Plano de Aula

Plano de aula: Cursos d‘água na atmosfera: os rios voadores

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: interpretação de carta e perfil topográficos.

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Habilidades BNCC:

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Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula será realizado um estudo sobre a formação, aparência, comportamento, localização e rota de massas de ar de baixa altitude, conhecidas como rios voadores. Para isso serão abordados a importância deles na circulação das massas de ar e águas no continente Americano e particularmente no Brasil. Para sistematizar o conhecimento apreendido, os alunos deverão montar um diorama onde se vê uma paisagem representando o fenômeno e uma figura do aluno inserida nesse cenário, demonstrando sua localização em relação à rota dos rios voadores.

Materiais necessários:

Cópias desses slides preparados para projeção, projetor ou computadores para uso dos alunos, fitas adesivas, barbante ou similares. Para os alunos - recortes de paisagens urbanas e rurais da Amazônia, do Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, lápis de cor ou canetas hidrocor, cola branca, fitas adesivas ou similares, 3 folhas de papel sulfite, algodão ou similar.

Materiais complementares:

Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WMKD22Zz7JrDdkF8VuEGPk5U63uxkh6Vz2hy73nZDNVVw8kW4GcmKkgcBEbM/geo6-09und04-problematizacao-atividade.pdf.

Imagem sugerida para utilização na Atividade Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pg9wJGafVTPpJ8VDxfHaZZ9jjnjT7YfjH3BRqS5mgsa4enNUSJxtCbtq87eP/geo6-09und04-acao-propositiva-imagem.pdf.

Para você saber mais:

Sobre o uso de cenários no ensino aprendizagem e estudo da Geografia. O diorama é um poderoso recurso didático para a aquisição de conteúdos complexos, como o pensamento espacial, pelos alunos que ainda não dominam uma linguagem escrita. Como representação da realidade é preciso também, que venha acompanhado de textos indicativos/explicativos. Visite o site disponível no link https://conceitos.com.

No site da Escola Estadual Areia Branca em Alagoas, a Profa. Marta de Ciência usou o diorama como recurso didático para ensinar sobre os Biomas Brasileiros para suas turmas do 6º Ano. Você pode ver o resultado no link http://eeareiabranca.blogspot.com/ e ispirar-se nele para produzir sua aula.

Como adequar à sua realidade: Se desejar, procure no site do Projeto Rios Voadores, disponível neste link http://riosvoadores.com.br/mapas-meteorologicos/rios-voadores/, os rios voadores que passam ou influenciam a sua região.

Fonte da imagem do slide 3: https://www.youtube.com/watch?v=teeXse6pk7k

Fonte da imagem do slide 5: INPE. https://www.youtube.com/watch?v=Hlgk-rf0uZ8&t=2s

Imagem do slide 7: print da página do site: da Escola Estadual de Areia Branca, disponível no link http://eeareiabranca.blogspot.com/. Acesso em 12 de março de 2019.

Fontes do texto:

Conteúdos prévios: zonas climáticas, circulação geral da atmosfera, massas de ar, ciclo da água.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, fale, escreva no quadro o tema para apresentá-lo aos alunos. Diga que irão conhecer e estudar esse fenômeno da natureza e que ao final da aula deverão desenhar um cenário representando uma paisagem que mostre a formação, o deslocamento e a importância dos rios voadores para as pessoas e a economia do Brasil e de países vizinhos.

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