Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Jamboard.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema projetando o slide para os alunos, no encontro virtual com a turma, ou apenas exponha-o oralmente e dê seguimento a esta etapa como sugerido no plano original.
Contextualização
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, o trecho do texto apresentado na contextualização, no plano original, e prossiga como sugerido.
Problematização
Encaminhe aos alunos o slide a seguir:

Espera-se que eles percebam:
- O momento que estamos passando, de combate ao coronavírus;
- A necessidade de isolamento social;
- As situações de violência, no mundo e no Brasil, contra a população negra.
Peça aos alunos que registrem as hipóteses sobre o problema.
Ação propositiva
A atividade é uma adaptação da proposta do plano original.
O professor deve compartilhar com os alunos um arquivo do Google Jamboard com a imagem do slide da Ação propositiva prevista no plano original.
Peça aos alunos, individualmente, que criem notas adesivas sobre a diversidade étnico-racial brasileira representada na imagem.
Veja o modelo a seguir:

O professor poderá criar um frame (página) para cada aluno, ou apenas um frame para a turma toda.
Para ajudar no uso do Google Jamboard, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
A ideia é que, com o auxílio dos familiares, os alunos elaborem um acróstico, no papel ou no computador, utilizando as palavras: DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL BRASILEIRA.
É possível fazer um acróstico online; para isso, os alunos precisam:
1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
2. Assistir ao vídeo: Acróstico - Você sabe o que é? – disponível aqui;
3. Acessar o site disponível aqui e fazer o acróstico;
4. Tirar uma foto do acróstico e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguinte vídeo:
- Diversidades: diversidade étnico-racial – disponível aqui.