Plano de Aula

Plano de aula: Dos caçadores-coletores aos agricultores primitivos

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modificações da natureza e da paisagem

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor; cópias impressas dos textos, do diagrama, da tabela e dos quadros de desenhos temáticos.

Material complementar:

Diagrama - Como era a vida dos seres humanos pré-históricos?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xQN74pbmaHpH6w3syZx2G7ERzph8AWTsrMZUphngNQjZ7Gj6GW25Jgey476H/his6-05und01-diagrama-como-era-a-vida-dos-seres-humanos-pre-historicos.pdf

Trecho do artigo: Pré-História: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tNMcXyN5fFuUpdz3Fjj9nqntWS7xhDHzdGFF8m2krFayfm59KeWAm2AkwbG5/his6-05und01-trecho-do-artigo-pre-historia-o-surgimento-do-ser-humano-e-os-periodos-pre-historicos.pdf

Trecho do livro: O livro de ouro da História do mundo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nyrPgbWdfPGJmsaF8njjDPwbqd6t9GMWztk7XWAxbscK79M5U4PqXweTd9zP/his6-05und01-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf

Tabela comparativa - Diferenças no modo de vida dos seres humanos pré-históricos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AmJpvzar7CgsnS3hTg8Gp2sechRBnyHz9W6qSMPvgNrTUunwRc9hUDTwrXAt/his6-05und01-tabela-comparativa-diferencas-no-modo-de-vida-dos-seres-humanos-pre-historicos.pdf

Desenhos temáticos - Seres humanos da Pré-História

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wyuUqFPcbATFHyQW6zCwhRnvjGmzf4mawk3mb6f4CWyMPtPDzPkDcSDK4Q8r/his6-05und01-desenhos-tematicos-seres-humanos-da-pre-historia.pdf

O foco deste plano não se limita a apenas comparar o modo de vida dos seres humanos que viveram no Paleolítico e no Neolítico. A proposta desta aula deve ir além deste objetivo e trabalhar as transformações no ambiente causadas pela interferência humana, relacionando-as
à evolução no modo de vida dos grupos pré-históricos. Portanto, procure direcionar o olhar do aluno para este objetivo, evitando antecipar informações. Permita que, aos poucos, os alunos descubram a evolução nos hábitos humanos e suas consequentes modificações no meio em
que viveram, por meio de uma postura crítica e investigativa.

Para você saber mais:

Sobre a evolução da relação ser humano/natureza:

ROSE, Ricardo. As quatro fases da convivência com a natureza. Ambiente Legal. Disponível em: http://www.ambientelegal.com.br/as-quatro-fases-da-convivencia-com-a-natureza/ Acesso em: 27 jan. 2019.

Documentário sobre aspectos do cotidiano dos primeiros seres humanos pré-históricos:

Homem pré-histórico - Vivendo entre feras_Ep.01 (Caçar ou ser caçado). Mente Aguçada. 2012 (46m46s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sCBMPug_fE8 Acesso em: 27 jan. 2019.

Sobre aspectos da alimentação humana no período Paleolítico:

TERLATO, Gabriele. Alimentação humana durante o Paleolítico Médio e Superior na Europa. Revista Iniciação Científica, v. 10, nº 1, 2012. disponível em: http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/viewFile/1610/1522. Acesso em: 27 jan. 2019.

Sobre aspectos da arte na Pré-História:

MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H.;LOPES, Márcio. Arte Pré-histórica. História das Artes. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-na-antiguidade/pre-historia/. Acesso em: 27 jan. 2019.

Sobre aspectos dos estudos líticos:

SOUZA, João Carlos Moreno. Estudos líticos. Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/subareas-da-arqueologia/estudos-liticos/. Acesso em: 27 jan. 2019.

Sobre técnicas de brainstorming (tempestade de ideias):

Brainstorming: o que é e como fazer. Notícias. SOS Tecnologia e Educação. Disponível em: https://www.sos.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/brainstorming-o-que-e-e-como-fazer. Acesso em: 6 dez. 2018.

Resumo sobre a transição Paleolítico/Neolítico:

A revolução Neolítica. HistoriaZine. Disponível em: https://historiazine.com/a-revolucao-neolitica-d70d5499f829. Acesso em: 27 jan. 2019.

Reflexão sobre os benefícios da invenção da agricultura:

SOUSA, Rainer. Agricultura=evolução? História do mundo. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/agricultura-=-evolucao.htm. Acesso em: 27 jan. 2019.

Slides sobre o início da domesticação de animais na Pré-História:

HERNÁNDEZ. Bárbara et al. A domesticação de animais na Pré-História. Disponível em: http://www.academia.edu/30109979/Domestica%C3%A7%C3%A3o_dos_Animais_na_pr%C3%A9-hist%C3%B3ria. Acesso em: 27 jan. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você, professor, destaque que, no fim da aula, espera que os alunos tenham percebido que a evolução dos seres humanos na Pré-História sempre manteve estreita relação com as transformações no meio em que habitavam, pois, na medida em que modificavam seu modo de vida, também modificavam a forma como utilizavam os recursos naturais disponíveis.

Para você saber mais:

Sobre a evolução da relação ser humano/natureza:

ROSE, Ricardo. As quatro fases da convivência com a natureza. Ambiente Legal. Disponível em: http://www.ambientelegal.com.br/as-quatro-fases-da-convivencia-com-a-natureza/ Acesso em: 27 jan. 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados