Atividade para impressão - Canção do Exílio
Plano de Aula
Plano de aula: Rimas e aliterações
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer a linguagem poética, compreendendo a função das rimas e aliterações na sonoridade do poema.
Materiais necessários: Folhas impressas, cartas com as quadrinhas e projetor ou quadro de giz.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá apresentar dificuldade na leitura com ritmo e entonação adequada do poema.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, A. E. L. A poesia na escola; leitura e análise de poesias para crianças. São Paulo: Cortez, 2002 (Aprender e Ensinar com textos, 10)
MOISÉS, C. F. Poeta aprendiz. São Paulo: Companhia Editora Nacional/ Lazuli, 2005 (Lazuli Infantil).
SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor- 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. P. 125 - 127. Disponível em: http://lereescrever.fde.sp.gov.br/Handler/ExibImagem.ashx?isnsaj=661&arq=S . Acesso em 28/07/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Inicie a aula, com alguns questionamentos para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero poema. Algumas sugestões: “Você gosta de poema? Conhece algum? Qual? Já tentou escrever poemas? Já leu algum livro de poemas?”
2. Explique que na aula de hoje vamos aprender um pouquinho sobre como podem ser escritos os poemas e que recursos os poetas utilizam para dar sonoridade a eles.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS