Plano de Aula

Plano de aula: Do Nomadismo Predatório às Civilizações Hidráulicas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modificações da natureza e da paisagem

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: cópias impressas dos textos, das tabelas, linha do tempo e das imagens; projetor.

Material complementar:

Textos sobre: “A Evolução dos Seres Humanos Pré-históricos”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BUFKqWGFv3B9uqCcEBSJuQz9MAFtWqHVqQ7xBaxfDBKd8GXtUu89hkzSwdJ9/his6-05und05-textos-sobre-a-evolucao-dos-seres-humanos-pre-historicos.pdf

Linha do Tempo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6vqSAKN9yZNYpQR2HcagJs5hfxwbUu3AyjT9VnPTnXNhbxMujGfKxCg8BS9n/his6-05und05-linha-do-tempo.pdf

Trecho do livro: “História Econômica Geral”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wNFkMebKBGpfgBsz2jn5n7AcuWJkbgK8DCENpNq9f4kbcqBD4rxByyRbVfu4/his6-05und05-trecho-do-livro-historia-economica-geral.pdf

Tabela de Afirmativas e Justificativas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dU63SY9SCrkrD7Rgj9Dh65npCbdtNvBBbjXztHxY2eSAp5AYMZgCn4bdxCYg/his6-05und05-tabela-de-afirmativas-e-justificativas.pdf

Imagem 1 - Homem das Cavernas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VgcW8yuF9Cy2DUCErCvjRAfenD468rgVPfNGReJCCJ4B8Vy3pes8szbNEpXE/his6-05und05-imagem-1-homem-das-cavernas.pdf

Imagem 2 - Aldeia Neolítica

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MDmMztjfHNTPvZzuHE5UzKqmrFvMuyH2sMEcVKuwNXgyE2psXM2sXzKMQKAP/his6-05und05-imagem-2-aldeia-neolitica.pdf

Imagem 3 - Rio Nilo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RkAuTwar2DdWDgvyjJmrdt5xU5ATUMSJmQbzGHeJuasGPgC3fYHSSDpd5dRh/his6-05und05-imagem-3-rio-nilo.pdf

Perceber a evolução dos seres humanos durante a Pré-história e desenvolver a habilidade de comparar seu modo de vida durante os diferentes períodos, inclusive com o período atual, é um dos desafios que este plano de aula propõe aos alunos. Procure, durante toda a aula, favorecer a conexão de ideias que ligam o ser humano ao meio natural e evite antecipar informações, permitindo, assim, que o aluno, por meio de uma postura crítica e investigativa, explore as fontes, levante hipóteses e estabeleça conclusões.

Para você saber mais:

Aspectos gerais sobre a evolução humana durante a Pré-história:

DALGALARRONDO, Paulo. A Pré-história e o Início das Produções Culturais. Templo de Apolo. Disponível em: http://templodeapolo.net/wp/2017/05/01/a-pre-historia-e-o-inicio-das-producoes-culturais/. Acesso em: 26 fev. 2019.

Sobre a relação ser humano/natureza durante os diferentes períodos da Pré-história:

ALBUQUERQUE, Bruno Pinto. As Relações entre o Homem e a Natureza e a Crise Sócio-Ambiental. 2007. 96f. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, pp. 29-36. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/monografia/13.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.

Sobre as características do modo de vida dos seres humanos no período Paleolítico:

ShepiruX. Discovery Channel-Homem Pré-histórico: vivendo entre feras parte 2. 2009 (09m21s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JxUroniMIO8

Acesso em: 26 fev. 2019.

Detalhes sobre as transformações ambientais a partir da Revolução Neolítica:

MAZOYER, Marcel e ROUDART, Laurence. A Revolução Agrícola Neolítica. In: História das Agriculturas do Mundo: do Neolítico à crise contemporânea. Tradução de José Luís Godinho. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. Cap. 2, p. 62-91. Disponível para baixar em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3374755/mod_folder/content/0/mazoyerroudart_historia.das.agriculturas.do.mundo_cap2.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 26 fev. 2019.

Aspectos sobre a utilização dos recursos hídricos no Crescente fértil:

ALMEIDA, Lacone Pereira. A Importância dos Recursos Hídricos na Civilização do Egito Antigo e na Sociedade Brasileira Atual. Em Diálogo. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/importancia-dos-recursos-hidricos-na-civilizacao-do-egito-antigo-e-na-sociedade-brasileira. Acesso em: 26 fev. 2019.

Explicação sobre o conceito de tecnologia:

A Tecnologia e o Homem: uma relação de sempre e para sempre. O Jornal Económico. Sapo. Disponível em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/a-tecnologia-e-o-homem-uma-relacao-de-sempre-e-para-sempre-1650. Acesso em: 03 mar. 2019.

Sobre a evolução da tecnologia humana, da Pré-história aos tempos atuais:

A Evolução da Tecnologia. Tecnologias.R7. Disponível em: http://tecnologia.culturamix.com/tecnologias/a-evolucao-da-tecnologia. Acesso em: 03 mar. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante destacar que, ao final da aula, espera-se que os alunos consigam perceber e avaliar as transformações que o meio natural sofreu ao longo dos períodos da Pré-história, em decorrência da ação humana ao longo de seu processo de evolução.

Para você saber mais:

Aspectos gerais sobre a evolução humana durante a Pré-história:

DALGALARRONDO, Paulo. A Pré-história e o Início das Produções Culturais. Templo de Apolo. Disponível em: http://templodeapolo.net/wp/2017/05/01/a-pre-historia-e-o-inicio-das-producoes-culturais/. Acesso em: 26 fev. 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados