Plano de Aula

Plano de aula: Entra volume, sai capacidade

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição do volume de cubo e paralelepípedo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA21 - Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.



Objetivos específicos

  1. Calcular correspondência entre volume e capacidade por meio de deslocamento de líquidos.
  2. Relacionar centímetro cúbico com milímetro cúbico.



Conceito-chave

Correspondência entre volume e capacidade.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Calcular correspondência entre volume e capacidade por meio de deslocamento de líquidos.
  2. Relacionar centímetro cúbico com milímetro cúbico.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.