Compartilhe:

Jornalismo

E-book Educação Antirracista: baixe gratuitamente

Material exclusivo aborda questões como clima escolar, currículo e práticas pedagógicas pela perspectiva das relações étnico-raciais

PorVictor Santos

16/11/2022

Ilustração: Luli Tolentino/NOVA ESCOLA

As discussões sobre a História e a Cultura Africana e Afro-Brasileira e os debates sobre o preconceito racial, que persiste no país, atingem o pico em novembro, por conta do dia 20, data que marca a reflexão sobre a Consciência Negra. No entanto, o que todos os educadores e especialistas enfatizam é que a Educação para as Relações Étnico-Raciais deve estar presente nas salas de aula o ano todo.

Por conta disso, a NOVA ESCOLA busca tratar esse tema de maneira constante em suas publicações e materiais. Em 2022, por exemplo, diferentes reportagens e colunas abordaram a temática apresentando informações importantes com múltiplos recortes e perspectivas.

Para consolidar esse trabalho contínuo e ao mesmo tempo apoiar professores e gestores a levar a Educação Antirracista para o dia a dia, produzimos o e-book Como construir uma escola antirracista. Nele, constam explicações sobre os conceitos que envolvem o ensino e a aprendizagem voltados às relações étnico-raciais; as etapas a percorrer no desenho de um plano de ação na escola focado nessas questões; os desdobramentos desse tema no currículo; e boas práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Baixe o material gratuitamente agora mesmo e compartilhe com seus colegas:

baixe aqui

Esse e outros conteúdos aparecem também nesta página especial da NOVA ESCOLA, que traz matérias jornalísticas, planos de aula e reflexões de professores sobre esse assunto tão prioritário e urgente.

Veja mais sobre:

Últimas notícias