Imagens problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Os cidadãos e os números
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania e direitos humanos
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: material impresso para o aluno, projetor, computador, imagens dos documentos impressos ou documentos originais para manuseio dos alunos.
Material complementar:
Imagens problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tr6mb2npYmBKjHZ2NrFpjQxxa9UCrRSUEj74sEGYhfvNhSC8YfzYS7epKjDN/his5-04und04-imagens-problematizacao.pdf
Estação 1, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PkRh76pB84fJYgDS73krpDuJhcN6YmSP2WeMPMHdyH5UpUBhw2ssP8fS7nes/his5-04und04-estacao-1-certidao-de-nascimento.pdf
Estação 2, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4jFSTfZcspPxHnfygNJeTgtuaswVB97rWXEbCveGKqfuDkGHkW2Rva3BTRmG/his5-04und04-estacao-2-carteira-de-identidade.pdf
Estação 3, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rceX8ahdBCyCheJSKRA9Dz5AvpdKC4er6bTGH5ndvSa8vBEUYPtWsfVAAtYv/his5-04und04-estacao-3-cpf.pdf
Estação 4, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEx3Zx8rshYUADpHNRqzEJCR7paTEBtaZc6BWfgvbTwXQyWsdcU9cDeKdcF7/his5-04und04-estacao-4-titulo-de-eleitor.pdf
Estação 5, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPDAXQdvp7eae5FFVxfk4zMDEZdF2WNJKepuvrNCHbzeMzEDFmCm87Af9PTM/his5-04und04-estacao-5-carteira-de-trabalho.pdf
Estação 6, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aMzuAy2NQwCX29nqWjuHxkTZJeEEz3VbS8CdaQ4BzPCFDwNAFZZ48JuVWr5E/his5-04und04-estacao-6-certificado-de-reservista.pdf
Estação 7, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zTQGRcVPmt7kA2b9saf6RSz748gHsGDPZnNHAr4d6YGtAXy8CaUA925rgHcU/his5-04und04-estacao-7-cartao-do-cidadao.pdf
Estação 8, texto para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jzXQU7Y7CP2ab69MgVqDpaTFr2NsH2jgBMSYMvjaCgQguAPJpNN7HSaBpqx9/his5-04und04-estacao-8-cnh.pdf
Formu?ário de pesquisa - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vg5RrRjWEwWUCJZkjYyUKsBjjE5RjvARXyP9fDQArGjSPrUHqrGSSPVRARjA/his5-04und04-formulario-pesquisa.pdf
Modelo de carteirinha, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xYD2bjJ68XTHBd84mJAKD6xqUJVTqtvar6WczDBA7sKg6vC3xpUwKpfga3eJ/his5-04und04-carteira-estudante.pdf
Para você saber mais:
- História da Matemática. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/matematica/historia-da-matematica. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
- Matemática essencial. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/matessencial/fundam/numeros/numeros.htm. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
- IBGE. Ler o institucional. disponível em: https://www.ibge.gov.br/institucional/o-ibge.html. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
- IBGE. Ler atuação. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/institucional/atuacao-ibge.html. Acesso em 30 de janeiro de 2019.
- Documento do estudante. DisponÍvel em: http://une-blog-lb-1441097275.us-east-1.elb.amazonaws.com/direitos-servicos/documento-de-estudante/. Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
- TAMLER, Julia et. al. Documento, por favor. Eclética. Jan/Jun. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/15%20-%20documento,%20por%20favor.pdf. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que não se trata de uma aula de matemática. Reforce a ideia de que os números tem uma função muito além de fazer cálculos na matemática. Levante esses questionamentos:
- Quais as funções dos números no dia a dia?
- Para que serve a contagem de coisas e objetos?
- É possível conceber a sociedade sem os números?
Essa discussão deve ser realizada de forma com que todos os alunos participem do debate. As perguntas vão levar o aluno a perceber a importância dos números além da matemática. Eles podem começar a fazer outros questionamentos sobre a função dos números.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS