Plano de Aula

Plano de aula: PERFIL TOPOGRÁFICO: REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: interpretação de carta e perfil topográficos.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula , para desenvolver essa habilidade trabalharemos com os alunos as técnicas e recursos da cartografia para a representação da paisagem, ao final da aula eles deverão construir um perfil topográfico a partir de uma imagem de satélite no modo relevo no aplicativo Google Maps.

Materiais necessários: Folhas de papel ofício (02 por aluno), lápis, borracha, jogo de réguas, datashow ou sala de informática.

Materiais complementares:

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SjKHBDKsGV4aKknuzXfTbyFuBWVQzyp9mG7fqcdnpxz7NfcRGEfcx5Bgpgxw/geo6-09und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Atualmente a Geografia e a Cartografia possuem muitos aplicativos que ajudam a ensinar sobre a superfície terrestre. Veja esse exemplo: -augmented-reality.soft112.com/modal-download.html com essa ajuda, você poderá tornar suas aulas muito mais interessantes e atrativas para uma geração de nativos digitais.

Fonte da imagem do slide 3:

BRANCO, A.L.; MENDONÇA, C.; LUCCI, E.A. Geoprocessamento e Mapas. In: Geografia para todos. Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_3_geoprocessamento_e_mapas>. Acesso em: 23 mar 2019.

Fonte da imagem do slide 6:

MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade. Danos socioambientais originados pelas usinas eólicas nos campos de dunas do Nordeste brasileiro e critérios para definição de alternativas locacionais. Confins [Online], 11 | 2011. Disponível em: <http://journals.openedition.org/confins/6970>. Acesso em: 23 mar 2019.

Fonte da imagem do slide 7:

BARDINI, Rean. Acidentes naturais Pão de Açúcar e Morro da Urca. In: Curva de nível e perfil topográfico. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/geografia/curva-de-nivel-e-perfil-topografico>. Acesso em: 23 mar 2019.

Fonte das imagens do slide 9:

Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia. Externato de Vila Meã. http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html. Acesso em 23 de março de 2019; Gráficos. Objetos para escritório. Disponível em: https://pt.pngtree.com>Gráficos de pngtree.com. Acesso em 23 de março de 2019.

Fonte da imagem do slide 10:

Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia [blog]. Disponível em: <http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html>. Acesso em: 23 mar 2019.

Fonte da imagem do slide 11:

Visualização da cidade de Mariana - MG. Google Maps. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-20.3724393,-43.4973033,14888m/data=!3m1!1e3>. Acesso em: 14 abr 2019.

Contextos prévios: Noções de visões na linguagem cartográfica, legendas, escalas gráficas, plano cartesiano e construção de gráficos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou peça aos alunos abram a apresentação no computador e fale sobre o tema da aula. Diga que, durante a aula, eles irão estudar como são produzidos os perfis topográficos a partir de suas matrizes: os mapas base. Depois, irão, eles mesmos com a sua orientação, produzir um perfil topográfico.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA