Plano de Aula

Plano de aula: Divisão Desigual

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF05MA13) Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

Objetivos específicos

  • Compreender a ideia de divisão em duas partes proporcionais em que uma delas é igual ao dobro da outra.

Conceito-chave

  • Divisão desigual proporcional.

Vocabulário

  • Dobro
  • Divisão
  • Proporcional

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a ideia de divisão em duas partes proporcionais em que uma delas é igual ao dobro da outra.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.