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Plano de aula: Fósseis, Artefatos Arqueológicos e a relação Ser Humano/Natureza

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modificações da natureza e da paisagem

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas das imagens, cópias impressas do texto e projetor .

Material complementar:

Imagem 1 - Vênus de Willendorf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8zxqc3rcvMwrc3kPyYjsxjyQQ6KMny2rmnMKAaUt649ZXatuApACt6azyKeg/his6-05und04-imagem-1-venus-de-willendorf.pdf

Imagem 2 - Mrs. Ples

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TQ6nQzyv9JQwyAfBmUYEYbVkttUTn6a9HsdkzrrtHC7buMSEwstcNbpdJ4d8/his6-05und04-imagem-2-mrs-ples.pdf

Desafio das placas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UuddVAc7vK3y2mYYajPJ7j7EGQsG9M4m86H93JYuFuj2ng7anK4abVrCJe2p/his6-05und04-desafio-das-placas.pdf

Trecho do artigo: Arqueologia: o que é isso?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w23aPwPWcPsgK8tZ9PwwbfNDqGvRXcfbzecEUEHhTTPdsqMQvhJQK9WXqX7b/his6-05und04-trecho-do-artigo-arqueologia-o-que-e-isso.pdf

Exemplo de Nuvem de palavras (Word cloud)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvUgFTmjGgUyqJkwFU4UfBmTtmtv744jWUaYwXgPX9eEkGzZjJmtJRchzqCZ/his6-05und04-exemplo-de-nuvem-de-palavras-word-cloud.pdf

Desvendar os mistérios de uma época em que não havia registros escritos é um desafio muito grande e, ao mesmo tempo, muito instigante para
os pesquisadores desta área. Tentar aproximar o aluno com o universo das teorias e hipóteses sobre a relação do ser humano primitivo com a natureza pode ser uma experiência muito envolvente, uma vez que o desdobramento dos fatos por meio da análise de fósseis e artefatos arqueológicos é caracterizado pelo pensamento dedutivo, crítico e investigativo. Procure não antecipar informações, permita que o aluno explore
e discuta sobre as fontes e realize, em seu ritmo, todas as descobertas.

Para você saber mais:

Sobre a importância dos vestígios arqueológicos no desvendar do passado humano:

ZAHLOUTH, Ingrid Maria Luz Vergolino e PAIVA, Rodrigo de Oliveira. Vestígios arqueológicos como fontes de informação: segredos do passado transcritos em suportes primitivos. Biblionline, João Pessoa, v.8, n.2,p. 37-48, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/12217/8636. Acesso em: 21 fev. 2019.

Orientações sobre atitudes perante a descoberta de vestígios arqueológicos:

SOUSA, João Carlos Moreno. Encontrei um sítio arqueológico. E agora? O que fazer? Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/encontrei-um-artefato-ou-sitio-arqueologico-e-agora-o-que-fazer/. Acesso em: 21 fev. 2019.

Análise sobre aspectos historiográficos e artísticos da Vênus de Willendorf:

VELÁZQUEZ, Carlos. Confissões da Madonna: a história da Vênus feita arte em Willendorf. In: XXIX Simpósio Nacional de História. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1501619461_ARQUIVO_AVenusdeWillendorf.pdf. Acesso em: 21 fev. 2019.

Aspectos da descoberta do fóssil Mrs Ples:

GIRALDES, Manuel. O berço da humanidade. Além-mar. Disponível em: https://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEFAkEAlVlbeMChMLa. Acesso em: 21 fev. 2019.

Sobre a datação de fósseis e artefatos por carbono-14:

FRANCISCO, J.A.S.; LIMA, A. A.; ARÇARI, D.P. Datação por carbono - 14. Disponível em: http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestao_foco/artigos/ano2011/gestao_foco_Carbono14.pdf. Acesso em: 21 fev. 2019.

Sobre aspectos metodológicos da pesquisa arqueológica:

GOMES, Denise maria Cavalcante. Metodologia da pesquisa arqueológica: uma introdução. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum., Belém , v. 8, n. 3, p. 513-516, Dec. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222013000300002.
Acesso em: 21 fev. 2019.

Software online gratuito para criação de nuvem de palavras (word cloud):

WordClouds.Com. Disponível em: https://www.wordclouds.com/. Acesso em: 21 fev. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, no fim da aula, espera que os alunos sejam capazes de explicar como os cientistas desvendam, por meio do estudo de fósseis e artefatos arqueológicos, o passado humano: seu modo de vida e os aspectos de sua relação com o meio natural.

Para você saber mais:

Sobre a importância dos vestígios arqueológicos no desvendar do passado humano:

ZAHLOUTH, Ingrid Maria Luz Vergolino e PAIVA, Rodrigo de Oliveira. Vestígios arqueológicos como fontes de informação: segredos do passado transcritos em suportes primitivos. Biblionline, João Pessoa, v.8, n.2,p. 37-48, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/12217/8636. Acesso em: 21 fev. 2019.

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