos da arte na Pré-História:
MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H.;LOPES, Márcio. Arte Pré-histórica. História das Artes. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-na-antiguidade/pre-historia/. Acesso em: 27 jan. 2019.
Sobre aspectos dos estudos líticos:
SOUZA, João Carlos Moreno. Estudos líticos. Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/subareas-da-arqueologia/estudos-liticos/. Acesso em: 27 jan. 2019.
Sobre técnicas de brainstorming (tempestade de ideias):
Brainstorming: o que é e como fazer. Notícias. SOS Tecnologia e Educação. Disponível em: https://www.sos.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/brainstorming-o-que-e-e-como-fazer. Acesso em: 6 dez. 2018.
Resumo sobre a transição Paleolítico/Neolítico:
A revolução Neolítica. HistoriaZine. Disponível em: https://historiazine.com/a-revolucao-neolitica-d70d5499f829. Acesso em: 27 jan. 2019.
Reflexão sobre os benefícios da invenção da agricultura:
SOUSA, Rainer. Agricultura=evolução? História do mundo. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 27 jan. 2019.
Slides sobre o início da domesticação de animais na Pré-História:
HERNÁNDEZ. Bárbara et al. A domesticação de animais na Pré-História. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 27 jan. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você, professor, destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham percebido que a evolução dos seres humanos na Pré-História sempre manteve estreita relação com as transformações no meio em que habitavam, pois, na medida em que modificavam seu modo de vida, também modificavam a forma como utilizavam os recursos naturais disponíveis.
Para você saber mais:
Sobre a evolução da relação ser humano/natureza:
ROSE, Ricardo. As quatro fases da convivência com a natureza. Ambiente Legal. Disponível em: http://www.ambientelegal.com.br/as-quatro-fases-da-convivencia-com-a-natureza/ Acesso em: 27 jan. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Para começar, proponha aos alunos uma atividade no formato de tempestade de ideias (brainstorming). Projete, imprima ou desenhe no quadro um diagrama com os termos “Seres humanos pré-históricos” em destaque. Caso prefira imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wyuUqFPcbATFHyQW6zCwhRnvjGmzf4mawk3mb6f4CWyMPtPDzPkDcSDK4Q8r/his6-05und01-desenhos-tematicos-seres-humanos-da-pre-historia.pdf
Solicite aos alunos que falem aleatoriamente sobre características do modo de vida dos seres humanos da Pré-História. Para direcionar os estudos, apresente aos estudantes quatro subtemas sobre o assunto: “alimentação”, “trabalho”, “lazer” e “outras informações”. Oriente-os para que procurem apresentar ideias que se encaixem nestes subtemas e procure registrar as informações no quadro. Além de levantar alguns conhecimentos dos alunos a respeito do assunto, esta atividade levará o estudante, no fim da aula, a perceber suas descobertas e a evolução de seu conhecimento a respeito do tema.
Em seguida, solicite que os alunos se reúnam em duplas e proponha a leitura do trecho do artigo: “Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tNMcXyN5fFuUpdz3Fjj9nqntWS7xhDHzdGFF8m2krFayfm59KeWAm2AkwbG5/his6-05und01-trecho-do-artigo-pre-historia-o-surgimento-do-ser-humano-e-os-periodos-pre-historicos.pdf. Por meio desta leitura, espera-se que os alunos entrem em contato com algumas características dos modos de vida dos seres humanos caçadores-coletores-nômades que viveram na Pré-História durante o período Paleolítico. Durante a leitura, para instigar o olhar crítico dos alunos, questione-os sobre a relação humana com a natureza. Pergunte se nos tempos atuais a exploração dos recursos naturais é semelhante àquela empreendida pelos indivíduos do Paleolítico.
Na sequência, solicite que os alunos pensem em respostas para duas questões apresentadas ouvindo sempre a opinião do colega. Ao responder a primeira questão, a expectativa é que os alunos consigam identificar características da relação humana com a natureza naquele tempo. Espera-se que percebam não apenas o tipo de recurso natural utilizado mas que estabeleçam relação entre as características daquela exploração e os aspectos evolutivos dos seres humanos pré-históricos caçadores-coletores-nômades que viveram naquele período. Para favorecer este raciocínio, proponha aos alunos um pensamento hipotético: questione-os sobre qual seria o comportamento das pessoas daquela época pré-histórica, caso fosse possível enviar para aquele tempo/espaço objetos tecnológicos utilizados nos últimos séculos do nosso tempo, como eletrodomésticos, por exemplo. Pergunte se seria fácil ou difícil para aqueles seres humanos utilizarem recursos tão diferentes e complexos.
Ao responder a segunda questão, espera-se que os alunos consigam estabelecer uma opinião a respeito do impacto no meio natural causado pelas ações dos seres humanos pré-históricos do período Paleolítico, com base em seu modo de vida. Caso apresentem dificuldades nesta questão, peça que se recordem ou releiam partes do texto que tratam de algumas caracterísitcas do modo de vida daquelas pessoas. Questione-os sobre as transformações do meio natural com base naquele tipo de exploração de recursos e naquelas ações cotidianas de caça, coleta e deslocamento do período.
Escolha, em seguida, dois alunos de diferentes duplas e peça que apresentem à turma uma resposta para a questão 1 e para a questão 2, respectivamente.
Para você saber mais:
Documentário sobre aspectos do cotidiano dos primeiros seres humanos pré-históricos:
Homem pré-histórico - Vivendo entre feras_Ep.01 (Caçar ou ser caçado). Mente Aguçada. 2012 (46m46s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sCBMPug_fE8 Acesso em: 27 jan. 2019.
Sobre aspectos da alimentação humana no período Paleolítico:
TERLATO, Gabriele. Alimentação humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, nº1, 2012. disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 27 jan. 2019.
Sobre aspectos da arte na Pré-História:
MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H.; LOPES, Márcio. Arte pré-histórica. História das Artes. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-na-antiguidade/pre-historia/. Acesso em: 27 jan. 2019.
Sobre aspectos dos estudos líticos:
SOUZA, João Carlos Moreno. Estudos líticos. Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/subareas-da-arqueologia/estudos-liticos/. Acesso em: 27 jan. 2019.
Sobre técnicas de brainstorming (tempestade de ideias):
Brainstorming: o que é e como fazer. Notícias. SOS Tecnologia e Educação. Disponível em: https://www.sos.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/brainstorming-o-que-e-e-como-fazer. Acesso em: 6 dez. 2018.
Contexto
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir o diagrama - Como era a vida dos seres humanos pré-históricos? Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xQN74pbmaHpH6w3syZx2G7ERzph8AWTsrMZUphngNQjZ7Gj6GW25Jgey476H/his6-05und01-diagrama-como-era-a-vida-dos-seres-humanos-pre-historicos.pdf
Contexto
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir o trecho do artigo: “Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tNMcXyN5fFuUpdz3Fjj9nqntWS7xhDHzdGFF8m2krFayfm59KeWAm2AkwbG5/his6-05und01-trecho-do-artigo-pre-historia-o-surgimento-do-ser-humano-e-os-periodos-pre-historicos.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
Proponha aos alunos, ainda reunidos em duplas, a leitura do trecho do livro: “O livro de ouro da História do mundo”. O texto está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nyrPgbWdfPGJmsaF8njjDPwbqd6t9GMWztk7XWAxbscK79M5U4PqXweTd9zP/his6-05und01-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf. Durante a leitura, peça para que os alunos procurem observar, principalmente, as mudanças nos hábitos dos seres humanos em relação ao texto estudado na primeira etapa desta aula.
Após a leitura, projete, escreva no quadro ou imprima para os alunos uma tabela comparativa sobre as diferenças no modo de vida dos seres humanos pré-históricos, dividindo-a em duas partes: “caçadores-coletores-nômades” e “agricultores-sedentários” . A tabela comparativa está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AmJpvzar7CgsnS3hTg8Gp2sechRBnyHz9W6qSMPvgNrTUunwRc9hUDTwrXAt/his6-05und01-tabela-comparativa-diferencas-no-modo-de-vida-dos-seres-humanos-pre-historicos.pdf
Peça para que os alunos anotem na tabela comparativa todas as principais informações que conseguiram levantar a partir da primeira etapa da aula e do último texto lido buscando uma comparação no modo de vida dos seres humanos pré-históricos caçadores-coletores-nômades e dos agricultores-sedentários. A expectativa é que os alunos consigam perceber aspectos da evolução no modo de vida dos seres humanos pré-históricos, mas que também reflitam sobre sua relação com o meio ambiente com base nas novas características que foram surgindo. Durante o registro na tabela comparativa, questione os alunos a respeito da relação cultura/natureza. Pergunte como a maneira humana de se relacionar com os elementos da natureza se modificava à medida em que novos instrumentos, construções e comportamentos humanos iam surgindo.
Após os registros na tabela comparativa, projete ou escreva no quadro uma pergunta relacionada à intensidade da mudança no meio natural causada pelas ações dos seres humanos pré-históricos nos diferentes períodos estudados. Espera-se que os alunos consigam explicar que conforme os seres humanos foram desenvolvendo técnicas agrícolas e aprendendo a domesticar os animais sua relação com o meio natural também sofreu profundas transformações, que se intensificaram à medida em que se sedentarizaram, agregando-se em comunidades e aumentando a reserva de excedentes. Caso os alunos manifestem dificuldades nesta questão, proponha que pensem nas transformações ao meio ambiente causadas pelas pessoas que construíram as grandes cidades da atualidade e comparem-nas com as mudanças causadas por sociedades indígenas. Pergunte se a busca por elevado conforto e consumismo, típica de muitas sociedades atuais, demanda maior intensidade na exploração de recursos naturais.
Por fim, escolha três alunos de diferentes duplas para que, respectivamente, apresentem à turma os itens que elencaram nas colunas da tabela comparativa e a resposta para a questão sobre a intensidade das mudanças ambientais causadas pelos seres humanos da Pré-história.
Para você saber mais:
Resumo sobre a transição Paleolítico/Neolítico:
A revolução neolítica. HistoriaZine. Disponível em: https://historiazine.com/a-revolucao-neolitica-d70d5499f829. Acesso em: 27 jan. 2019.
Reflexão sobre os benefícios da invenção da agricultura:
SOUSA, Rainer. Agricultura=evolução? História do mundo. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 27 jan. 2019.
Slides sobre o início da domesticação de animais na Pré-História:
HERNÁNDEZ. Bárbara et al. A domesticação de animais na Pré-História. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 27 jan. 2019.
Problematização
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir o trecho do livro: O livro de ouro da História do mundo. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nyrPgbWdfPGJmsaF8njjDPwbqd6t9GMWztk7XWAxbscK79M5U4PqXweTd9zP/his6-05und01-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf
Problematização
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir a Tabela comparativa - Diferenças no modo de vida dos seres humanos pré-históricos. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AmJpvzar7CgsnS3hTg8Gp2sechRBnyHz9W6qSMPvgNrTUunwRc9hUDTwrXAt/his6-05und01-tabela-comparativa-diferencas-no-modo-de-vida-dos-seres-humanos-pre-historicos.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
Com os alunos ainda reunidos em duplas, proponha que conversem sobre tudo o que foi estudado na aula e desenhem no caderno ou em folha de papel sulfite ou nos quadros de desenhos temáticos duas representações sobre o modo de vida dos seres humanos pré-históricos, sendo uma dos caçadores-coletores-nômades e outra dos agricultores-sedentários. Caso prefira imprimir os quadros para a elaboração dos desenhos temáticos, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wyuUqFPcbATFHyQW6zCwhRnvjGmzf4mawk3mb6f4CWyMPtPDzPkDcSDK4Q8r/his6-05und01-desenhos-tematicos-seres-humanos-da-pre-historia.pdf
Oriente os alunos sobre a importância de se acrescentar aos desenhos temáticos os elementos que caracterizaram os seres humanos caçadores-coletores-nômades e aqueles que caracterizaram os agricultores-sedentários. Caso apresentem dificuldades em lembrar destes aspectos, proponha que releiam os itens que elencaram nas tabelas comparativas elaboradas na etapa anterior da aula. Procure orientá-los, também, a considerar a importância dos aspectos da paisagem em seus desenhos e não apenas nos caracteres do corpo humano. Lembre-os de que o objetivo fundamental desta etapa da aula não é estético e sim sintético, ou seja, o desafio da atividade é levantar as características dos seres humanos nos diferentes períodos analisados bem como as transformações no ambiente causadas pela interferência humana por meio da construção de representações imagéticas simplificadas.
