GEO6_09UND05 - Atividade da Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: PERFIL TOPOGRÁFICO: REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: interpretação de carta e perfil topográficos.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula , para desenvolver essa habilidade trabalharemos com os alunos as técnicas e recursos da cartografia para a representação da paisagem, ao final da aula eles deverão construir um perfil topográfico a partir de uma imagem de satélite no modo relevo no aplicativo Google Maps.
Materiais necessários: Folhas de papel ofício (02 por aluno), lápis, borracha, jogo de réguas, datashow ou sala de informática.
Materiais complementares:
Atividade da Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Atualmente a Geografia e a Cartografia possuem muitos aplicativos que ajudam a ensinar sobre a superfície terrestre. Veja esse exemplo: -augmented-reality.soft112.com/modal-download.html com essa ajuda, você poderá tornar suas aulas muito mais interessantes e atrativas para uma geração de nativos digitais.
Fonte da imagem do slide 3:
BRANCO, A.L.; MENDONÇA, C.; LUCCI, E.A. Geoprocessamento e Mapas. In: Geografia para todos. Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_3_geoprocessamento_e_mapas>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte da imagem do slide 6:
MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade. Danos socioambientais originados pelas usinas eólicas nos campos de dunas do Nordeste brasileiro e critérios para definição de alternativas locacionais. Confins [Online], 11 | 2011. Disponível em: <http://journals.openedition.org/confins/6970>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte da imagem do slide 7:
BARDINI, Rean. Acidentes naturais Pão de Açúcar e Morro da Urca. In: Curva de nível e perfil topográfico. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/geografia/curva-de-nivel-e-perfil-topografico>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte das imagens do slide 9:
Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia. Externato de Vila Meã. http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html. Acesso em 23 de março de 2019; Gráficos. Objetos para escritório. Disponível em: https://pt.pngtree.com>Gráficos de pngtree.com. Acesso em 23 de março de 2019.
Fonte da imagem do slide 10:
Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia [blog]. Disponível em: <http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte da imagem do slide 11:
Visualização da cidade de Mariana - MG. Google Maps. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-20.3724393,-43.4973033,14888m/data=!3m1!1e3>. Acesso em: 14 abr 2019.
Contextos prévios: Noções de visões na linguagem cartográfica, legendas, escalas gráficas, plano cartesiano e construção de gráficos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou peça aos alunos abram a apresentação no computador e fale sobre o tema da aula. Diga que, durante a aula, eles irão estudar como são produzidos os perfis topográficos a partir de suas matrizes: os mapas base. Depois, irão, eles mesmos com a sua orientação, produzir um perfil topográfico.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: O que é e para que serve um perfil topográfico?
Lance essa questão aos alunos e vá estimulando-os a decifrar o perfil mostrado nesse slide, onde se mostram as principais compartimentações de um relevo imaginado apenas para fins didáticos. Convide-os a interpretar o que vêm, espere que digam e se faltar algo, complemente.
Para que apreendam o conceito de perfil topográfico, coloque a seguinte situação:
- Qual posição ele (o aluno) deveria estar para obter esse tipo de visão?
Eles precisam compreender que é uma visão horizontal da superfície, como se olhasse a partir do chão, lançando o olhar para o horizonte. Faça com que comparem esta imagem (slide 3), com o seguinte conceito expresso no slide 4:
“Perfil topográfico é a representação do contorno dos acidentes geográficos que se acham à superfície de uma porção do terreno. É um desenho que resulta de um corte vertical imaginário sobre o relevo, mostrando a silhueta de cadeias de montanhas, vales de rios, etc.”. (BARDINI, Renan. 2019)
Deixe que expressem suas conclusões e faça os ajustes necessários para a aproximação do conceito proposto. Depois disso, peça que indiquem quatro utilidades que eles imaginam para um perfil topográfico. Segundo Bardin, os “perfis, resultantes de uma linha que corta as curvas de nível no plano horizontal, reconstituem a vista lateral do terreno, permitindo reconhecer corretamente sua superfície acidentada”.
Assim, o perfil topográfico em Geografia, serve para estudar e intervir na paisagem a partir do conhecimento de suas feições topográficas e outras características da superfície como vegetação, uso do solo e corpos d'água, por exemplo.
Como adequar à sua realidade: Você pode trabalhar com perfis da sua região ou estado, se for do seu interesse e houver recursos para ter acesso a eles.
Fonte da imagem do slide 3:
BRANCO, A.L.; MENDONÇA, C.; LUCCI, E.A. Geoprocessamento e Mapas. In: Geografia para todos. Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_3_geoprocessamento_e_mapas>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte do texto do slide 4:
BARDINI, Rean. Acidentes naturais Pão de Açúcar e Morro da Urca. In: Curva de nível e perfil topográfico. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/geografia/curva-de-nivel-e-perfil-topografico>. Acesso em: 23 mar 2019.
Visões horizontal, oblíqua e vertical:
Os fundamentos do ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Os%20fundamentos%20do%20ensino%20de%20Geografia%20e%20a.pdf>. Acesso em: 07 abr 2019.
Contextualização
Orientações: O que é e para que serve um perfil topográfico?
Lance essa questão aos alunos e vá estimulando-os a decifrar o perfil mostrado nesse slide, onde se mostram as principais compartimentações de um relevo imaginado apenas para fins didáticos. Convide-os a interpretar o que vêm, espere que digam e se faltar algo, complemente.
Para que apreendam o conceito de perfil topográfico, coloque a seguinte situação:
- Qual posição ele (o aluno) deveria estar para obter esse tipo de visão?
Eles precisam compreender que é uma visão horizontal da superfície, como se olhasse a partir do chão, lançando o olhar para o horizonte. Faça com que comparem esta imagem (slide 3), com o seguinte conceito expresso no slide 4:
“Perfil topográfico é a representação do contorno dos acidentes geográficos que se acham à superfície de uma porção do terreno. É um desenho que resulta de um corte vertical imaginário sobre o relevo, mostrando a silhueta de cadeias de montanhas, vales de rios, etc.”. (BARDINI, Renan. 2019)
Deixe que expressem suas conclusões e faça os ajustes necessários para a aproximação do conceito proposto. Depois disso, peça que indiquem quatro utilidades que eles imaginam para um perfil topográfico. Segundo Bardin, os “perfis, resultantes de uma linha que corta as curvas de nível no plano horizontal, reconstituem a vista lateral do terreno, permitindo reconhecer corretamente sua superfície acidentada”.
Assim, o perfil topográfico em Geografia, serve para estudar e intervir na paisagem a partir do conhecimento de suas feições topográficas e outras características da superfície como vegetação, uso do solo e corpos d'água, por exemplo.
Como adequar à sua realidade: Você pode trabalhar com perfis da sua região ou estado, se for do seu interesse e houver recursos para ter acesso a eles.
Fonte da imagem do slide 3:
BRANCO, A.L.; MENDONÇA, C.; LUCCI, E.A. Geoprocessamento e Mapas. In: Geografia para todos. Disponível em: <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_3_geoprocessamento_e_mapas>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte do texto do slide 4:
BARDINI, Rean. Acidentes naturais Pão de Açúcar e Morro da Urca. In: Curva de nível e perfil topográfico. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/geografia/curva-de-nivel-e-perfil-topografico>. Acesso em: 23 mar 2019.
Visões horizontal, oblíqua e vertical:
Os fundamentos do ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Os%20fundamentos%20do%20ensino%20de%20Geografia%20e%20a.pdf>. Acesso em: 07 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Faça essa pergunta para a turma e converse sobre como eles imaginam que os perfis são usados.
Para envolvê-los na questão peça que imaginem uma solução para o seguinte problema:
É preciso construir uma barragem para reservar água na paisagem representada no slide 3. Pergunte qual ponto eles escolheriam para construí-la? É provável que escolham o ponto que representa a depressão relativa onde se encaixa o leito do rio. Se não, ajude-os a pensar em como a água represada deve chegar até as pessoas através do uso da gravidade, e outras perguntas para deduzirem, por exclusão, que essa é uma boa escolha. Pergunte em que medida o perfil ajudou-os a tomarem essa decisão.
É preciso levá-los a compreender que o perfil é um instrumento para conhecer detalhes importantes da paisagem e que na hora da construção do perfil, somente os elementos importantes para aquele determinado projeto, são representados. Sugerimos que sejam apresentados os exemplos a seguir:
- No exemplo do slide 6, a construção de gráfico de perfis foi usada para localizar e dimensionar dados sobre os danos ambientais resultantes do uso de turbinas eólicas para a produção de energia elétrica, nos campos de dunas do nordeste brasileiro, e a partir dessa análise, propor alternativas de outros locais, nos arredores para instalá-las para minimizar tais danos. A construção do gráfico foi feita a partir de mapa hipsométrico em cores.
Apresente as imagens do slide 6, que representam um trecho do litoral do estado do Ceará na altura do município de Camocim e ajude-os a interpretar o que vêem. Apontando os gráficos em vermelho e amarelo, explique que cada cor representa o perfil de um corte diferente. Assim, o vermelho representa o corte A-A’, que no mapa hipsométrico corresponde a uma linha vermelha, e o amarelo o Corte B - B’, no mapa representado pela linha amarela.
Aponte para os perfis em si, um de cada vez e, comparando-os o tempo todo, para que compreendam que representam compartimentos diferentes do relevo: o perfil A-A’ vermelho, o trecho que vai das dunas no litoral para o interior aos tabuleiros pré-litorâneos, no sentido NE-SE; já o perfil B-B’ amarelo representam os campos de dunas entre rios no sentido O-L.
Faça-os notar que os autores das imagens optaram por representar no gráfico, a altitude do relevo de 10 em 10 m (no eixo Y) - dimensão vertical e as distâncias em km (no eixo X) - dimensão horizontal. Assim, o Lago da Cangalha, que não chega a 30 m de altitude, aparece nos dois gráficos pois está localizada no ponto de interseção das duas linhas de corte. A distância está graduada de 5 em 5km perfazendo 41,9 km, na escala 1:5000.
- No slide 7, o perfil foi usado para estudar as curvas de nível dos Morros do Pão de Açúcar e o da Urca no Rio de Janeiro. A construção foi feita a partir do mapa de curvas de nível. As cotas mostram amplitude de 100 metros, apontadas no eixo x e a distância entre o ponto A-B, pontuados a cada 200 metros perfazendo 1600 metros no terreno, indicados no eixo y. Peça que leiam a escala usada que é de 1:1000.
Como adequar à sua realidade: Você pode trabalhar com perfis da sua região ou estado, se for do seu interesse e houver recursos para ter acesso a eles.
Fonte da imagem do slide 6:
MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade. Danos socioambientais originados pelas usinas eólicas nos campos de dunas do Nordeste brasileiro e critérios para definição de alternativas locacionais. Confins [Online], 11 | 2011. Disponível em: <http://journals.openedition.org/confins/6970>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte da imagem do slide 7:
BARDINI, Rean. Acidentes naturais Pão de Açúcar e Morro da Urca. In: Curva de nível e perfil topográfico. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/geografia/curva-de-nivel-e-perfil-topografico>. Acesso em: 23 mar 2019.
Problematização
Orientações: Faça essa pergunta para a turma e converse sobre como eles imaginam que os perfis são usados.
Para envolvê-los na questão peça que imaginem uma solução para o seguinte problema:
É preciso construir uma barragem para reservar água na paisagem representada no slide 3. Pergunte qual ponto eles escolheriam para construí-la? É provável que escolham o ponto que representa a depressão relativa onde se encaixa o leito do rio. Se não, ajude-os a pensar em como a água represada deve chegar até as pessoas através do uso da gravidade, e outras perguntas para deduzirem, por exclusão, que essa é uma boa escolha. Pergunte em que medida o perfil ajudou-os a tomarem essa decisão.
É preciso levá-los a compreender que o perfil é um instrumento para conhecer detalhes importantes da paisagem e que na hora da construção do perfil, somente os elementos importantes para aquele determinado projeto, são representados. Sugerimos que sejam apresentados os exemplos a seguir:
- No exemplo do slide 6, a construção de gráfico de perfis foi usada para localizar e dimensionar dados sobre os danos ambientais resultantes do uso de turbinas eólicas para a produção de energia elétrica, nos campos de dunas do nordeste brasileiro, e a partir dessa análise, propor alternativas de outros locais, nos arredores para instalá-las para minimizar tais danos. A construção do gráfico foi feita a partir de mapa hipsométrico em cores.
Apresente as imagens do slide 6, que representam um trecho do litoral do estado do Ceará na altura do município de Camocim e ajude-os a interpretar o que vêem. Apontando os gráficos em vermelho e amarelo, explique que cada cor representa o perfil de um corte diferente. Assim, o vermelho representa o corte A-A’, que no mapa hipsométrico corresponde a uma linha vermelha, e o amarelo o Corte B - B’, no mapa representado pela linha amarela.
Aponte para os perfis em si, um de cada vez e, comparando-os o tempo todo, para que compreendam que representam compartimentos diferentes do relevo: o perfil A-A’ vermelho, o trecho que vai das dunas no litoral para o interior aos tabuleiros pré-litorâneos, no sentido NE-SE; já o perfil B-B’ amarelo representam os campos de dunas entre rios no sentido O-L.
Faça-os notar que os autores das imagens optaram por representar no gráfico, a altitude do relevo de 10 em 10 m (no eixo Y) - dimensão vertical e as distâncias em km (no eixo X) - dimensão horizontal. Assim, o Lago da Cangalha, que não chega a 30 m de altitude, aparece nos dois gráficos pois está localizada no ponto de interseção das duas linhas de corte. A distância está graduada de 5 em 5km perfazendo 41,9 km, na escala 1:5000.
- No slide 7, o perfil foi usado para estudar as curvas de nível dos Morros do Pão de Açúcar e o da Urca no Rio de Janeiro. A construção foi feita a partir do mapa de curvas de nível. As cotas mostram amplitude de 100 metros, apontadas no eixo x e a distância entre o ponto A-B, pontuados a cada 200 metros perfazendo 1600 metros no terreno, indicados no eixo y. Peça que leiam a escala usada que é de 1:1000.
Como adequar à sua realidade: Você pode trabalhar com perfis da sua região ou estado, se for do seu interesse e houver recursos para ter acesso a eles.
Fonte da imagem do slide 6:
MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade. Danos socioambientais originados pelas usinas eólicas nos campos de dunas do Nordeste brasileiro e critérios para definição de alternativas locacionais. Confins [Online], 11 | 2011. Disponível em: <http://journals.openedition.org/confins/6970>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte da imagem do slide 7:
BARDINI, Rean. Acidentes naturais Pão de Açúcar e Morro da Urca. In: Curva de nível e perfil topográfico. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/geografia/curva-de-nivel-e-perfil-topografico>. Acesso em: 23 mar 2019.
Problematização
Orientações: Faça essa pergunta para a turma e converse sobre como eles imaginam que os perfis são usados.
Para envolvê-los na questão peça que imaginem uma solução para o seguinte problema:
É preciso construir uma barragem para reservar água na paisagem representada no slide 3. Pergunte qual ponto eles escolheriam para construí-la? É provável que escolham o ponto que representa a depressão relativa onde se encaixa o leito do rio. Se não, ajude-os a pensar em como a água represada deve chegar até as pessoas através do uso da gravidade, e outras perguntas para deduzirem, por exclusão, que essa é uma boa escolha. Pergunte em que medida o perfil ajudou-os a tomarem essa decisão.
É preciso levá-los a compreender que o perfil é um instrumento para conhecer detalhes importantes da paisagem e que na hora da construção do perfil, somente os elementos importantes para aquele determinado projeto, são representados. Sugerimos que sejam apresentados os exemplos a seguir:
- No exemplo do slide 6, a construção de gráfico de perfis foi usada para localizar e dimensionar dados sobre os danos ambientais resultantes do uso de turbinas eólicas para a produção de energia elétrica, nos campos de dunas do nordeste brasileiro, e a partir dessa análise, propor alternativas de outros locais, nos arredores para instalá-las para minimizar tais danos. A construção do gráfico foi feita a partir de mapa hipsométrico em cores.
Apresente as imagens do slide 6, que representam um trecho do litoral do estado do Ceará na altura do município de Camocim e ajude-os a interpretar o que vêem. Apontando os gráficos em vermelho e amarelo, explique que cada cor representa o perfil de um corte diferente. Assim, o vermelho representa o corte A-A’, que no mapa hipsométrico corresponde a uma linha vermelha, e o amarelo o Corte B - B’, no mapa representado pela linha amarela.
Aponte para os perfis em si, um de cada vez e, comparando-os o tempo todo, para que compreendam que representam compartimentos diferentes do relevo: o perfil A-A’ vermelho, o trecho que vai das dunas no litoral para o interior aos tabuleiros pré-litorâneos, no sentido NE-SE; já o perfil B-B’ amarelo representam os campos de dunas entre rios no sentido O-L.
