Plano de Aula

Plano de aula: O que o volume tem a ver com a capacidade?

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição do volume de cubo e paralelepípedo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA21 - Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.

Objetivos específicos

  1. Relacionar medida de volume à medida de capacidade por meio de preenchimento de embalagens de líquidos com sólidos geométricos.

Conceito-chave

Relações entre capacidade e volume.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno, objetos do cotidiano (caixas, embalagens, dados, material dourado).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Relacionar medida de volume à medida de capacidade por meio de preenchimento de embalagens de líquidos com sólidos geométricos.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS