Plano de aula: Regeneração de rios canalizados ou tamponados

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: interpretação de carta e perfil topográficos.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Essa habilidade se conecta com a habilidade EF05GE8 contemplando o desenvolvimento do raciocínio espacial e escalabilidade.

Neste plano a Habilidade contemplada será desenvolvida através do estudo dos caso de dois rios localizados em países, em diferentes continentes, que viveram histórias parecidas no final do século XIX e meados do XX. Eles amenizaram seus problemas urbano-ambientais e de saneamento que surgiram com a acelerada urbanização desse período de formas bem diferentes, aproveitando os conhecimentos e técnicas disponíveis em conformidade com o que a sociedade e a economia de cada um demandavam. Mesmo sendo um fenômeno global, nem todos os povos enterraram seus rios.

Nessa trajetória os alunos terão a oportunidade de observar fotografias que tratam dos casos de cursos d’água urbanos - o rio Tamanduateí em São Paulo e o Córrego Cheong-gye em Seul na Coréia do Sul - canalizados e enterrados e a regeneração deste último. Os alunos também analisarão perfis topográficos e croquis desses dois casos e produzirão um croqui para representar uma paisagem com um rio fictício, nas mesmas condições dos citados acima e que mostre um projeto de regeneração, pensado por eles.

Ainda, os alunos verão e manusearão fotografias, perfis e croquis que representam a superfície terrestre em diversos ângulos de visão.

Materiais necessários: Folha de papel sulfite ou quadriculada, lápis, lápis de cor, borracha, conjunto de réguas, projetor e pen drive.

Material complementar:

Link para as Imagens:

Rio Tamanduateí

Córrego Cheong-gye

Para você saber mais:

Contextos prévios: domínio do conceito e produção de croquis, domínio dos conceitos de projeto e projeção.

Tema da aula

Orientações: Projete, escreva no quadro ou imprima o conteúdo dos slides. Diga que irão fazer um estudo comparando os problemas e as soluções encontrados pelo Brasil e pela Coréia do Sul para resolver questões ambientais, sociais e econômicas envolvendo rios urbanos canalizados e enterrados para dar espaço a construção de avenidas e viadutos para facilitar a mobilidade urbana através de carros, ônibus e caminhões a partir da segunda metade do século XX. O grande aumento do trânsito de veículos, porém, criou outros problemas como a poluição do ar, do solo e das águas, expulsando pessoas e capitais das áreas centrais, criando grandes vazios, prejudicando a economia e os grandes e pequenos negócios. Ao final da aula depois de compreenderem esse processo, suas causas e consequências, eles deverão elaborar um croqui que represente um projeto de regeneração de um rio urbano fictício que foi tamponado, e construído sobre ele um grande viaduto para ligar os bairros da cidade.

Para você saber mais:

Croqui “é um esboço cartográfico de uma determinada área ou, em outras palavras, um mapa produzido sem escala e sem os procedimentos padrões na sua elaboração, servindo apenas para a obtenção de informações gerais de uma área” (Rodolfo F. Alves Pena em Cartografia) ou segundo Wagner de Cerqueira e Francisco “croquis são representações esquemáticas bidimensionais que abordam os fatos espaciais de maior relevância”.

Na Regeneração Urbana, a ideia de melhorias surge associada à de desenvolvimento das funções urbanas visíveis e autoestima ou ao incremento da posição relativa de dado território numa hierarquia (urbana), melhora do IDH - Índice de Desenvolvimento Urbano, sendo uma resposta a um período de declínio. Dessa forma, a regeneração surge essencialmente como tentativa deliberada de contrariar as forças e os fatores que numa determinada conjuntura são a causa da degeneração urbana (Luís Mendes, 2013).

Como adequar à sua realidade:

Você pode propor que o estudo de caso seja de um rio da sua região ou cidade que esteja em situação semelhante aos dos cursos d’água apresentados aqui.

Fonte:

Conceitos básicos de cartografia de Rodolfo F. Alves Pena em Cartografia. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/conceitos-basicos-cartografia.htm. Acesso em 08 de fevereiro de 2019.

Construindo um croqui de Wagner de Cerqueira e Francisco. Disponível em:https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/construindo-um-croqui.htm. Acesso em 06 de fevereiro de 2019.

A regeneração urbana na política de cidades: inflexão entre o fordismo e o pós-fordismo de Luís Mendes. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana (Brazilian Journal of Urban Management), v. 5, n. 1, p. 33-45, jan./jun. 2013. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/urbe/v5n1/a04v5n1. Acesso em 09 de fevereiro de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA