GEO6_09UND04 - Problematização - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Cursos d‘água na atmosfera: os rios voadores
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: interpretação de carta e perfil topográficos.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula será realizado um estudo sobre a formação, aparência, comportamento, localização e rota de massas de ar de baixa altitude, conhecidas como rios voadores. Para isso serão abordados a importância deles na circulação das massas de ar e águas no continente Americano e particularmente no Brasil. Para sistematizar o conhecimento apreendido, os alunos deverão montar um diorama onde se vê uma paisagem representando o fenômeno e uma figura do aluno inserida nesse cenário, demonstrando sua localização em relação à rota dos rios voadores.
Materiais necessários:
Cópias desses slides preparados para projeção, projetor ou computadores para uso dos alunos, fitas adesivas, barbante ou similares. Para os alunos - recortes de paisagens urbanas e rurais da Amazônia, do Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, lápis de cor ou canetas hidrocor, cola branca, fitas adesivas ou similares, 3 folhas de papel sulfite, algodão ou similar.
Materiais complementares:
Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WMKD22Zz7JrDdkF8VuEGPk5U63uxkh6Vz2hy73nZDNVVw8kW4GcmKkgcBEbM/geo6-09und04-problematizacao-atividade.pdf.
Imagem sugerida para utilização na Atividade Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pg9wJGafVTPpJ8VDxfHaZZ9jjnjT7YfjH3BRqS5mgsa4enNUSJxtCbtq87eP/geo6-09und04-acao-propositiva-imagem.pdf.
Para você saber mais:
Sobre o uso de cenários no ensino aprendizagem e estudo da Geografia. O diorama é um poderoso recurso didático para a aquisição de conteúdos complexos, como o pensamento espacial, pelos alunos que ainda não dominam uma linguagem escrita. Como representação da realidade é preciso também, que venha acompanhado de textos indicativos/explicativos. Visite o site disponível no link https://conceitos.com.
No site da Escola Estadual Areia Branca em Alagoas, a Profa. Marta de Ciência usou o diorama como recurso didático para ensinar sobre os Biomas Brasileiros para suas turmas do 6º Ano. Você pode ver o resultado no link http://eeareiabranca.blogspot.com/ e ispirar-se nele para produzir sua aula.
Como adequar à sua realidade: Se desejar, procure no site do Projeto Rios Voadores, disponível neste link http://riosvoadores.com.br/mapas-meteorologicos/rios-voadores/, os rios voadores que passam ou influenciam a sua região.
Fonte da imagem do slide 3: https://www.youtube.com/watch?v=teeXse6pk7k
Fonte da imagem do slide 5: INPE. https://www.youtube.com/watch?v=Hlgk-rf0uZ8&t=2s
Imagem do slide 7: print da página do site: da Escola Estadual de Areia Branca, disponível no link http://eeareiabranca.blogspot.com/. Acesso em 12 de março de 2019.
Fontes do texto:
- Projeto Rios Voadores, 2013. Página da Web. Disponível em: http://riosvoadores.com.br/mapas-meteorologicos/rios-voadores/. Acesso em 12 de março de 2019.
- Site da Escola Estadual de Areia Branca, disponível no link http://eeareiabranca.blogspot.com/. Acesso em 12 de março de 2019.
- Diorama. Site: https://conceitos.com. Editorial Conceitos. Disponível em: https://conceitos.com/diorama/. Acesso em 12 de março de 2019.
Conteúdos prévios: zonas climáticas, circulação geral da atmosfera, massas de ar, ciclo da água.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, fale, escreva no quadro o tema para apresentá-lo aos alunos. Diga que irão conhecer e estudar esse fenômeno da natureza e que ao final da aula deverão desenhar um cenário representando uma paisagem que mostre a formação, o deslocamento e a importância dos rios voadores para as pessoas e a economia do Brasil e de países vizinhos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos o que sabem sobre os os chamados rios voadores. É possível que já tenham visto ou ouvido falar sobre isso na escola, na TV, internet ou mídia impressa. Deixem que elaborem suas hipóteses sobre o assunto.
Depois, diga que assistirão uma animação que mostra o fenômeno “Rios voadores”, na rota Amazônia - Andes - Brasil Central - Patagônia, feita por cientistas do Projeto Rios Voadores, para visualizarem os dados e hipóteses das suas pesquisas, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=teeXse6pk7k. Como não tem som, você mesma deve narrar e explicar o que estão vendo. Destaque que nele, os rios voadores estão representados em um modelo tridimensional, o diorama, que permite a visualização e compreensão desse fenômeno em seus detalhes.
Discuta com eles o conteúdo do vídeo e pergunte se eles mudaram de idéia sobre o que são os rios voadores depois que viram a animação. Se sim, o quê mudou no pensamento deles?
Depois, mostre a eles essa definição segundo pesquisadores do Projeto Rios Voadores para compararem com suas concepções:
“Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil” (Projeto Rios Voadores, 2013).
Como adequar à sua realidade: Se você mora em regiões costeiras é possível usar o vocabulário e conceitos de navegação locais para correlacionar com os termos científicos usados nesta aula.
Para você saber mais: visite o site: https://www.youtube.com/watch?v=teeXse6pk7k.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nessa etapa eles irão assistir a um vídeo curto, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=Hlgk-rf0uZ8&t=2s, onde o professor Antonio Donato Nobre do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais explica a formação e importância dos rios voadores ou fluxos de massas de baixa altitude para a manutenção da vida e para a produção de alimentos e matérias primas para a indústria.
Ao fazer essa abordagem, é preciso ter claro que os alunos devem ter domínio de certos conteúdos e conceitos inter relacionados, que aparecem no vídeo e estão discriminados abaixo em “contextos prévios”.
Para a ampliação do conceito de rios voadores ou fluxos de massas de baixa altitude, é preciso que os alunos se atentem às imagens animadas contidas no vídeo, observando como a Circulação Geral da Atmosfera, Zonas Climáticas, Ciclo Hidrológico e outros fenômenos que acontecem a nível molecular e como a formação particular de núcleos higroscópicos sobre a Amazônia a faz tão importante para a vida na América do Sul.
Após a projeção, confirme se eles entenderam a relação entre a formação das massas de baixa altitude na Amazônia, a regulação do regime geral do clima na América do Sul e a produção agrícola e pecuária e de matéria prima para indústria. Se achar necessário, volte o vídeo até o trecho que mostra o mapa animado construído pelos pesquisadores do INPE, onde se vê o cinturão norte-sul da produção agropecuária no Brasil, exatamente na rota de deslocamento das massas de baixa altitude. Deixe que expressem o que acham a respeito. Fale ao alunos que a Amazônia sofre várias ameaças que põem em risco a floresta e a formação dos rios voadores, dentre os quais os mais preocupantes são as queimadas e os desmatamentos, provocados pelos homens em busca de mais áreas para a agricultura e pastoreio.
Para refletirem sobre essas questões, distribua ou escreva no quadro, a atividade da problematização disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WMKD22Zz7JrDdkF8VuEGPk5U63uxkh6Vz2hy73nZDNVVw8kW4GcmKkgcBEbM/geo6-09und04-problematizacao-atividade.pdf
Fonte das imagens: INPE. https://www.youtube.com/watch?v=Hlgk-rf0uZ8&t=2s
Problematização
Orientações: Nessa etapa eles irão assistir a um vídeo curto, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=Hlgk-rf0uZ8&t=2s, onde o professor Antonio Donato Nobre do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais explica a formação e importância dos rios voadores ou fluxos de massas de baixa altitude para a manutenção da vida e para a produção de alimentos e matérias primas para a indústria.
Ao fazer essa abordagem, é preciso ter claro que os alunos devem ter domínio de certos conteúdos e conceitos inter relacionados, que aparecem no vídeo e estão discriminados abaixo em “contextos prévios”.
Para a ampliação do conceito de rios voadores ou fluxos de massas de baixa altitude, é preciso que os alunos se atentem às imagens animadas contidas no vídeo, observando como a Circulação Geral da Atmosfera, Zonas Climáticas, Ciclo Hidrológico e outros fenômenos que acontecem a nível molecular e como a formação particular de núcleos higroscópicos sobre a Amazônia a faz tão importante para a vida na América do Sul.
