Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: O que o volume tem a ver com a capacidade?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição do volume de cubo e paralelepípedo
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho
Mentor: Fábio Menezes da Silva.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF05MA21 - Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
Objetivos específicos
- Relacionar medida de volume à medida de capacidade por meio de preenchimento de embalagens de líquidos com sólidos geométricos.
Conceito-chave
Relações entre capacidade e volume.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno, objetos do cotidiano (caixas, embalagens, dados, material dourado).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Relacionar medida de volume à medida de capacidade por meio de preenchimento de embalagens de líquidos com sólidos geométricos.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.