Plano de Aula

Plano de aula: Meu país: histórias e jeitos de comer

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania e direitos humanos

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: O professor poderá dispor dos slides disponibilizados no plano, podendo os mesmos serem projetados ou impressos.

Materiais complementares:

Para você saber mais:

Gastronomia: Patrimônio à mesa. IPEA. Disponível em: <http://desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1110:reportagens-materias&Itemid=39>. Acesso em 03 nov. 2018.

Livro de Registro dos Saberes: Bens Culturais Imateriais. Iphan. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/496>. Acesso em 03 nov. 2018.

Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas. Iphan. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/65>. Acesso em 03 nov. 2018.

Ofício das Baianas de Acarajé. Iphan. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/58>. Acesso em 03 nov. 2018.

Patrimônio imaterial. Iphan. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234>. Acesso em 03 nov. 2018.

Produção Tradicional e Práticas Socioculturais Associadas à Cajuína no Piauí. Iphan. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/87>. Acesso em 03 nov. 2018.

SERRÃO, S. Comida é Patrimônio: Modos de produzir, viver e comer. Disponível em: <https://obha.fiocruz.br/index.php/2016/09/30/comida-e-patrimonio-modos-de-produzir-viver-e-comer/>. Acesso em 03 nov. 2018.

Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (RS). Iphan. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1767/>. Acesso em 03 nov. 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: O objetivo da aula é permitir que os alunos associem práticas alimentares com costumes e tradições culturais, compreendendo que hábitos alimentares constituem-se como elementos identitários e que, por consequência, sua valorização e preservação contribuem para a existência de práticas cidadãs e de defesa dos direitos humanos.

Para você saber mais: Os costumes e tradições alimentares são diversos e plurais, principalmente considerando-se a vastidão de um país continental como o Brasil.

É importante explicitar que, mais do que a diversidade de alimentos, em relação à defesa dos direitos humanos o que mais importa é a diversidade e a pluralidade das práticas alimentares, dos jeitos de se fazer/preparar e as formas de se comer os alimentos. Em outras palavras, as práticas alimentares são patrimônios culturais de natureza imaterial que “dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer (...)” (Fonte: Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234 Acesso em: 03 nov. 2018.).

Assim, a relação entre as práticas alimentares e a defesa dos direitos humanos é simples é lógica: devemos considerar “a importância do patrimônio cultural imaterial como fonte de diversidade cultural e garantia de desenvolvimento sustentável” e a “ inestimável função que cumpre o patrimônio cultural imaterial como fator de aproximação, intercâmbio e entendimento entre os seres humanos”, como defende a “Convenção para a Salvaguarda do patrimônio Cultural Imaterial”, documento publicado pela UNESCO em 2003 (Fonte: Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao%20Salvaguarda%20Patrim%20Cult%20Imaterial%202003.pdf Acesso em: 03 nov. 2018).

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