Após a projeção, confirme se eles entenderam a relação entre a formação das massas de baixa altitude na Amazônia, a regulação do regime geral do clima na América do Sul e a produção agrícola e pecuária e de matéria prima para indústria. Se achar necessário, volte o vídeo até o trecho que mostra o mapa animado construído pelos pesquisadores do INPE, onde se vê o cinturão norte-sul da produção agropecuária no Brasil, exatamente na rota de deslocamento das massas de baixa altitude. Deixe que expressem o que acham a respeito. Fale ao alunos que a Amazônia sofre várias ameaças que põem em risco a floresta e a formação dos rios voadores, dentre os quais os mais preocupantes são as queimadas e os desmatamentos, provocados pelos homens em busca de mais áreas para a agricultura e pastoreio.
Para refletirem sobre essas questões, distribua ou escreva no quadro, a atividade da problematização disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WMKD22Zz7JrDdkF8VuEGPk5U63uxkh6Vz2hy73nZDNVVw8kW4GcmKkgcBEbM/geo6-09und04-problematizacao-atividade.pdf
Ação Propositiva
Tempo Sugerido: 23 minutos
Orientações: Escreva no quadro ou projete o conteúdo deste slide. Dirija-se aos alunos e diga que agora eles já conhecem a formação, localização e comportamento dos rios voadores e sua importância para o equilíbrio climático que garantem o abastecimento de alimentos e matérias primas para a indústria.
Eles deverão compor uma cena na forma de diorama que mostre a formação, a rota e o lugar de deságue do rio voador na América do Sul que eles conheceram na aula ou um similar que eles imaginarem, utilizando os materiais que trouxeram e os que você trouxe e irá distribuir neste momento utilizando os seguintes procedimentos:
Etapa 1: Peça aos alunos que formem grupos de cinco ou seis alunos e organizem sobre as carteiras, os materiais que você solicitou na aula anterior. Cada grupo deverá portar uma caixa de sapatos ou similar.
Etapa 2: Distribua fotos recortadas de revistas ou outros materiais impressos que você deverá trazer ou combinar com os alunos para que eles também tragam, representando paisagens da Amazônia, do Pantanal, do Cerrado e do Sudeste. Se preferir, imprima o mapa da América do Sul, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pg9wJGafVTPpJ8VDxfHaZZ9jjnjT7YfjH3BRqS5mgsa4enNUSJxtCbtq87eP/geo6-09und04-acao-propositiva-imagem.pdfque representa a América do Sul numa perspectiva oblíqua, proporcionando uma visão 3D do seu território.
Etapa 3: Mostre aos alunos a imagem do slide 8 para que vejam o exemplo de diorama, a forma de representação escolhida para o cenário dessa atividade. Peça que o analisem e vá indicando os elementos que contém. Conclua apresentando aos estudantes o seguinte conceito: diorama é uma representação artística, uma forma de maquete que representa uma cena, “um espaço cênico de tamanho normalmente reduzido que serve para representar realidades diversas em três dimensões, como presépios, episódios históricos, hábitats naturais, espaços urbanos, etc.” (Editorial Conceitos, 2017).
Etapa 4: Proponha aos alunos imaginar um diorama que represente um rio voador parecido com o que eles conheceram nessa aula. Estimule-os a dizerem os elementos que ele deverá conter. Se perceber que falta algum elemento, acrescente-o a essa imagem formada por eles. Destaque que no cenário eles deverão representar a si próprios, indicando se estão ou não na rota representada nele.
Etapa 5: Dê a ordem para iniciar os trabalhos e indique a contagem do tempo para concluí-la.
No próximo slide está estampado um exemplo. Mostre-o aos seus alunos para que entendam o conceito de diorama e também se inspirem nos seus trabalhos.
Para você saber mais:
O diorama é um poderoso recurso didático para a aquisição de conteúdos complexos pelos alunos que ainda não dominam uma linguagem escrita do pensamento espacial. Como representação da realidade é preciso também, que venha acompanhado de textos indicativos/explicativos.
No site da Escola Estadual Areia Branca em Alagoas, a Profa. Marta de Ciência usou o diorama como recurso didático para ensinar sobre os Biomas Brasileiros para suas turmas do 6º Ano. Você pode ver o resultado no link http://eeareiabranca.blogspot.com/ e ispirar-se nele para produzir sua aula.
Sobre o uso didático de dioramas visite o site Conceitos.com, disponível no link https://conceitos.com.