Caso julgue necessário, solicite aos alunos que acrescentem alguns balões ou legendas explicativos sobre elementos importantes em seus desenhos. Na sequência, escolha dois alunos de diferentes duplas para que apresentem comentários sobre seus desenhos à turma, enfatizando as diferenças entre eles.
Como sugestão para aula subsequente, proponha aos alunos a fixação de seus desenhos em local apropriado na sala ou em outras dependências da escola, multiplicando, assim, o conhecimento entre os demais integrantes da comunidade escolar.
Sistematização
Orientações:
Apresente este slide caso tenha disponibilidade de recurso multimidiático e prefira projetar em vez de imprimir os quadros dos “Desenhos temáticos - Seres humanos da Pré-História”. Entretanto, caso julgue necessário imprimir, clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wyuUqFPcbATFHyQW6zCwhRnvjGmzf4mawk3mb6f4CWyMPtPDzPkDcSDK4Q8r/his6-05und01-desenhos-tematicos-seres-humanos-da-pre-historia.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link); Whatsapp.
- Optativas: Hangouts,Wordcloud, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é relacionar as transformações do meio natural com as mudanças no modo de vida dos seres humanos pré-históricos.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou email os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrem da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula conhecendo as concepções dos alunos quanto ao tema desta aula:
- Como vocês imaginam que era a vida dos seres humanos na Pré-História?
Deixe que expressem percepções, levantem algumas hipóteses sobre o assunto e registrem-nas em modelo similar ao proposto ou, se possível, colaborativamente, por meio de uma nuvem de palavras (pode ser feita em sites gratuitos como o Wordcloud ou o Mentimeter).
Disponibilize o trecho do artigo quanto aos povos coletores, e oriente-os quanto às questões centrais, que devem ser observadas:
- Quais recursos da natureza aquelas pessoas necessitavam?
- Nos tempos atuais, as pessoas costumam explorar a natureza do mesmo modo que eles?
Você pode estipular um prazo para que deem devolutivas ou, caso estejam em videoconferência, solicitar que alguns alunos comentem oralmente, enquanto outros os avaliam com comentários no chat.
Problematização
Disponibilize o trecho do livro: “O livro de ouro da História do mundo”. A pergunta central desta etapa é:
- Quais são as mudanças nos hábitos dos seres humanos em relação ao texto estudado na primeira etapa da aula?
Após refletirem e, se possível, debaterem virtualmente em torno destas questões, disponibilize o modelo de tabela comparativa, para que os alunos preencham. Podem fazer este trabalho individualmente ou em grupos, por meio de interação por mensagens.
Sistematização
Podem elaborar os desenhos ou ter como opção utilizar pesquisas de imagens no Google, referentes aos temas. Podem, inclusive, colaborar na construção de um mural no Padlet, inserindo as imagens acompanhadas de legendas, que expliquem as escolhas (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem juntas a um Documentário que trata sobre aspectos do cotidiano dos primeiros seres humanos pré-históricos:
Homem pré-histórico - Vivendo entre feras_Ep.01 (Caçar ou ser caçado). Mente Aguçada. 2012 (46m46s), (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maiko Silva
Mentor: Elisa Vilalta
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registro.
Objeto(s) de conhecimento: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI05 Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
Palavras-chave: Caçadores-coletores, agricultores primitivos, paisagem.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA