Plano de Aula

Plano de aula: Os cidadãos e os números

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania e direitos humanos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: material impresso para o aluno, projetor, computador, imagens dos documentos impressos ou documentos originais para manuseio dos alunos.

Material complementar:

Imagens problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tr6mb2npYmBKjHZ2NrFpjQxxa9UCrRSUEj74sEGYhfvNhSC8YfzYS7epKjDN/his5-04und04-imagens-problematizacao.pdf

Estação 1, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PkRh76pB84fJYgDS73krpDuJhcN6YmSP2WeMPMHdyH5UpUBhw2ssP8fS7nes/his5-04und04-estacao-1-certidao-de-nascimento.pdf

Estação 2, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4jFSTfZcspPxHnfygNJeTgtuaswVB97rWXEbCveGKqfuDkGHkW2Rva3BTRmG/his5-04und04-estacao-2-carteira-de-identidade.pdf

Estação 3, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rceX8ahdBCyCheJSKRA9Dz5AvpdKC4er6bTGH5ndvSa8vBEUYPtWsfVAAtYv/his5-04und04-estacao-3-cpf.pdf

Estação 4, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEx3Zx8rshYUADpHNRqzEJCR7paTEBtaZc6BWfgvbTwXQyWsdcU9cDeKdcF7/his5-04und04-estacao-4-titulo-de-eleitor.pdf

Estação 5, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPDAXQdvp7eae5FFVxfk4zMDEZdF2WNJKepuvrNCHbzeMzEDFmCm87Af9PTM/his5-04und04-estacao-5-carteira-de-trabalho.pdf

Estação 6, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aMzuAy2NQwCX29nqWjuHxkTZJeEEz3VbS8CdaQ4BzPCFDwNAFZZ48JuVWr5E/his5-04und04-estacao-6-certificado-de-reservista.pdf

Estação 7, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTQGRcVPmt7kA2b9saf6RSz748gHsGDPZnNHAr4d6YGtAXy8CaUA925rgHcU/his5-04und04-estacao-7-cartao-do-cidadao.pdf

Estação 8, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jzXQU7Y7CP2ab69MgVqDpaTFr2NsH2jgBMSYMvjaCgQguAPJpNN7HSaBpqx9/his5-04und04-estacao-8-cnh.pdf

Formu?ário de pesquisa - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5RrRjWEwWUCJZkjYyUKsBjjE5RjvARXyP9fDQArGjSPrUHqrGSSPVRARjA/his5-04und04-formulario-pesquisa.pdf

Modelo de carteirinha, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xYD2bjJ68XTHBd84mJAKD6xqUJVTqtvar6WczDBA7sKg6vC3xpUwKpfga3eJ/his5-04und04-carteira-estudante.pdf

Para você saber mais:

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que não se trata de uma aula de matemática. Reforce a ideia de que os números tem uma função muito além de fazer cálculos na matemática. Levante esses questionamentos:

  • Quais as funções dos números no dia a dia?
  • Para que serve a contagem de coisas e objetos?
  • É possível conceber a sociedade sem os números?

Essa discussão deve ser realizada de forma com que todos os alunos participem do debate. As perguntas vão levar o aluno a perceber a importância dos números além da matemática. Eles podem começar a fazer outros questionamentos sobre a função dos números.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA