GEO6_09UND02 - Contextualização - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Maquetes do relevo
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: interpretação de carta e perfil topográficos.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano propõe desenvolver com os alunos o conceito e os procedimentos teórico-metodológicos do uso e construção de maquetes em Geografia. O tema é relevo e utilizaremos materiais de fácil acesso como papelão e tinta guache. O lugar escolhido é a área de uma reserva ecológica imaginária chama Dois Morrinhos. Ao final o professor organizará uma vivência em que os alunos deverão apresentar o resultado os seus trabalhos. Eles deverão sinalizar na maquete, quais altitudes eles julgam ser mais aprazíveis para morar e justificar a escolha.
Materiais necessários:
Para cada maquete, use: 5 folhas de sulfite; 6 pranchas de papelão não muito duro para permitir o corte pelos alunos, medindo 21 cm X 17,5 cm, sendo que uma delas não deve ser cortada para servir como base para a maquete; Conjunto de réguas; Tesoura escolar e 1 grande para o professor; Tinta guache as cores verde, amarelo, vermelha e branca para dar as tonalidades, ou lápis de cor ou canetas hidrocor e outros produtos disponíveis; Cola branca e Sacolinhas ou caixinhas para guardar o rejeito.
Materiais complementares:
Atividade da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgthU2JRpPYQsDc3Cf6qH6QPbDeY4Z5zNu5mGj96Sqxyt3prj3gpsAYGXkN4/geo6-09und02-contextualizacao-atividade.pdf
Atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9YApJkYxzsKu9ZBaX3GzqaK8RTEqRBwtHSth2SkJ56xSyYGRCsrNX2xu5z5/mapa-hipsometrico-dois-morrinhos-p7.pdf
Fontes:
Slide 3: Menina e menino estudantes. PNGTREE. Disponível em: https://pt.pngtree.com/element/down?id=MzUyNDk4Ng==&type=1
para incorporar direitos autorais: Gráficos de pngtree.com. Acesso em 18 de março de 2019.
Slide 6: Estudantes constroem maquetes na escola. Disponível em: https://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2008/08/sn010704.jpg. Acesso em 17 de março de 2019.
slide 7: Mapa de curvas de nível. Disponível em: https://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2008/08/sn010704.jpg. Acesso em 16 de março de 2019.
Slide 8: Por Lynn Betts, USDA Natural Resources Conservation Service - http://photogallery.nrcs.usda.gov/Index.asp, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=689274. Acesso em 16 de março de 2019.
- Maquete indicando as cotas das curvas de nível. Disponível em:https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/. Acesso em 16 de março de 2019.
Slide 09: Carta hipsométrica e maquete correspondente em cores: Cartografia Escolar. Disponível: http://seligeo2015.blogspot.com/2015/05/oficina-de-maquetes-de-papelao.html. Acesso em 16 de março de 2019.
Mapas:
Carta de curvas de nível. Disponível em:https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/. Acesso em 16 de março de 2019.
Para você saber mais:
Revista Uel. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6758/6098. Acesso em 16 de março de 2019.
Contextos prévios: a turma já deve estar familiarizada com a leitura de mapas e seus símbolos, escalas gráfica e numérica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale aos alunos que nessa aula irão estudar e aprender a construir maquetes, que representam um modelo de uma porção da superfície terrestre em 3D. Ao final da aula os grupos deverão apresentar sua maquete para os outros alunos da turma.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, imprima ou fale aos alunos o conteúdo deste slide.
Pergunte aos alunos o que eles sabem a respeito do assunto. Deixe que falem e vá conduzindo a conversa com a classe até perceber que há uma ideia ou um conceito coletivo sobre isso. Depois confronte-os com o conteúdo do slide seguinte (slide 4), onde constam as definições em estudo.
Enquanto projeta, escreva no quadro ou distribua cópias impressas da atividade, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgthU2JRpPYQsDc3Cf6qH6QPbDeY4Z5zNu5mGj96Sqxyt3prj3gpsAYGXkN4/geo6-09und02-contextualizacao-atividade.pdf, faça o seguinte jogo com eles:
Passo 1 - Sorteie o número de um aluno que termine em 1, por exemplo (1, 11, 21 etc.) e peça que leia para a classe o parágrafo 1. Faça assim com o parágrafo 2 (2, 12,22...) e com o parágrafo 3 (3, 13, 23…).
Passo 2: Pergunte se entenderam o texto e depois, pergunte se não entenderam algum termo novo, uma palavra desconhecida.
É sempre bom montar um vocabulário no caderno aluno (alguns livros ou apostila já vêm com um espaço reservado à composição de um vocabulário) com as palavras que vão surgindo em cada novo assunto. Escreva no quadro, apresente ou leia a partir de um livro, os significados deles, depois, peça que os alunos escrevam no caderno e conclua a discussão.
Você também pode construir um mural para registrar o novo vocabulário adquirido pelos alunos.
O slide 9 mostra mais detalhadamente a maquete que representa a área dos três Morrinhos, na cidade Terra Rica, no Noroeste do Paraná.Chame a atenção deles para as camadas e pergunte se eles perceberam que as cores representam uma altitude diferente no terreno, como está especificado na imagem, sendo que as os tons de verde e amarelo representam os pontos mais baixos e os de laranja e vermelho os pontos mais altos. Faça-os notar também o tipo de material que foi usado para construí-la: o papelão, lápis de cor, ou canetas coloridas, cola. Pergunte sobre o quê está representado na maquete (Tema) e para quê, eles imaginam que ela serve. O intuito é que eles entendam que a maquete está representando o relevo de uma determinada área da superfície terrestre e que foi feita para visualizar em miniatura dados do terreno, poder compreendê-lo melhor e utilizá-lo de forma mais adequada e consciente pela sociedade.
Conclua essa etapa.
Contextualização
Orientações: Projete, imprima ou fale aos alunos o conteúdo deste slide.
Pergunte aos alunos o que eles sabem a respeito do assunto. Deixe que falem e vá conduzindo a conversa com a classe até perceber que há uma ideia ou um conceito coletivo sobre isso. Depois confronte-os com o conteúdo do slide seguinte (slide 4), onde constam as definições em estudo.
Enquanto projeta, escreva no quadro ou distribua cópias impressas da atividade, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xgthU2JRpPYQsDc3Cf6qH6QPbDeY4Z5zNu5mGj96Sqxyt3prj3gpsAYGXkN4/geo6-09und02-contextualizacao-atividade.pdf, faça o seguinte jogo com eles:
Passo 1 - Sorteie o número de um aluno que termine em 1, por exemplo (1, 11, 21 etc.) e peça que leia para a classe o parágrafo 1. Faça assim com o parágrafo 2 (2, 12,22...) e com o parágrafo 3 (3, 13, 23…).
Passo 2: Pergunte se entenderam o texto e depois, pergunte se não entenderam algum termo novo, uma palavra desconhecida.
É sempre bom montar um vocabulário no caderno aluno (alguns livros ou apostila já vêm com um espaço reservado à composição de um vocabulário) com as palavras que vão surgindo em cada novo assunto. Escreva no quadro, apresente ou leia a partir de um livro, os significados deles, depois, peça que os alunos escrevam no caderno e conclua a discussão.
Você também pode construir um mural para registrar o novo vocabulário adquirido pelos alunos.
O slide 9 mostra mais detalhadamente a maquete que representa a área dos três Morrinhos, na cidade Terra Rica, no Noroeste do Paraná.Chame a atenção deles para as camadas e pergunte se eles perceberam que as cores representam uma altitude diferente no terreno, como está especificado na imagem, sendo que as os tons de verde e amarelo representam os pontos mais baixos e os de laranja e vermelho os pontos mais altos. Faça-os notar também o tipo de material que foi usado para construí-la: o papelão, lápis de cor, ou canetas coloridas, cola. Pergunte sobre o quê está representado na maquete (Tema) e para quê, eles imaginam que ela serve. O intuito é que eles entendam que a maquete está representando o relevo de uma determinada área da superfície terrestre e que foi feita para visualizar em miniatura dados do terreno, poder compreendê-lo melhor e utilizá-lo de forma mais adequada e consciente pela sociedade.
Conclua essa etapa.
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.
Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.
O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.
No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.
No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.
Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.
Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar cartas hipsométricas do lugar de vivência dos alunos.
https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete/
Problematização
Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.
Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.
O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.
No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.
No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.
Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.
Problematização
Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.
Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.
O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.
No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.
No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.
Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.
Problematização
Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.
Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.
O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.
No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.
No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.
Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.
Problematização
Orientações: Comece esta etapa apresentando essa questão à turma. Ouça o que eles sabem e diga que aprenderão mais nesta aula. Especifique que para para construir maquetes é preciso juntar esses materiais e planejá-la.
Trabalhe com eles utilizando os recursos deste slide até o slide 9, explicitando o processo teórico metodológico envolvido e os materiais concretos que serão utilizados para o estudo e confecção da maquete dessa aula.
O slide 6 inicia o aprofundamento da questão teórica de representação do espaço, com uma definição e uma ilustração de um mapa base. Apresente-os aos estudantes, peça a um deles que leia a definição e tire dúvidas, se houver, depois, vá indicando e estimulando-os a identificar os elementos do mapa base modelo: (a) as curvas de nível, (b) as cotas altimétricas, (c) a equidistâncias das curva: 10 metros; (d) o ponto culminante e seus respectivo símbolo.
No slide 7 e 8 chega-se à explicação em detalhes do conceito de curvas de nível ou isolinhas, relação terreno - mapa - maquete e representações bi e tridimensional.
No slide 9 é mostrado as imagens de uma mapa hipsométrico em cores e sua respectiva maquete.
Você pode fazer uma rápida retomada do conceito de escala e suas representações numérica e gráfica. Dê destaque à escala a ser utilizada nos mapas base que eles irão operar na atividade da ação propositiva que é a escala gráfica na proporção 1:22.000.
Ação propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Sugiro que nesta etapa você organize os alunos em grupos de cinco ou seis em um espaço em que possam circular e acompanhar o processo, compartilhar materiais, etc.
Projete escreva no quadro o nome do local a ser representado, nesse caso, Dois Morrinhos, uma reserva imaginária e a escala a ser usada, nesse caso 1:22.000, disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1NYUt4sNCcmFBSYJcSj-x7VVLSAdH9Z2e.
Siga o seguinte procedimento para organizar a tarefa:
Descreva as etapas:
1 - Colar sobre as pranchas impressas anteriormente por você sobre as plaquinhas de papelão e recortar para fazer as camadas.
2 - Montar de acordo com as cotas, como andares, sendo o primeiro degrau a cota 0 m e última a cota 100 m. Verifique se está correto e se entenderam a relação entre as cotas no mapa e na maquete. É nesse momento que usarão o mapa base como guia nesse procedimento. Confirmado a ordem correta das camadas, peça que colem sem mexer na ordem de empilhamento.
3 - Pintar as camadas de acordo com as cores do mapa base de hipsometria.
Como adequar à sua realidade: Se for possível conseguir mapas base da sua região, o exercício fica ainda mais significativo para os estudantes.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Estimule-os organizando a apresentação dos grupos, determinando a ordem e o tempo das apresentação.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_09UND02
Ferramentas sugeridas
- Youtube
- Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, E-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
- Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
- Internet
- Atividade síncrona com uso de videoconferência
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de elaborar uma maquete de relevo. A construção de maquetes sempre são momentos de grande interesse por parte dos alunos, no entanto a realização à distância pode gerar alguma dificuldade ou ansiedade no processo, assim, de início, recomenda-se acompanhar muito de perto o processo de construção abrindo um diálogo permanente para a realização dessa atividade. Para apresentação e contextualização dessa aula pode ser enviado por alguma ferramenta de comunicação tecnológica as 3 frases que estão no slide de contextualização, junto com uma fotografia de uma maquete de relevo pronta. Para estimulá-los, vale colocar ao final alguma pergunta desafiadora, algo como: "você está desafiado a construir uma maquete, vamos juntos e juntas?".
Contextualização
A contextualização desse plano adaptado foi apresentado acima. O envio das três frases com uma fotografia de uma maquete pronta e a pergunta de desafio aos estudantes. É importante também, já nesse primeiro momento de atividade, solicitar a contribuição dos familiares para a realização da atividade e enviar a lista de materiais necessários para a construção da maquete. Dado o atual contexto de fechamento da maior parte do comércio das cidades, procure ampliar as possibilidades de material para que seja possível construir a maquete com material que já tenham nas casas dos alunos.
Ação propositiva
A ação propositiva é a construção da maquete. Assim, inicie com o envio por alguma plataforma de comunicação das instruções de construção da maquete e agende uma atividade síncrona com uso de algum sistema de videoconferência como o Zoom. Esse agendamento precisa ser feito com antecedência e deve demorar 20 minutos. Nesse período, com o uso dos slides do plano de aula, explique aos alunos o que é uma maquete de relevo e como devemos interpretar as curvas de nível para entendimento da maquete. No contato síncrono com os estudantes, explique ao final o passo a passo para a construção da maquete. Seria bem importante que pudesse, nesse momento, mostrar os materiais necessários para a maquete. Diga também que a ajuda e supervisão dos familiares é muito importante nessa atividade. Ao final, dê um prazo relativamente largo para a construção da maquete. Estabeleça uma comunicação frequente com os familiares para que possam auxiliar os estudantes na elaboração da maquete. Caso seja possível, grave o vídeo para disponibilizar depois a todos os estudantes. Os que não viram poderão acompanhar e o que virão ao vivo podem retornar a ele para tirar dúvidas.
Sistematização
Segue a proposta do plano de aula com o compartilhamento de fotografia ou vídeo da maquete pronta a todos os estudantes da sala.
Convite às famílias
Sugira às famílias que conheçam um pouco mais sobre a importância da construção de maquetes para o desenvolvimento do pensamento espacial. Isso pode ser feito com a leitura de um desses materiais, disponíveis em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID3553_17082015210838.pdf e http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/download/edu.2015.192.11/4713
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Catarina D. Pereira
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Construir uma miniatura tridimensional, do relevo de uma área imaginária, a partir de carta hipsométrica, destacando as camadas das diferentes altitudes com sua respectiva cor código.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.