Sobre como usar na sala de aula, visite o site da Escola Estadual de Areia Branca, disponível no link http://eeareiabranca.blogspot.com/.
Ação Propositiva
Orientações: Escreva no quadro ou projete o conteúdo deste slide. Dirija-se aos alunos e diga que agora eles já conhecem a formação, localização e comportamento dos rios voadores e sua importância para o equilíbrio climático que garantem o abastecimento de alimentos e matérias primas para a indústria.
Eles deverão compor uma cena na forma de diorama que mostre a formação, a rota e o lugar de deságue do rio voador na América do Sul que eles conheceram na aula ou um similar que eles imaginarem, utilizando os materiais que trouxeram e os que você trouxe e irá distribuir neste momento utilizando os seguintes procedimentos:
Etapa 1: Peça aos alunos que formem grupos de cinco ou seis alunos e organizem sobre as carteiras, os materiais que você solicitou na aula anterior. Cada grupo deverá portar uma caixa de sapatos ou similar.
Etapa 2: Distribua fotos recortadas de revistas ou outros materiais impressos que você deverá trazer ou combinar com os alunos para que eles também tragam, representando paisagens da Amazônia, do Pantanal, do Cerrado e do Sudeste. Se preferir, imprima o mapa da América do Sul, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pg9wJGafVTPpJ8VDxfHaZZ9jjnjT7YfjH3BRqS5mgsa4enNUSJxtCbtq87eP/geo6-09und04-acao-propositiva-imagem.pdf que representa a América do Sul numa perspectiva oblíqua, proporcionando uma visão 3D do seu território.
Etapa 3: Mostre aos alunos a imagem do slide 8 para que vejam o exemplo de diorama, a forma de representação escolhida para o cenário dessa atividade. Peça que o analisem e vá indicando os elementos que contém. Conclua apresentando aos estudantes o seguinte conceito: diorama é uma representação artística, uma forma de maquete que representa uma cena, “um espaço cênico de tamanho normalmente reduzido que serve para representar realidades diversas em três dimensões, como presépios, episódios históricos, hábitats naturais, espaços urbanos, etc.” (Editorial Conceitos, 2017).
Etapa 4: Proponha aos alunos imaginar um diorama que represente um rio voador parecido com o que eles conheceram nessa aula. Estimule-os a dizerem os elementos que ele deverá conter. Se perceber que falta algum elemento, acrescente-o a essa imagem formada por eles. Destaque que no cenário eles deverão representar a si próprios, indicando se estão ou não na rota representada nele.
Etapa 5: Dê a ordem para iniciar os trabalhos e indique a contagem do tempo para concluí-la.
No próximo slide está estampado um exemplo. Mostre-o aos seus alunos para que entendam o conceito de diorama e também se inspirem nos seus trabalhos.
Sistematização
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientações: Cada grupo apresenta seu diorama para a turma e indica a sua localização no cenário.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_09UND04
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, E-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta a identificação dos chamados rios voadores a partir do uso de blocos diagramas. Para a apresentação do tema e contextualização, envie o vídeo disponível na contextualização no plano original.
Contextualização
Para ampliar e contextualizar o tema dos rios voadores, envie os dois vídeos disponíveis na contextualização e problematização do plano original. Envie também o parágrafo destacado abaixo solicitando o registro no caderno de Geografia. Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil” (Projeto Rios Voadores, 2013).
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade do encontro entre os estudantes para a construção do diorama. Quando fizer o envio das instruções de construção, professor, acrescente algumas imagens de dioramas para facilitar o entendimento do que é essa representação cartográfica. Estabeleça contato frequente com o estudante e com a família para sanar dúvidas. Dê um tempo relativamente largo para a realização da atividade, pois ela depende de material para a elaboração e de tempo disponível dos familiares.
Sistematização
Peça aos estudante que façam pequenos vídeos (máximo de 5 minutos) apresentando para a turma o diorama construído. Faça com que os colegas recebam o vídeo do outro para assim restabelecer o vínculo da turma.
Convite às famílias
Convide as famílias a navegar na internet e conhecer um pouco mais sobre os dioramas. O site Pinterest tem uma sessão bem completa de exemplos de diorama. Veja aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Catarina D. Pereira
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender o fenômeno dos rios voadores por meio de modelos tridimensionais e aprender a representá-los neste mesmo modelo.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.