Faça-os notar que os autores das imagens optaram por representar no gráfico, a altitude do relevo de 10 em 10 m (no eixo Y) - dimensão vertical e as distâncias em km (no eixo X) - dimensão horizontal. Assim, o Lago da Cangalha, que não chega a 30 m de altitude, aparece nos dois gráficos pois está localizada no ponto de interseção das duas linhas de corte. A distância está graduada de 5 em 5km perfazendo 41,9 km, na escala 1:5000.
- No slide 7, o perfil foi usado para estudar as curvas de nível dos Morros do Pão de Açúcar e o da Urca no Rio de Janeiro. A construção foi feita a partir do mapa de curvas de nível. As cotas mostram amplitude de 100 metros, apontadas no eixo x e a distância entre o ponto A-B, pontuados a cada 200 metros perfazendo 1600 metros no terreno, indicados no eixo y. Peça que leiam a escala usada que é de 1:1000.
Como adequar à sua realidade: Você pode trabalhar com perfis da sua região ou estado, se for do seu interesse e houver recursos para ter acesso a eles.
Fonte da imagem do slide 6:
MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade. Danos socioambientais originados pelas usinas eólicas nos campos de dunas do Nordeste brasileiro e critérios para definição de alternativas locacionais. Confins [Online], 11 | 2011. Disponível em: <http://journals.openedition.org/confins/6970>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte da imagem do slide 7:
BARDINI, Rean. Acidentes naturais Pão de Açúcar e Morro da Urca. In: Curva de nível e perfil topográfico. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/geografia/curva-de-nivel-e-perfil-topografico>. Acesso em: 23 mar 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Organize-os em duplas ou trios sentados lado a lado. Peça que organizem os materiais sobre a carteira (lápis, régua, tiras de papel sulfite), que você mesma, ou um aluno mais hábil podem ir cortando para fazer a régua de transferência das cotas para o gráfico. Explique que o perfil é uma representação gráfica da paisagem e que, portanto, utiliza certos materiais e requer alguns conhecimentos da técnica do desenho cartográfico na sua construção.
Distribua a atividade da ação propositiva, disponível abaixo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SjKHBDKsGV4aKknuzXfTbyFuBWVQzyp9mG7fqcdnpxz7NfcRGEfcx5Bgpgxw/geo6-09und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf que você deve imprimir com antecedência. Esse mapa de curvas de nível foi gerado automaticamente pelo aplicativo Google Maps e representa a paisagem da cidade de Mariana - MG, no modo “relevo”. No slide 11, temos a mesma carta no modo “satélite”.
Convide-os a aprender a construir um perfil topográfico e apresente a eles esse exemplo simples de mapa de curvas de nível (slide 7), e sua projeção no gráfico, para que tomem como base para o que eles irão construir. Peça que identifiquem a relação entre as isolinhas e o perfil do relevo.
A sequência de imagens do slide 9 mostra as etapas para a construção dos seus perfis topográficos. Chame a atenção para os detalhes de manuseio da régua, do lápis e da fita de papel para plotagem das isolinhas e sua respectiva projeção no gráfico. Simule os movimentos no quadro ou sobre a projeção.
Convide-os para construírem seus próprios perfis topográficos e vá acompanhando a execução da atividade, circulando pela sala, observando as dificuldades e dando dicas aos alunos de como resolvê-las. Não se esqueça de observar que é preciso deslizar a fita de papel para cima na escala de altitude do gráfico sem mover para a direita ou esquerda, pois isso deforma a silhueta do relevo.
Para que eles familiarizem mais com os conceitos e novas tecnologias sobre construção de perfis a partir de curvas de nível, sugiro que, em outra ocasião e se a escola possuir recursos, você organize uma vivência, na sala de informática ou na sala de aula ou pátio, que tenha wifi para usarem seus celulares, e peça para baixarem o aplicativo de Realidade Aumentada - RA . App de RA: https://landscapar-augmented-reality.soft112.com/modal-download.html. Esse aplicativo permite que o usuário construa ilhas a partir de isolinhas imaginadas por ele, basta desenhar no papel, abrir o aplicativo e alinhar a câmera na posição ortogonal em relação ao papel.
