Plano de Aula

Plano de aula: A natureza e o seres humanos primitivos na arte rupestre

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modificações da natureza e da paisagem

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: cópias impressas da imagem do texto e do modelo da manchete de jornal; projetor.

Material complementar:

Imagem - Pintura de Lascaux

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KNQs58RJN7MUHEuzVv5DFAJVTPYN7M75HFkFeEjs8cJJFP8NuAWjNtyvru7N/his6-05und03-imagem-pintura-de-lascaux.pdf

Trecho do livro: O Livro de Ouro da História do Mundo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s6twfVFbx8eqnQxHK9DnNWUSEpeBw4wjDP7ntRugFPsmeHqcPUvtrN236JGQ/his6-05und03-trecho-do-livro-o-livro-de-ouro-da-historia-do-mundo.pdf

Modelo - Manchete de Jornal

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vypMSnyaqCJSKbBVHdGRUv5QNMG2wVu45KF6jbXydNbba2RB6fZJEHsSmvp9/his6-05und03-modelo-manchete-de-jornal.pdf

Muito do que sabemos a respeito do modo de vida do ser humano da Pré-história se deve às descobertas de vestígios arqueológicos deixados por eles. Um bom exemplo de vestígio é a Arte Rupestre. Por meio de seus desenhos e pinturas, os seres humanos deixaram pistas para que os pesquisadores do nosso tempo montassem o “quebra-cabeças” da Pré-história e revelassem os mistérios daquele tempo. Com isso, descobriu-se aspectos importantes sobre a relação dos seres humanos com a natureza.

Portanto, evite antecipar informações e permita que o aluno, ao analisar a imagem e o texto e ao participar das atividades, especule sobre as evidências e conjecture sobre as possibilidades da relação humana com o meio natural, favorecendo, assim, o desenvolvimento de uma postura crítica e investigativa por parte dos estudantes.

Para você saber mais:

Sobre as descobertas da pré-história humana por meio da Arte Rupestre:

ALVES, Izabela Ferreira. Arte Rupestre ajuda a entender a Pré-história: como as inscrições feitas em cavernas pelos primeiros homens nos conduzem a conhecer registros anteriores à escrita e levantar hipóteses sobre o passado do homem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1986/arte-rupestre-ajuda-a-entender-a-pre-historia. Acesso em: 14 fev. 2019.

Reflexão sobre aspectos estéticos das pinturas de Lascaux:

SILVA, Paulo da Costa. Sobre um Detalhe em Lascaux: o questões musicais faz uma breve pausa em suas reflexões sonoras para focalizar as formas visuais pintadas na alvorada da humanidade. Do ouvidos para os olhos, e, em breve, novamente dos olhos para os ouvidos. Piauí, 09 jun. 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/sobre-um-detalhe-em-lascaux/. Acesso em: 14 fev. 2019.

Documentário sobre a Gruta de Lascaux:

Lascaux, a Pré-história da Arte-português-completo. Forza. Série Paletas. 2011 (01h00m05s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WNbWHLU-U4o. Acesso em: 16 fev. 2019.

Visita virtual à Gruta de Lascaux:

La Visite Guidée. Lascaux. Musée d’Archéologie Nationale. Ministère de la Culture. Disponível em: http://archeologie.culture.fr/lascaux/fr#/en/00.xml. Acesso em: 14 fev. 2019.

Análise sobre representações zoomórficas na Pré-história:

PEREIRA, Thiago e LESSA, Simone Narciso. Um Bestiário Pré-histórico? A Pré-história através das pinturas rupestres. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%2021%20-%20artigo%203.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

Analogia entre Arte Rupestre e Cultura Popular Contemporânea

SUASSUNA, Ariano. Uma Teoria da Arte Rupestre. IV Seminário: “O Mundo Simbólico na Pré-história do Nordeste”. Universidade Federal de Pernambuco. 1987. Disponível em:https://www3.ufpe.br/clioarq/images/documentos/1987-N4/1987a29.pdf. Acesso em: 16 fev. 2019.

Roteiro para criação de Jornal Escolar:

AMARAL, Amanda Alves. Jornal na Sala de Aula. Educação. Instituto Net Claro Embratel. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/jornal-na-sala-de-aula/. Acesso em: 16 fev. 2019.

Dicas para elaboração de desenhos de Arte Rupestre:

GOBERT, Sandra M - Pensarte e Artesanato. Arte Rupestre/Pré-história/Arte-educadores. 2016 (7m49s). disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rez6mLkV2iA. Acesso em: 16 fev. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera que os alunos consigam compreender características das relações entre os seres humanos primitivos e o meio natural por meio da Arte Rupestre. Destaque que o papel dos alunos será investigativo, uma vez que o universo das pinturas rupestres é algo em contínuo estudo e frequentes debates dentro do meio científico.

Para você saber mais:

Sobre as descobertas da pré-história humana por meio da Arte Rupestre:

ALVES, Izabela Ferreira. Arte Rupestre ajuda a entender a Pré-história: como as inscrições feitas em cavernas pelos primeiros homens nos conduzem a conhecer registros anteriores à escrita e levantar hipóteses sobre o passado do homem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1986/arte-rupestre-ajuda-a-entender-a-pre-historia. Acesso em: 14 fev. 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados