Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Jamboard.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, o seguinte vídeo:
- Danças típicas: Centro-Oeste do Brasil – disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização do plano original, insira as perguntas sugeridas nas orientações e peça para fazerem o registro.
Problematização
Encaminhe o slide da problematização e peça para fazerem o registro de suas hipóteses frente à questão problematizadora.
Ação propositiva
Encaminhe os textos desta etapa, previstos no plano original, disponíveis aqui.
Peça aos alunos, individualmente, que, a partir do material encaminhado, elaborem um mapa mental, no papel ou no Word, sobre as manifestações culturais da região Centro-Oeste.
Para a construção do mapa mental, é importante que assistam aos seguintes vídeos:
- Mapa Mental: um método criativo de estudo – disponível aqui;
- Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes – disponível aqui.
Peça que tirem uma foto do mapa mental elaborado e a compartilhem por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.
Sistematização
Encaminhe o mapa desta etapa, previsto no plano original, disponível aqui.
Como proposto no plano original, peça aos alunos que identifiquem no mapa as manifestações culturais.
Eles poderão fazer isso utilizando a nota adesiva do Google Jamboard. Veja o modelo abaixo:

Para ajudar no uso do Google Gamboard, acesse o tutorial disponível aqui.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguintes vídeos:
- Conheça a região Centro-Oeste! - Regiões do Brasil – disponível aqui;
- Aspectos gerais sobre a região Centro-Oeste do Brasil – disponível aqui.
Leiam juntos o seguinte texto:
- Tour virtual permite conhecer seis museus de Goiás sem sair de casa – disponível aqui.