Fonte das imagens do slide 9:
Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia. Externato de Vila Meã. http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html. Acesso em 23 de março de 2019; Gráficos. Objetos para escritório. Disponível em: https://pt.pngtree.com>Gráficos de pngtree.com. Acesso em 23 de março de 2019.
Fonte da imagem do slide 10:
Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia [blog]. Disponível em: <http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte da imagem do slide 11:
Visualização da cidade de Mariana - MG. Google Maps. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-20.3724393,-43.4973033,14888m/data=!3m1!1e3>. Acesso em: 14 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Organize-os em duplas ou trios sentados lado a lado. Peça que organizem os materiais sobre a carteira (lápis, régua, tiras de papel sulfite), que você mesma, ou um aluno mais hábil podem ir cortando para fazer a régua de transferência das cotas para o gráfico. Explique que o perfil é uma representação gráfica da paisagem e que, portanto, utiliza certos materiais e requer alguns conhecimentos da técnica do desenho cartográfico na sua construção.
Distribua a atividade da ação propositiva, disponível abaixo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SjKHBDKsGV4aKknuzXfTbyFuBWVQzyp9mG7fqcdnpxz7NfcRGEfcx5Bgpgxw/geo6-09und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf que você deve imprimir com antecedência. Esse mapa de curvas de nível foi gerado automaticamente pelo aplicativo Google Maps e representa a paisagem da cidade de Mariana - MG, no modo “relevo”. No slide 11, temos a mesma carta no modo “satélite”.
Convide-os a aprender a construir um perfil topográfico e apresente a eles esse exemplo simples de mapa de curvas de nível (slide 7), e sua projeção no gráfico, para que tomem como base para o que eles irão construir. Peça que identifiquem a relação entre as isolinhas e o perfil do relevo.
A sequência de imagens do slide 9 mostra as etapas para a construção dos seus perfis topográficos. Chame a atenção para os detalhes de manuseio da régua, do lápis e da fita de papel para plotagem das isolinhas e sua respectiva projeção no gráfico. Simule os movimentos no quadro ou sobre a projeção.
Convide-os para construírem seus próprios perfis topográficos e vá acompanhando a execução da atividade, circulando pela sala, observando as dificuldades e dando dicas aos alunos de como resolvê-las. Não se esqueça de observar que é preciso deslizar a fita de papel para cima na escala de altitude do gráfico sem mover para a direita ou esquerda, pois isso deforma a silhueta do relevo.
Para que eles familiarizem mais com os conceitos e novas tecnologias sobre construção de perfis a partir de curvas de nível, sugiro que, em outra ocasião e se a escola possuir recursos, você organize uma vivência, na sala de informática ou na sala de aula ou pátio, que tenha wifi para usarem seus celulares, e peça para baixarem o aplicativo de Realidade Aumentada - RA . App de RA: https://landscapar-augmented-reality.soft112.com/modal-download.html. Esse aplicativo permite que o usuário construa ilhas a partir de isolinhas imaginadas por ele, basta desenhar no papel, abrir o aplicativo e alinhar a câmera na posição ortogonal em relação ao papel.
Fonte das imagens do slide 9:
Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia. Externato de Vila Meã. http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html. Acesso em 23 de março de 2019; Gráficos. Objetos para escritório. Disponível em: https://pt.pngtree.com>Gráficos de pngtree.com. Acesso em 23 de março de 2019.
Fonte da imagem do slide 10:
Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia [blog]. Disponível em: <http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte da imagem do slide 11:
Visualização da cidade de Mariana - MG. Google Maps. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-20.3724393,-43.4973033,14888m/data=!3m1!1e3>. Acesso em: 14 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Organize-os em duplas ou trios sentados lado a lado. Peça que organizem os materiais sobre a carteira (lápis, régua, tiras de papel sulfite), que você mesma, ou um aluno mais hábil podem ir cortando para fazer a régua de transferência das cotas para o gráfico. Explique que o perfil é uma representação gráfica da paisagem e que, portanto, utiliza certos materiais e requer alguns conhecimentos da técnica do desenho cartográfico na sua construção.
Distribua a atividade da ação propositiva, disponível abaixo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SjKHBDKsGV4aKknuzXfTbyFuBWVQzyp9mG7fqcdnpxz7NfcRGEfcx5Bgpgxw/geo6-09und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf que você deve imprimir com antecedência. Esse mapa de curvas de nível foi gerado automaticamente pelo aplicativo Google Maps e representa a paisagem da cidade de Mariana - MG, no modo “relevo”. No slide 11, temos a mesma carta no modo “satélite”.
Convide-os a aprender a construir um perfil topográfico e apresente a eles esse exemplo simples de mapa de curvas de nível (slide 7), e sua projeção no gráfico, para que tomem como base para o que eles irão construir. Peça que identifiquem a relação entre as isolinhas e o perfil do relevo.
A sequência de imagens do slide 9 mostra as etapas para a construção dos seus perfis topográficos. Chame a atenção para os detalhes de manuseio da régua, do lápis e da fita de papel para plotagem das isolinhas e sua respectiva projeção no gráfico. Simule os movimentos no quadro ou sobre a projeção.
Convide-os para construírem seus próprios perfis topográficos e vá acompanhando a execução da atividade, circulando pela sala, observando as dificuldades e dando dicas aos alunos de como resolvê-las. Não se esqueça de observar que é preciso deslizar a fita de papel para cima na escala de altitude do gráfico sem mover para a direita ou esquerda, pois isso deforma a silhueta do relevo.
Para que eles familiarizem mais com os conceitos e novas tecnologias sobre construção de perfis a partir de curvas de nível, sugiro que, em outra ocasião e se a escola possuir recursos, você organize uma vivência, na sala de informática ou na sala de aula ou pátio, que tenha wifi para usarem seus celulares, e peça para baixarem o aplicativo de Realidade Aumentada - RA . App de RA: https://landscapar-augmented-reality.soft112.com/modal-download.html. Esse aplicativo permite que o usuário construa ilhas a partir de isolinhas imaginadas por ele, basta desenhar no papel, abrir o aplicativo e alinhar a câmera na posição ortogonal em relação ao papel.
Fonte das imagens do slide 9:
Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia. Externato de Vila Meã. http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html. Acesso em 23 de março de 2019; Gráficos. Objetos para escritório. Disponível em: https://pt.pngtree.com>Gráficos de pngtree.com. Acesso em 23 de março de 2019.
Fonte da imagem do slide 10:
Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia [blog]. Disponível em: <http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte da imagem do slide 11:
Visualização da cidade de Mariana - MG. Google Maps. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-20.3724393,-43.4973033,14888m/data=!3m1!1e3>. Acesso em: 14 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Organize-os em duplas ou trios sentados lado a lado. Peça que organizem os materiais sobre a carteira (lápis, régua, tiras de papel sulfite), que você mesma, ou um aluno mais hábil podem ir cortando para fazer a régua de transferência das cotas para o gráfico. Explique que o perfil é uma representação gráfica da paisagem e que, portanto, utiliza certos materiais e requer alguns conhecimentos da técnica do desenho cartográfico na sua construção.
Distribua a atividade da ação propositiva, disponível abaixo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SjKHBDKsGV4aKknuzXfTbyFuBWVQzyp9mG7fqcdnpxz7NfcRGEfcx5Bgpgxw/geo6-09und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf que você deve imprimir com antecedência. Esse mapa de curvas de nível foi gerado automaticamente pelo aplicativo Google Maps e representa a paisagem da cidade de Mariana - MG, no modo “relevo”. No slide 11, temos a mesma carta no modo “satélite”.
Convide-os a aprender a construir um perfil topográfico e apresente a eles esse exemplo simples de mapa de curvas de nível (slide 7), e sua projeção no gráfico, para que tomem como base para o que eles irão construir. Peça que identifiquem a relação entre as isolinhas e o perfil do relevo.
A sequência de imagens do slide 9 mostra as etapas para a construção dos seus perfis topográficos. Chame a atenção para os detalhes de manuseio da régua, do lápis e da fita de papel para plotagem das isolinhas e sua respectiva projeção no gráfico. Simule os movimentos no quadro ou sobre a projeção.
Convide-os para construírem seus próprios perfis topográficos e vá acompanhando a execução da atividade, circulando pela sala, observando as dificuldades e dando dicas aos alunos de como resolvê-las. Não se esqueça de observar que é preciso deslizar a fita de papel para cima na escala de altitude do gráfico sem mover para a direita ou esquerda, pois isso deforma a silhueta do relevo.
Para que eles familiarizem mais com os conceitos e novas tecnologias sobre construção de perfis a partir de curvas de nível, sugiro que, em outra ocasião e se a escola possuir recursos, você organize uma vivência, na sala de informática ou na sala de aula ou pátio, que tenha wifi para usarem seus celulares, e peça para baixarem o aplicativo de Realidade Aumentada - RA . App de RA: https://landscapar-augmented-reality.soft112.com/modal-download.html. Esse aplicativo permite que o usuário construa ilhas a partir de isolinhas imaginadas por ele, basta desenhar no papel, abrir o aplicativo e alinhar a câmera na posição ortogonal em relação ao papel.
Fonte das imagens do slide 9:
Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia. Externato de Vila Meã. http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html. Acesso em 23 de março de 2019; Gráficos. Objetos para escritório. Disponível em: https://pt.pngtree.com>Gráficos de pngtree.com. Acesso em 23 de março de 2019.
Fonte da imagem do slide 10:
Como Construir um Perfil Topográfico. S.O.S. Geografia [blog]. Disponível em: <http://externatovilameageografia.blogspot.com/2010/04/construir-um-perfil-topografico.html>. Acesso em: 23 mar 2019.
Fonte da imagem do slide 11:
Visualização da cidade de Mariana - MG. Google Maps. Disponível em: <https://www.google.com.br/maps/@-20.3724393,-43.4973033,14888m/data=!3m1!1e3>. Acesso em: 14 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa final, cada grupo irá mostrar seus trabalhos e dizer o que mais achou interessante e no que mais teve dificuldades na execução do perfil, explicando o porquê. Também deverão compartilhar o uso que darão ao perfil.
As atividades poderão ser recolhidas para a sua avaliação e posteriormente, coladas no caderno ou coladas em um mural.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_09UND05
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Atividade síncrona com uso de videoconferência
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de elaboração de um perfil topográfico. É um plano bem prático, mão na massa mesmo, e pode ser realizado à distância com algumas adaptações e cuidados. Para esse plano funcionar, teremos que fazer uso de videoconferência síncrona. Envie aos alunos alguma imagem de um perfil topográfico, pode ser, por exemplo, a que está no slide de contextualização.
Contextualização
Para iniciar o aprofundamento do que são perfis topográficos, podemos adaptar o material que está nos slides (texto e imagens) para um arquivo único em PDF para envio aos estudantes. Peça que eles leiam o material para entendimento do que são e para que servem as representações de tipo perfil topográfico. Peça ainda que anotem todas as dúvidas para o momento síncrono desse plano de aula. Agende com antecedência para garantir a participação da maior parte dos estudantes. Caso seja possível, grave o vídeo para disponibilizar depois a todos os estudantes. Os que não viram poderão acompanhar e o que viram ao vivo podem retornar a ele para tirar dúvidas. Ainda, nesse momento, envie a lista de materiais necessários para a construção do perfil.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente dada a impossibilidade do encontro entre os estudantes para a elaboração do perfil topográfico. Agende a atividade síncrona com a turma assim que enviar as instruções de construção do perfil e os materiais por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Esse agendamento de atividade síncrona precisa ser feito com antecedência e a sessão deve demorar, no máximo, 20 minutos. Nesse período, com o uso dos slides do plano de aula, explique aos alunos o que é um perfil topográfico e como devemos construir um com o material de base disponibilizado. No contato síncrono com os estudantes explique o passo a passo para a elaboração do perfil. Seria bem importante que pudesse, nesse momento, mostrar os materiais necessários e construir um perfil para que os estudantes vejam, de fato, a elaboração do perfil. Diga, também, que a ajuda e supervisão dos familiares é muito importante nessa atividade. Ao final, dê um prazo relativamente largo para a elaboração do perfil. Estabeleça uma comunicação frequente com os familiares para que possam auxiliar os estudantes na elaboração do perfil.
Sistematização
Peça aos estudante que registrem em fotografias o perfil construído e enviem por alguma ferramenta de comunicação tecnológica.
Convite às famílias
Convide os familiares para pesquisar sobre um perfil topográfico da localidade de residência. Há muitos disponíveis para visualização. Caso não encontre, é uma boa oportunidade para construir um perfil topográfico junto com o discente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Catarina D. Pereira
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Aprender a construir perfis topográficos a partir de cartas de satélite
Habilidade (s) da Base: (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.